Ouro
OS QUATRO CICLOS - Jorge Luis Borges.
do livro O ouro dos Tigres (1972) :
Quatro são as histórias. Uma, a mais antiga, é a de uma forte cidade cercada e defendida por homens valentes. Os defensores sabem que a cidade será entregue ao ferro e ao fogo e que sua batalha é inútil; o mais famoso dos agressores, Aquiles, sabe que seu destino é morrer antes da vitória. Os séculos foram acrescentando elementos de magia. Já se disse que Helena de Tróia, pela qual os exércitos morreram, era uma bela nuvem, uma sombra; já se disse que o grande cavalo oco no qual se ocultaram os gregos era também uma aparência.
Homero não deve ter sido o primeiro poeta a referir a fábula; alguém, no século catorze, deixou esta linha que anda em minha memória: "The borgh brittened and brent to brontes and askes". Dante Gabriel Rossetti iria imaginar que a sorte de Tróia foi selada naquele instante em que Páris arde de amor por Helena; Yeats elegerá o instante em que se confundem Leda e o cisne que era um deus.
Outra, que se vincula à primeira, é a de um regresso. O de Ulisses, que, ao fim de dez anos errando por mares perigosos e demorando-se em ilhas de encantamento, volta a sua Ítaca; o das divindades do Norte que, uma vez destruída a terra, vêem-na surgir do mar, verde e lúcida, e encontram perdidas
no gramado as peças de xadrez com que antes jogaram.
A terceira história é a de uma busca. Podemos ver nela uma variante da forma anterior. Jasão e o Velocino; os trinta pássaros do persa, que cruzam montanhas e mares e vêem o rosto de seu Deus, o Simurgh, que é cada um deles e todos. No passado, todo cometimento era venturoso. Alguém roubava, no fim, as proibidas maçãs de ouro; alguém, no fim, merecia a conquista do Graal. Agora, a busca está condenada ao fracasso. O capitão Ahab dá com a baleia e a baleia o desfaz; os heróis de James ou de Kafka só podem esperar a derrota. Somos tão pobres de coragem e de fé que agora o happy-ending não passa de um mimo industrial. Não podemos acreditar no céu, mas sim no inferno.
A última história é a do sacrifício de um deus. Átis, na Frígia, se mutila e se mata; Odin, sacrificado a Odin, Ele mesmo a Si Mesmo, pende da árvore nove noites a fio, ferido com uma lança; Cristo é crucificado pelos romanos.
Quatro são as histórias. Durante o tempo que nos resta, continuaremos a narrá-las, transformadas.
Nem tudo
Que reluz é ouro e nem tudo que se veste
De verdade é...
Ilusões
Tornam-se belas quando querem
Torna-se reais aos olhos de quem almejam
Elas.
Nem por ouro, nem por Gloria
apenas um Peão de sacrifico, para Gloria do meu Rei !
é preciso compreender o significado do verdadeiro Rei, pois sirvo a ele como sacrifício vivo, santo e agradável, não que tenha me imposto, mais sim por escolha, chegando ao reino do Pai pelo amor ao Filho.
Quando vejo meu irmão, vejo nela a imagem e semelhança do meu Criador , então compreendo o verdadeiro significado Rei que Devo amar e Proteger , pois o próprio Cristo morreu pelo Verdadeiro Rei, como Morre o Príncipe por sua Noiva.
Eis que lhe deixo o maior dos mandamentos, ame uns aos outros como eu vos amei.
Hoje vi uma frase de status de whatsapp que dizia “Mais fácil achar ouro em bueiro que amor verdadeiro” e eu fiquei pensando que muitas pessoas tem uma ideia errada de amor verdadeiro, chegam ate a dizer que não existe. Mas o que significa amor verdadeiro? Talvez pensem que seja aquele casal que não brigam, que concordam em tudo, que vivem de melosidades nas redes socais. Talvez as moças pensem que seu amor verdadeiro seja aquele príncipe encantado, que só anda bem arrumado, cheiroso, que é educado, cavalheiro e que tem um hálito de menta. Mas minha querida, deixa eu te contar “Ele não existe” case-se com ele e você vai descobrir que ele as vezes fede, que as vezes ele vai ser grosso e que vocês vão brigar… Para alguns homens o amor verdadeiro talvez seja aquela princesa que só anda bem arrumada, com o cabelo bem alisado, maquiagem impecável, de bom humor. Mas deixa eu te contar uma coisa amigão, quando ela acorda o cabelo está desarrumado, ela acorda com mau hálito, e não está de maquiagem. Ah, e ela tem TPM todos os meses. Então o amor verdadeiro não é aquele relacionamento perfeito, onde os dois são perfeitos, e não brigam. Isso não é amor, é FALSIDADE, é MENTIRA.
Mas, se vocês mostram um pro outro como realmente são, se vocês brigam e depois ficam morrendo de vontade de se falar, e pedir desculpas. Se vocês suportam todas as diferenças, todos os defeitos, as imperfeições e mesmo assim não se envergonham de dizer um pro outro “Eu te amo” Parabéns, você encontrou o amor verdadeiro
Faça a sua família se orgulhar do legado que você deixará. Ele é muito mais importante que o ouro, muito mais resistente que os diamantes. O legado tem o seu valor aumentado conforme o tempo.
Nem tudo que reluz é ouro
Nem tudo que parece é
Só sei que me apaixonei se querer
E me apaixonei por um mané.
''O valor que você tem é igual o ouro, alguém pode até tentar desvalorizar, mas sempre será um ouro ...''
Não busco ouro ou prata,
riquezas e bens materiais,
é claro que desejo conforto e bem estar,
e dinheiro opara pagar as minhas contas...
mas como não sou um " pirata" a procura coisas preciosas,com um mapa nas mãos...
acredito que o meu maior tesouro eu já encontrei...
esta em mim...
O " amor" guardado como um diamante em meu coração.
"quando alguém busca um tesouro que por qualquer motivo não está destinado a ele, o ouro e as pedras preciosas se convertem diante de seus olhos em carvão e pedras vulgares"
Lapidada pelo tempo, hoje seu sorriso vale ouro; seu olhar, diamante. Ê, cabra! A pedra virou joia rara. Cobiçada e indisponível...
Metamorfoses
Já vi buscarem o ouro...
poções de longevidade.
extrair da alquimia o tesouro...
tentar curar a saudade.
Nem tudo muda sozinho...
talvez...adicionar sabedoria.
seja o único caminho.
se eu fosse maior veria.
talvez as borboletas...
tenham o segredo de mudar
talvez apenas o tempo...
dê a capacidade de voar
Tudo é segredo...
quando se espia o desconhecido.
não é covardia ter medo...
se nunca foi visto nada parecido.
assim como o vento...
muda as dunas de areia
sua presença me muda por dentro
Me da frio e incendeia!
Onde tudo muda...
não sei o que vai ser de mim
que o sonhos minha mente iluda
nessa curiosidade solitária sem fim.
