Pensamentos Budistas

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Não se é sábio por muito falar.

Como uma árvore, que embora derrubada, continua a crescer enquanto as suas raízes estiverem sãs e firmes, assim também continuará a sofrer mais e mais o homem que não tenha extirpado a sua cobiça.

Retribui-se honra com honra e amor com amor.

Não confies nos confiantes, nem nos desconfiados confies, por confiar é o leão vencido.

Jamais se justifica a ira num sábio.

É penoso conviver com desiguais.

Cada qual dá segundo a sua fé ou segundo o seu prazer.

Aqueles que se lembram de que devemos ter um fim neste mundo, as suas querelas cessam prontamente.

Não importunes um homem cuja amizade prezas, pois o mendigares dele te desacreditaria no seu conceito.

Não fales asperamente a ninguém, pois aqueles a quem falas te responderão no mesmo tom.

A justiça protege o justo como uma capa o resguarda da chuva.

Mais glorioso não é quem vence em batalhas milhares de homens, mas sim quem a si mesmo vence.

O teimoso que nunca atende ao conselho amistoso, encaminhar-se-á na certa para o perigo.

O néscio pode associar-se a um sábio toda a sua vida, mas percebe tão pouco da verdade como a colher do gosto da sopa. O homem inteligente pode associar-se a um sábio por um minuto, e perceber tanto da verdade quanto o paladar do sabor da sopa.

Antes chorar pelos vivos do que pelos mortos.

A companhia dos néscios, como com um inimigo, é sempre penosa; a companhia dos sábios é como o encontro com parentes queridos.

Todos os homens tremem ante a punição e todos os homens temem a morte; lembra-te que te assemelhas a eles, e portanto não mates nem contribuas para a matança.

Quando impera a concórdia entre os pássaros, eles destroem a armadilha; quando entre eles vinga a discórdia, caem presa da armadilha.

Se a tua aspiração é fraca, não basta, mas se é exagerada, trarar-te-à demasiados sofrimentos.

É da ignorância e da avidez que surge o mundo do erro, e as suas causas e condições existem apenas dentro da mente, em nenhum outro lugar mais.