Pensamentos sobre Si Mesmo
Seja o seu próprio protetor, seja o seu próprio refúgio. Assim controle a si mesmo tal como um mercador a sua preciosa montaria.
Se não houvesse sofrimento, o homem não conheceria o seu limite, não conheceria a si mesmo.
Sem um olhar sincero para si mesmo, só lhe restará orientar-se pelos rótulos que os outros lhe foram pregando ao longo da sua vida. E, quem vive com base em rótulos, não vive: faz pose. O exame diário de si mesmo, simples e breve, deve ser parte da sua vida.
A verdade é que, a menos que você deixe ir, a menos que perdoe a si mesmo, a menos que perdoe a situação, a menos que você perceba que a situação terminou, você não consegue seguir em frente.
A ausência de Deus, deixando o homem responsável por si mesmo, o condena a se revoltar. “Do absurdo à revolta”, dizia Camus.
É preciso esquecer a superficialidade do outro e se entregar à profundidade de si mesmo em todos os sentidos
Acredite em si mesmo! Peço muito a Deus grande paciência para esperar a pessoa certa, na hora exata e no momento oportuno.
Oculosofia
Olhar para si, ignorando o outro= egoísmo.
Desprezar o outro e a si mesmo= niilismo.
Enxergar o outro, desvalorizando a si próprio= martírio.
Olhar para si e igualmente o outro= Amor.
Só quem assume a história de sua vida pode ver nela a realização de si mesmo. A responsabilidade de assumir o controle da própria biografia significa ter clareza sobre quem se quer ser.
Nunca houve um santo sobre a face da terra que não tenha visto a si mesmo como um vil pecador - de modo que se você não sente que é um vil pecador, não é parecido com os santos.
Você tem junto a si, agora mesmo, TUDO que você precisa para lidar com qualquer coisa que o mundo mande em sua direção.