Palavra de Sabedoria
Somos todos tolos em algum aspecto. E o quanto antes admitirmos isso, mais chances teremos de nos tornar sábios!
Se somos todos ignorantes em algum aspecto, também podemos nos tornar sábios nestes mesmos aspectos se assim, escolhermos!
Precisamos aprender a ficar confortáveis em reconhecer o que não sabemos. Assim como precisamos estar ávidos pela certeza de que podemos aprender!
É preciso criar situações em que nos sintamos desconfortáveis de alguma forma. Seja por saber menos, ou seja por saber mais!
Recuar em alguns contextos será estratégico. Parar, recomeçar ou mesmo desistir, um ato de sabedoria!
Se a nação fizesse uso da pedagogia cristã, acredito que estaríamos vivenciando dias melhores, que Deus nos fortaleça com bênçãos celestiais para que tenhamos saúde e força para que possamos continuar nossa perseverança nesta terra, pois os sinais não estão sendo provedores!🙏
Nunca se permita a tratar os outros por diferença se baseando em classe social ou almejando algo. Os humildes sempre serão recompensados por sua conduta, pois a simplicidade anda sempre em conexão com a generosidade.
Os que se imaginam tão sábios as vezes se surpreendem quando percebe que os inscientes também se realizam, e talvez sem nenhuma pretensão de status ou financeiro. Porque com dinheiro, qualquer pessoa realiza algo perfeito!
Aqueles que possuem sapiência, geralmente estão conscientes da própria ignorância, não temem de beber de fontes desconhecidas, são excelentes observadores e sentem o universo inteiro.
Sou curiosa, aprendiz, grata por tudo aquilo que se apresenta claro.
Mas tenho sede pelas sutilezas que se apresentam nas sombras, pelos segredos que só os olhos inquietos ousam sondar e por aquilo que exige silêncio e alma para ser compreendido.
Sou uma boa leitora de entrelinhas e, mais do que isso, sou uma boa aluna da vida.
E, assim, na escola onde você é aprendiz, eu sou a mestra!
Bom é chegar a ser velho, compreender que não somos únicos, e nem donos de verdades. Simplesmente grãos de poeira cósmica.(Walter Sasso)
Não se sobrecarregues com problemas ou lembranças dolorosas do ontem,viva o hoje intensamente, construa a sua vida com disciplina e sabedoria, seja você mesmo e não permita que opiniões alheios te conduzam ao fracasso.
NOSSO MODO DE SER
Autora: Profª Lourdes Duarte.
O ser humano nunca está satisfeito com tudo que lhe acontece ou que tem. Sempre lhe falta algo e nessa busca vem os questionamentos.
“Porque o outro tem tudo e eu não tenho nada?” “Porque eu? Com milhares de pessoas no mundo, porque logo comigo?” Quer realmente saber porque? Porque você é forte, e Deus nunca dá um peso maior do que podemos aguentar.
O que a gente espera dessa vida são histórias. História para viver, para sentir, se arrepender, repetir e contar. A vida é para ser escrita capítulo por capítulo e analisando os que já foram escritos para não cometermos os mesmos erros.
Talvez a gente guarde esses capítulos numa caixa, classifique-os como passado, esconda de todo mundo e de si mesmo e não mexa mais; mas talvez tenha que voltar a ler para analisar se melhorou ou se estacionou no tempo.
Uma coisa que acho muito interessante, é a maneira com que a maioria das pessoas encara a própria vida. Existe um certo fatalismo com certos conceitos que
"não se discutem".
Por exemplo, quantas vezes um casal que já não se entende mais, permanece junto "por causa dos filhos" , ou então porque o que vão dizer os amigos, ou parentes.
Ou então, permanece-se em um emprego, "só por causa da segurança".
Por vezes, deixa-se passar oportunidades de grandes mudanças na vida "só para não ficar longe da família".
Esses, são conceitos que tendem a levar ao comodismo na vida. Na verdade, o que faz com essas pessoas se apeguem aos conceitos, é uma certa covardia em enfrentar mudanças. Por medo do insucesso, não se vai atrás dos sonhos, do grande objetivo na vida. Existe uma frase cujo autor desconheço, que diz simplesmente, que” o medo de perder nos impede de ganhar”.
O que nos falta na verdade, é mais amor próprio e menos comodismo.
Vivemos tão obcecadas por encontrar a felicidade eterna que não percebemos que ela está dentro de nós e não no outro. Vivemos buscando um grande amor e nos esquecemos do nosso próprio amor. Vivemos em busca do ideal sem saber o que é ideal. O que sonhamos nem sempre é o que nos fará feliz, já pensou que o inusitado, aquilo que nos surpreende muitas vezes nos faz melhor do que uma mera idealização? Ai, nos frustramos. Por que sonhamos demais. Criamos ilusões, expectativas demais e nos esquecemos de viver melhor e ser feliz por nós mesmos.
Li certa vez um pensamento de um autor desconhecido que diz assim
"Toda vontade pode ser realizada, querer é poder, mas permanecer dependerá de compreensão e habilidade".
Podemos extrair uma reflexão para você: "Ir e vir não é um direito constitucional, é uma qualidade do caráter e da sabedoria pessoal".
Lutemos pelos nossos sonhos, sabendo que, se hoje todos não foram realizados, amanhã será um novo dia e poderá ser melhor que hoje. Tudo depende de nós.
Uma mensagem para os jovens:
Você pode se tornar umas das pessoas com mais sucesso no mundo ou se tornar a pessoa mais miserável do mundo.
Tudo isso dependerá de você.
Se você dúvidar disso, já consigo prever o seu futuro.
