Para Educadores de Infância
Avó...
Avó, não vira criança outra vez porque ela nunca deixou de ser aquela criança cheia de vida que alimentou durante o passar dos anos imaginando e listando em segredo, o que deixaria seus netos felizes, assim como ela foi, com sua avó.
Avó, não estraga os netos, ela deixa mais livre, mas ensina a arrumar a bagunça deixada ali.
Avó, ama sem impor limites, mas condiciona quando é necessário e resolve de um modo diferente as situações que se apresentam e que muitas vezes, parecem incontroláveis para pais impacientes.
Avó, enxerga lá no final o resultado desse amor doado com generosidade e por isso, consegue amenizar e fazer a criança compreender de forma tranquila o que está em desacordo.
Avó, conta histórias, não lê o que está no livro, mas interpreta e vivencia com a criança, cada palavra e cada frase, ali contidas.
Avó, abraça sem pressa, sem cobrar retorno, vai buscar na alma da criança o que ela sente e fala com segurança sobre seus medos, suas fantasias.
Avó, guarda segredo, mas sem medo, chega até os pais e diz o que pensa, o que acontece naquela cabecinha recheada de idéias incríveis.
Avó, é tudo de bom, ela ensina mais lentamente porque sabe que cada palavra, gesto, atitude, ficarão gravados naquela criança que começa a registrar momentos importantes em sua vida.
Avó, eu te amei tanto, você foi muito importante e me deu tantas oportunidades e lições de vida que foram assimiladas e nunca esquecidas.
by/erotildes vittoria
O Brasil fez uma opção pela quantidade em detrimento da qualidade da educação. Trocamos o analfabetismo formal pelo analfabetismo funcional.
Ninguém se eleva até ao conhecimento sem ter ninguém como escada, do mesmo jeito que nenhuma criança começa a andar sem ter se apoiado noutras pessoas.
Triplo...
.
Parece um teatro... Luz, câmera e a São...
Chega!
Como uma criança mal criada pronta para acção...
Palavrões, arrogância de uma criança tenta a São...
Dizer coisas para mostrar o quão educada é... Tentação...
.
Acção, ofende a criança... Não há educação...
Tia Joana ofende e eu peço-a "educa a São"...
Juventude perde-se por falta de aposta na educação...
E um exemplo vivo está aí "tia Joana" e a sua filha São...
Quando eu me comunico com criança é fácil porque sou muito maternal. Quando me comunico com adulto, na verdade estou me comunicando com o mais secreto de mim mesma, daí é difícil... O adulto é triste e solitário. A criança tem a fantasia solta.
E quando a noite vai caindo,eu me lembro do tempo em que eu era criança!
eu e meus tios deitávamos na graminha que tinha em frente de casa e na escuridão ficávamos olhando pro céu e contando as estrelas, e perguntávamos um para o outro!
Quem será que foi que acendeu as estrelas e a Lua?
Essa pessoa deve ter tido um trabalhão!
Que saudades da época de criança onde não tínhamos respostas e tudo pra gente tinha solução!
Dado por desencantado por encantar
... Sou antigo na minha enclausurada criança,
sou dócil feito um cão, mendigo um sermão,
das cefaléias nas noites de luar,
estás triste lá no alto acordada,
vez em quando brinco, tece-ás nas gargalhadas.
- Ela me atende em um sorriso, maroto,
fica eu em minha causa envergonhado,
pessoas percebem, me taxam de louco,
porém elas nas ruas se observam em torno...
... Eis um cara varrido por enlouquecer,
não a si, sim por amar as estrelas,
viaja em torno do espaço,
enquanto outros morrem em suas besteiras...
É menino! Vê se cresce. Mulher gosta de homem, não de criança. O amor não é um parque de diversões, o qual você usa, desusa e depois joga fora.
Social
Educação
a base da saúde
Educação
a rua me iludi
Educação
me ajuda a ter lazer
Educação
é ler e escrever
Educação
vem comigo vem sonhar
Educação
quero respirar
Educação
também é social
Educação
hoje é desigual
Educação
Educação
Educação
Pela nação
É no centro de nosso coração que vive nossa criança divina nos inspirando as mais belas transformações para sermos a expressão do Ser.
Porque a educação vai muito além de quatro paredes, e a arte de ensinar é uma caixinha de surpresa que todo dia proporciona e revela coisas novas e inexplicáveis. Digo que feliz é aquele que aprende quando ensina. Sim, sou professor/coordenador.
Confronto dos lamentos
- Fora criança e não vira o tempo lá fora passando a se esgueirar,
se perdera no casulo da existência, pusera-me a açoitar...
- No prateado enluarado fostes o frio quem me cobriu, porém não me posto a queixar...
Pusera-se na pequenice defrontar-se com velhice sem podido reter, amar.
... Menino-homem hoje vive em seu sobrenome em carregar a idéia paternal,
sigiloso punha-se na história em poucos contos a disseminar,
no soluçar do mundo aprendera a se deleitar em sua casta vida,
hoje há de haver felicidade lá fora, pois de amor em lonjuras implorara;
num bramido dos mares pôs-se a chorar num duro lamento...
- Hoje posso de aquele rio cruzar a nado, por medo, amor - triste desmaio,
pois sou velho e fraco e tais promessas me embargam no lacrimejar,
talvez sejas levado de encontro a prisão que me competia,
sou vigilante dos rios nas idas e vindas de encontro ao mar...
Cultura?!
Para que?
Rebaixem a educação, censure todo tipo de informação!
Expressão individual?!
Para que ?
O povo só fala asneira ,acabe com as redes sociais!
Este é o padrão que vem se repetindo por toda nosssa existência.
Chega!
Esta é a nossa casa ,pagamos por tudo e não temos nem direito de usa-la.
Em cada canto tem um pouco de Deus.
No olhar de uma criança, nos cabelos brancos de um velhinho, no cheiro das flores, no verde das árvores, no abraço de um amigo.
Podemos dizer que Deus se revela de várias maneiras e pode estar em todos os lugares.
Mas existe um lugar, que só você pode escolher que Ele fique para sempre.
Pois a chave se encontra em suas mãos.
E só você pode dizer a mais linda palavra que Deus deseja ouvir.
Entre Senhor eu já abri meu coração.
"A Educação é o Cinzel que traça e modela, a rasgos de buril, os olhos da alma dum espírito virtuoso"
"A Educação é o Cinzel que traça e modela, a rasgos de buril, os olhos da alma dum espírito virtuoso"
A educação dos filhos está proximamente relacionada a princípios e a aplicação dos mesmos pelos progenitores. Independentemente da cultura na qual a família está inserida, princípios e normas regem as condutas dos filhos, de acordo com a tradição convencionada por essa instituição. Em civilizações asianas, onde o idoso é tratado em alguns casos como uma pessoa de merecida veneração, ocorrendo uma eventual desveneração, esse ato configurar-se em uma conduta antissocial, acarretando consequentemente em uma reprovação da família e a posteriori da sociedade. O mesmo ocorre na civilização ocidental, predominantemente de confissão cristã que, por meio das famílias, busca-se fundamentar a educação de acordo com os princípios do cristianismo.
Toda educação que se dissocia dos princípios norteadores do cristianismo, fundamentados no amor a Deus, aos pais e ao próximo, não pode ser confundido com ética social cristã, pelo contrário, a mesma é considerada uma educação reprovável e inadequada para a formação de um indivíduo ocidental.
- Relacionados
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- Pensamentos para Crianças
