Otimismo Futuro
Mesmo nos problemas e dificuldades da vida podemos encontrar algo bom. Penso que no futuro terei muitas histórias para contar aos meus filhos e mostrar a providência de Deus presente em nossas vidas.
“Num mar de gente sem futuro aqui é brasil
Todo dia uma batalha nessa guerra sem ter fim
Amo minha pátria mas minha pátria já não vê assim."
-Terceira Safra
As tristezas do Passado muitas vezes, fazem com que tenhamos medo do Futuro, e pior ainda... Estragam a Alegria do Momento Presente.
Vivemos o presente pela percepção do passado e pela expectativa do futuro. Em todos os casos, passado e futuro sempre foi e será o presente.
Viva verdadeiramente o presente para não se lembrar do passado com tristeza e pensar no futuro com temor.
Não desperdice um futuro duradouro por causa de uma solução no presente que venha a ser passageira. 2 Co 4.18
Que venham as ondas do Passado, confusas e carentes, misturadas as do Futuro, ansiosas e de olhar perdido no horizonte, pois permaneço no mar do Agora, que posso tocar e interagir e onde deposito meus pensamentos mais ternos, minhas razões mais puras e meus sentimentos mais limpos.
É melhor ser paciente e esperar para se alegrar, do que ser impaciente e desesperar e no futuro se decepcionar.
O meu futuro assemelha-se a um retalho. Começa por ser pequeno. Vai crescendo à medida que lhe vou juntando outros, sendo que o produto final será um grande manto. O manto será o meu porto seguro, a segurança e estabilidade, que todo o ser humano ambiciona. Abrange o aspecto emocional e profissional.
Os retalhos são então os nossos desafios/oportunidades. Eu cá sou de costurar muito bem os reforços que irão sustentar, no futuro, todos os meus retalhos. Faço-o com linhas fortes e de boa qualidade: linhas que correspondem à nossa dedicação. A linha tem a função de se entrelaçar e unir todas as nossas oportunidades. Faço questão de coser todos os retalhos com muito ímpeto, mas também com muita cautela.
O segredo é estar bem atento, viver a vida e fazer muitos muitos arranjos de costura!
No futuro, a natureza será apenas um conto irreal e um sonho inconquistável, que farão parte da loucura humana.
Será que nos resta muito depois disto tudo, destes dias assim, deste não-futuro que a gente vive? (...) Todos os valores se me gastaram, mesmo à minha frente. O dinheiro gasta-se, o corpo gasta-se. A memória. (...) Atrai-me o outro lado da vida, o outro lado do mar, alguma coisa perfeita, um dia que tenha uma manhã com muito orvalho, restos de geada… De resto, não tenho grandes projectos.
O futuro chega tão rápido, nos surpreende a cada instante,
num minuto não há nada e no outro fica interessante.
O passado não voltará nunca mais, então não adianta se lamentar por águas derramadas. O futuro também está distante, e ele pertence a Deus. Porém o presente pertence a você e ele é o único que você pode mexer.
