Passar
“Se eu não encontrar minha consciência no meio de tantas fantasias, vou passar a vida sem saber quem realmente sou.”
O Valor além da Aparência
Meu ferro de passar, embora funcional, exibia as marcas do tempo. O bico quebrado, o botão de regulagem de temperatura ausente, a aparência desleixada... Tudo isso não importava, pois ele cumpria seu propósito com dedicação. No entanto, minha amiga, vinda de outra cidade, ficou horrorizada ao usá-lo antes de retornar para casa.
Alguns dias depois, o correio trouxe um pacote inesperado. Dentro, encontrei um presente da minha amiga: um ferro novo! Cor-de-rosa, minha cor predileta, compacto e com um bico elegante, capaz de passar com graça os colarinhos e as dobrinhas mais delicadas. Fiquei encantada com aquela obra de arte.
Decidi colocar meu velho ferro perto da lixeira, na esperança de que alguém o encontrasse e aproveitasse seu valor escondido. No dia seguinte, reuni minhas roupas e, com um sorriso no rosto, preparei-me para estrear o novo ferro. Era uma alegria olhar para aquela belezinha cor-de-rosa. Contudo, minha empolgação logo se transformou em frustração. O ferro ora aquecia demais, ora ficava morno, e seu fundo grudava nas roupas, independentemente da regulagem.
Tentei usá-lo várias vezes, mas sempre acabava perdendo mais tempo ajeitando o ferro do que passando as roupas. Foi então que percebi o valor do meu velho ferro. Ele, apesar de sua aparência desgastada, nunca me deixou na mão.
A experiência me fez refletir sobre a sociedade atual. Vivemos em tempos onde a beleza superficial é supervalorizada, enquanto o verdadeiro valor e a sabedoria muitas vezes são negligenciados. Assim como meu velho ferro, as pessoas mais velhas podem não ter a aparência de outrora, mas carregam consigo um tesouro de habilidades, experiências e sabedoria. E, no final das contas, o que realmente importa não é a aparência, mas sim o conteúdo e a essência.
Quanto mais velhos ficamos, mais difícil é encontrar alguém que nos faça flutuar pois, ao passar dos anos, fincamos mais os pés no chão.
A vida é uma grande surpresa, mas tem surpresa que poderia passar desapercebido... pois não são nada boas
"Prefiro viver o inferno da Terra e passar a eternidade no Céu do que viver no Céu da Terra e passar a eternidade no inferno."
"A vida é como dirigir: se você não aprender, vai passar a vida inteira trabalhando para pagar multas."
"Com tantas referências, passar a vida inteira insistindo em algo que não traz resultados é só para os egocêntricos."
Tenho medo de passar a vida sem perceber a presença da sabedoria e continuar usando meu conhecimento passageiro como se nunca fosse desatualizar.
"Meu maior medo é não saber a diferença entre sabedoria e ignorância e passar toda a minha vida acreditando na minha autoestima."
“Não se vingue quando tiver a oportunidade, é mais humilhante passar pelo goleiro e não fazer o gol.”
