Pensamos Falamos e Agimos
DOCES LEMBRANÇAS
A noite chega e é como um aquecer de alma,
quando se estende os olhos para o firmamento
a perseguir as estrelas com o olhar carregado de
contentamento.
É noite ainda,mas o sono não vem.
A brisa toca de leve no rosto. O pensamento viaja,
embalado pelo cheiro do mato molhado,pelo perfume
das flores.
Peito atrelado a doces lembranças...
Um suspiro,uma saudade
Daquele moço,daquele gesto,daquele sorriso.
Daquele amor que tanto me encantou naquelas noites
de agosto.
Quisera ser a lua que o acalenta .
Ou talvez o sol que o aquece .
Sempre que fecho os olhos,te leio em meus sonhos.
Te vejo em pensamentos
como todo poeta romântico e sonhador ,a tua lembrança
invade como brisa e vento .
E num papel embrulhado de
saudade me alimento daquelas juras
de amor .
De uma Grande amizade
Mais uma das Parcerias :
Poetas : Paula Monteiro e Lena Ruivo
Este inclusive está no livro de Lena Ruivo A Poetizar por aí
na página 95.
O ato de pensar , centrado apenas em convicções pessoais, converte-se numa raza proposição de uma forma minimalista do mundo não cartesiano. Faz-se necessário o aprofundamento nas mais diversas correntes de pensadores que ofereceram , não somente proposições, antes , estes homens e mulheres ,comprovodamente sábios (pela vasta produção literária que construíram ) nos trouxeram ao mundo real que , as sombras do medo, e da ignorância, tentou disfarçar. Construi esse pensamento por ter saído da caverna. Se para você que lê essa breve exposição do que seria pensamento, achar estranho os termos , caverna , sombras de realidade e medo, lhe restarão duas opções. 1. Acreditar que esse é um puro devaneio e desconsiderar cada palavra escrita.
2.. Buscar a concordância de nexo e causalidade que desembocaram em uma alegoria há muito conhecida que propositalmente , me outorgo do direito de não dizer o nome do autor da mesma , para te instigar nesse lindo processo da construção saudável do pensamento filosófico.
:...Quem vê minhas botinas não sabe o preço que paguei
Quem vê meu chapéu não sabe a marca que ele é
E quem vê minha vida nem se quer sabe o quanto batalhei pra chegar até aqui
Se achas mina vida fácil,
Batalhe como eu batalhei.
Conquiste o que eu conquistei
A vida não é dura para quem é mole, e sim
A vida é dura para aqueles que querem alcançar algo na vida
Sem incomodar a vida alheia...:
20 de novembro: Dia da Consciência Negra.
Palavra de educadora:
Como professora, nunca esperei menos ou mais de um aluno pela sua COR. Isso não tem nada a ver. Isso é um olhar racista e preconceituoso. Como supervisora, também nunca esperei menos ou mais de um funcionário pela cor. Isso seria uma atitude racista e preconceituosa. E, aqui pra nós, por que esperar mais ou menos de alguém? Nossa missão é acreditar no potencial de todos. É claro que, ao realizar a avaliação da aprendizagem e do desempenho de trabalho, saberei potencializar aqueles que precisarei suprir algumas necessidades e aqueles que precisarão de mais desafios. Isso é trabalhar a diversidade, tão presente numa sala de aula e numa equipe de trabalho. Além da Consciência Negra, pois os negros ficaram historicamente em prejuízos de oportunidades. Temos que ter a consciência do ser humano. Vejo muitas discriminações associadas, a pessoa não apenas negra, mas se for pobre, de classe baixa, aí o sofrimento é incalculado. Quantas vezes temos que ir fazer uma compra como se estivéssemos indo para uma festa, para quê? Para que não nos ofereçam apenas as liquidações. Isso é pré-julgamento. Mas voltando a falar da Consciência Negra, tantos casos já tive que resolver... xingamentos saem facilmente: macaco, chimpanzé, sujo, etc. (e muitas vezes são crianças negras que xingam, ora por defesa, ora por não se autoafirmarem negras, ora por sofrimento mesmo). Lembro de uma aluna relatar que conversava com a avó que a criava que, quando se tornasse mãe, se a criança fosse negra, ela iria deixá-la no hospital. E qual era sua cor? Por que ela já pensava isso? Isso não lhe incomoda, não lhe choca? A mim, sim!!! Meu pai é negro e sempre fala que não precisa de favores para ser o que é. Nem preciso descrever o que ele é. Em resumo: um intelectual nato. Um negro de orgulho! Um dia, quem sabe, tudo seja naturalmente visto e naturalmente respeitado. Olhe o ser humano além da cor, além do dinheiro, além do que ele esbanja de argumentos. Olhe para o ser humano pela essência, pelo riso, pelas ações, pela inteligência, isso é racionalmente lindo. Ontem meu esposo viu uma reportagem e falou: esse cara já está velho. E minha filha ao lado retrucou: "Ah, pai, é a vida." Como aquilo era natural para ela, como o negro é natural para ela, como o pobre é natural para ela, (natural aqui significa que ela entende e compreende o sentido de cada condição). Isso é uma FORMAÇÃO CIDADÃ. Que cada um de nós possamos contribuir NA NOSSA FAMÍLIA E NO ESPAÇO DE TRABALHO para acabar com o racismo em todas as suas formas. Em especial ao negro neste Dia de Consciência Negra.
Seu foco está nas pessoas, situações, pensamentos e emoções positivas ou negativas ?
Porque onde seu foco estiver, você também estará.
Suas escolhas tem consequências e a responsabilidade por ambas é sua e não de ninguém.
Você não é vítima ou culpado, é alguém com o poder de mudar tudo AGORA e colocar em prática o aprendizado.
Um país entregue a corrupção
Quem vende o país governa
Vai preso aquele que rouba um pedaço de pão
O povo omisso fica calado
E ainda os reelege na eleição
Clamam por justiça
No dia do voto se vendem por qualquer tostão
Tem muita gente culta que repete essa frase
Só que se vende mais caro, por algum benefício ou cargo de sua intenção
Esse é meu Brasil, caminhando rumo ao abismo
Com ele vai a sua nação.
Eu apenas me pergunto
Nossas crianças que futuro terão ?
Com esse exemplo de educação
Não respeitam uma fila
A furam e ainda acham que tem razão
Nem sequer dão uma descarga
É o branco contra o negro
O heterossexual contra o homossexual
o homem contra a mulher
O católico contra o evangélico
O rico contra o pobre
E vice-versa e o país sendo roubado por uma mídia corrupta em conluio com banqueiros
Sob regime de crime organizado por politiqueiros.
Nossa Amazônia
Já está nas mãos dos estrangeiros
Temos medo de que nunca escaparmos do nosso passado. Temos medo do que o futuro trará. Temos medo de não sermos amados, de não gostarem de nós. E de não termos sucesso.
O dia que você entender, que sua cidade é sua igreja, e que cada casa, esquina, hospital, penitenciária, asilo, creche, abrigo, é seu púlpito, você nunca mais dirá que sua igreja não lhe da oportunidade.
“...Nesta vida, somos apenas hóspedes, aguardando a última moradia. Cabe a cada um, ter a sabedoria de escolher o melhor lugar. E, o melhor lugar do mundo é aos pés do Salvador...!”
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Somos o que pensamos
- Pensamos se a certa...