Passo
Brindamos o despotismo sem nos dar conta, ao passo que bradamos nossa individualidade parcialmente residual. Viva o altruísmo pessoal !
Declives severos
Nessa nossa investida,
Um passo atrás,
A cada novos passos,
Florida Idiotice Alada Na Era dos Rasos.
Tornando-se pura e simples constatação;
Não estamos sós, nunca estivemos.
A cada passo, fabulosos espaços revelados.
De fato, somos a besta no labirinto,
Ou será que o labirinto ao nosso redor,
Foi quem bestializou tudo de sublime em nós,
Ou, ainda que a criatura resguarde,
Uma fração de tua natureza inviolável,
Esta se encontra barbaramente domesticada.
Assim inflamo-me contra
As comprovações e incongruências.
Após as infinitas milhas alcançadas,
A única distância que realmente importa,
É aquela que percorremos em nosso interior.
Só me inspiro faminto,
Num estado contínuo de náusea,
Então, de tudo me nutro,
Et la belle poésie,
É o agradável processo de regurgitação.
E confesso-te aqui,
Noite passada exorcizei a sangue frio,
Nossos piores medos.
Não é nenhum segredo
que tenho desejo
de te devorar aos beijos,
Você virá para mim
no passo charmoso
da mazurca galopeada,
Eu sei que por ti
também sou desejada,
e a poesia só tem
sido mesmo a entrada
daquilo que não há mais
como não ficar alvoroçada.
No passo do Zigue-Zague
a dois entre as fitas
coloridas o seu olhar
do meu não se desvia,
A intencional poesia
se vestiu toda de magia.
As fitas coloridas girando
no mastro pelas nossas
mãos dançamos a poesia
o passo da feiticeira
vida que por ironia
nos colocou amarrados
de corpo, alma e coração.
Você me deu um beijo
e um cheiro gostoso
bem no meu pescoço,
E todo sedutor no passo
do malandro charmoso,
você foi saindo de perto
quando o samba de raiz
começou a tocar:
Amor que eu sempre quis,
como amo te ver sambar...
Pro teu esquindô
aqui eu tô,
Prontinha para
o teleco-teco,
E você no passo certo
pro nosso ziriguidum;
Um pouco de samba,
jazz e ritmos latinos
nasceu o sambalanço,
para colocar os passos
no mesmo ritmo,
frente a frente,
fazendo a gente
acabar se encontrando,
e de amor se inundando.
Não quero um amor
que não seja só meu,
Passo arrastado só
se for para dançar xaxado,
Quero um amor
muito apaixonado.
Quando passo
na tua frente
você fica feito
Forró Piseiro,
E passa o dia
inteiro longe
com a cabeça
lá no mundo
da Lua com
essa vontade
que eu seja
somente tua,
Você quer que
eu me renda,
Eu coloco lenha
na sua fogueira.
No passo em desalinho da odalisca
Passo que te reconduz, que encaminha;
Jogos de braços, mãos e regaços
Para dizeres para si mesmo:
- Ela é completamente minha!...
Na vida tudo é areia, e tudo incendeia.
Vida que dança nos passos de mulher,
Que com amor subitamente invade,
- [e serpenteia]
E sabe deixar a boa saudade...
Ninguém ama pela metade,
Ama-se ou ama-se.
O amor quando vem é para a
Eternidade,
Quem ama se entrega de verdade.
Rejeita posto que é reverso, o impossível
E tudo enquanto dure;
O amor é chama que não se apaga,
É brasa que arde e não queima,
É arco-íris em eterna florada.
Não escondo a minha predileção
Por ti,
Temos a mesma ginga,
O mesmo passo,
Comove-me com o teu jeito
De sentir,
Corro direto para além
Do teu abraço,
Por nós dois sou
Capaz de ir além,
As minhas palavras
Te fazem sorrir,
E o teu carinho faz
O coração bater,
O destino fez
A gente se encontrar,
Juntos temos o mundo
Para conhecer...
Ainda muitos versos
Hão de ser escritos,
Lindos momentos serão descritos,
Musicados ao gosto
Do nosso compasso,
Há um lindo amor a ser vivido,
Somos um lindo amor
Para ser eternizado,
Pois só a poesia é
Que tem esse condão,
Para fazer eterno
O amor como pendão,
Não temas, se entregue com paixão,
À ti devoto as boas preces
E o meu coração.
É Lua Cheia, aqui você não está,
Você está bem longe,
E está para chegar!...
Uma hora você chegará
De vez para ficar,
Amor igual ao nosso é raro,
E melhor não há;
Os teus olhos podem
até se perder de mim,
Mas o teu coração sempre
Te provoca sem fim,
Se você me vê como tua Colombina,
És o meu Arlequim!...
Provoco-te para cuidar
Mais de perto do jardim... Tim-tim!...
Eu tenho um passo que é só meu,
Não suporto o quê por mim
Não foi criado
- nada me coloca -
Amarrada.
Sou bela porque voo livre,
Vivo solta e não me prendo à nada
- sou indomada -.
Eis-te aqui e um roseiral
Em floração que não
teme o tempo,
E que nasceu em meio às rochas.
E neste momento está
dançando no vendaval...
Expressão de fé e de entrega
Ao mundo celestial.
Não vivo à toa, gosto
de ser apreciada,
E de viver levemente sempre
Tendo um bom motivo
para estar apaixonada.
Há um mundo em movimento
Dentro de mim,
E uma audácia que não se acaba.
O meu coração é inteiro
quando se trata
De lealdade,
Quando você der
a minha falta:
Irás colher a fina
safra da saudade...
E quando você pensar
em me procurar:
Entenderás para sempre
que agiste tarde.
Deste meu corpo nascido
prum bom beijo,
E também para o perigo:
Sou nascida para o pecado, admito.
Resolvi deixar-te
de castigo,
Só porque você não
está aqui comigo.
Acostume-se com esse meu
jeito doido e bandido.
Ninguém há de me furtar o direito de te amar, Passo a passo, Toque a toque, E a cada dia mais um pouco, Amar esse amor que ainda virá...
Da marcha das Mães
passo a passo,
a toque de letras
na Nicarágua;
E abraços arrancados
e que sequer foram
dados na Venezuela,
Não te esqueças:
os filhos devem
integralmente
serem devolvidos
a cada uma delas.
Se é para apoiar,
não ofenda,
Se é para
a liberdade pedir,
não ofenda,
Se é para discordar,
não ofenda;
Porque conviver
num ambiente hostil,
Jamais compensa.
Há muita história
para contar,
Para que não
se repita
com soldados
em degredo
e em degrado,
Um processo
de perdão é preciso
para ver esse
povo reconciliado.
Mães do continente,
por elas não tem
como ficar contente,
Com fibra no peito,
e sangue quente,
Não nasci para ser
nessa vida indiferente:
o 'crime' que esses
filhos cometeram
foi pensar diferente.
Vem, me diga
onde está o General,
e se ele está vivo?
Até agora nada sei
desse imerecido
e absurdo castigo.
O primeiro passo para a superação é sorrir diante do obstáculo, quando o sorriso brota no rosto, a alma se inunda de coragem.
Sempre haverá um
condor acompanhando
cada passo meu,
neste peito devoção
há pelo continente,
não sei qual será
o destino da nossa gente.
Talvez a segunda onda
virá ainda mais forte,
será usada como álibi
para a injustiça culposa
do vício daqueles tais
que têm poder evidente.
Sempre haverá um
condor acompanhando
cada verso meu,
que insiste rogar
pela liberdade do General
que está preso inocente,
e por uma tropa igualmente.
Talvez a segunda onda
virá ainda mais atroz,
o Peru amanheceu mais
uma vez sem presidente,
apareceu mais de um algoz,
e não há grupo interferente.
Pela primeira vez nunca
tivemos tão distantes
de alcançar a luz do final do túnel
de cada rincão e dos instantes,
não arrisco a previsão
que virá daqui para frente.
Só sei que a vida por aqui
está a cada dia mais indecente,
e o povo sendo condenado à indigente,
que cada poema me custe o sangue,
tenho orgulho da minha insônia
serena de quem não vive indiferente
neste mundo onde nem as araucárias vivem livres.
Um passo para frente
e dez passos para trás...
Depois de quarenta
e nove dias de greve
de fome levaram
o velho tupamaro
para o hospital,
e tudo continua igual.
Um passo para frente
e dez passos para trás...
Sem desejar flertar
com a precipitação
vejo que defensores
de Direitos Humanos
não estão desfrutando
de plena satisfação
no exercício da missão.
Um passo para frente
e dez passos para trás...
Vários casos estão
sendo julgados na frente
e outros ninguém comenta mais.
Um passo para frente
e dez passos para trás...
De muitos da tropa
e do General preso
injustamente não
se lê e nem se ouve
ninguém falar mais.
Um passo para frente
e dez passos para trás...
