Pensamentos do Imperador Marco Aurélio
Não aja como se você tivesse dez mil anos para jogar fora. A morte está ao seu lado. Seja bom para alguma coisa enquanto você vive e está em seu poder.
Seja tolerante com os outros e rigoroso consigo mesmo.
Dê a si mesmo tempo para aprender algo novo e bom, e pare de se deixar levar pelo turbilhão.
Em uma palavra, lembra-te que não transcorrerá muito tempo para que tu e ela estejam mortos; logo depois, nada deixareis atrás de vós, nem sequer vosso nome.
Passe então por este pequeno espaço de tempo em conformidade com a natureza e termine sua jornada contente, assim como uma azeitona cai quando está madura, abençoando a natureza que a produziu e agradecendo a árvore na qual ela cresceu.
Ao deter-te diante de cada coisa que se apresenta sob teu olhar, pensa que já se encontra em processo de dissolução, que está em transformação e como que em processo de putrefação ou dispersão, ou, alternativamente, que cada coisa nasce e se desenvolve para perecer.
Siga o seu caminho, então, com um rosto sorridente, sob o sorriso daquele que o convida a partir.
Comece a manhã dizendo a si mesmo: Hoje vou encontrar: um ingrato, um ignorante, um raivoso.
Quantos homens que foram muito celebrados caíram já no esquecimento! E quantos homens que os celebraram já há tempos partiram?
Se alguém puder provar que estou errado e me mostrar meu erro em qualquer pensamento ou ação, mudarei de bom grado. Busco a verdade, que nunca fez mal a ninguém: o mal é persistir no próprio autoengano e na ignorância.
"Drama, combate, terror, insensibilidade e subserviência — todos os dias essas coisas exterminam os seus princípios, sempre que sua mente se entretem sem crítica ou os deixa entrar."
Porque a inteligência derruba e afasta tudo o que é obstáculo para sua atividade encaminhada ao objetivo proposto, e converte-se em ação o que retinha essa ação, e em caminho o que era obstáculo nesse caminho.
Produz sua matéria com base naquilo que lhe faz oposição, assim como o fogo quando se apodera do que nele é lançado.
Aniquilando a suposição aniquilarás o “fui injustiçado”. Aniquilando o “fui injustiçado” aniquilarás a injustiça.
Aquilo que não torna pior a própria pessoa também não torna pior sua vida, tampouco a prejudica, quer em suas relações externas, quer internamente.
Nada pode acontecer a nenhum ser humano que não seja humanamente acidental.
Tens sido substrato na qualidade de uma parte. Desaparecerás naquilo que te gerou, ou melhor, no seio da razão criadora, mediante transformação, tu serás restaurado.
