Orfaos do Amor
TUA MÃO
tua mão,
taça refratária
onde bebo o vinho
e o sangue
da tua imperfeição!
tua mão
poderia ser calma
doce e refrigério
tua mão
é suor e lágrima
angústia e medo
afeto e repúdio.
tua mão
é sonho e pesadelo
paz e desespero
poema improvável
tua mão
taça refratária
onde bebo o vinho
e o sangue
da tua imperfeição!
Evan do Carmo
Se um homem leva toda sua vida lutando contra a mediocridade contemporânea, em busca de se tornar grande, mas a sua grandeza só virá póstuma, que proveito teve este empenho...?
Assim, penso que Van Gogh está para pintura como Fernando Pessoa para poesia.... Gênios ignorados pelos estudiosos do seu tempo...
LUGAR CERTO - Cada coisa tem seu lugar certo.
Tudo tem seu lugar certo para ficar. Cachaça na prateleira, assassinos, ladrões e políticos corruptos na cadeia e mulher no altar. Quando, por acaso, contrariamos e tiramos essas coisas do seu lugar certo a coisa toda desanda: ficamos sem hospitais e paz na sociedade, batemos nos postes em alta velocidade e, infelizmente, casamos. Nos arranjam tantos filhos que somos obrigados a virar ladrões ou políticos para podermos enfim sobreviver. É a treva, ou melhor, o absoluto e verdadeiro caos.
Orgulho é um sentimento de satisfação pessoal, egoísta ao extremo, incapaz de realizar atos concretos em beneficio de terceiros, sempre travestido de falsas demonstrações de caridade e bondades.
Este sentimento, ambíguo e quase sempre egoísta, nos impede de termos o discernimento correto entre o bem e o mal, demonstrando nossos intrínsecos maus propósitos e nossas imaturidades, profissional e pessoal.
Em campo contrário opõem-se-lhe a bondade e a verdadeira humildade, repletas das benesses da paz, seguidas pelo amor ao próximo e a costumazes éticas, pessoal e profissional, transmitindo plena confiança a todos, deixando exposto, assim, suas verdadeiras intenções de coletiva cooperação em prol do bem comum.
Deixem-a em paz
Ela tem uma beleza doce,
Mas também possui uma personalidade ácida,
Tão ácida,que é mal interpretada,
As pessoas não a entendem,sempre a julgam,
A chamam de Ignorante,sem educação,
O que eles não sabem é que ela apenas se defende contra eles,
Ela na verdade é doce,assim como sua beleza.
A EDUCAÇÃO E PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SUJEITO
O que seria da humanidade, entre todos os desafios, nas idas e vindas.
Dúvidas e incertezas, curiosidades e inquietudes, se não existisse alguém, alguém que dedicado eleve seu potencial em espírito dinâmico, conduzindo a muitos à busca do saber. Saber! Que construído, ao longe evoluído, despertando a consciência para o certo e o errado.
Mas o que é certo? O que é errado?
Em uma sociedade ambiciosa que prioriza o TER, nossos mestres inspirados, em ilustres do passado. Passado que se torna tão presente, pois freqüentemente, estão buscando as sombras de experiências reluzentes, despertando em nossa mente, para valores significativos que elevam o sujeito,
A Educação e os processos de construção em que desde menino se aprende, aprende que, melhor do que TER é o SER.
Ser cidadão comprometido, comprometido com a verdade, ainda que em nossa sociedade, muitos estejam corrompidos, impedindo e obstruindo os caminhos daqueles que estão à margem. Para isso estamos aqui. Visto que filhos da Pátria somos, e da luta não fugimos.
Sejamos o reflexo do ouro valioso o qual a sabedoria supera. Para que possamos refletir no futuro o que hoje buscamos, ajudar àqueles que perdidos estão no recinto da esfera. Vai ser tarefa difícil “pois” somos a maioria, maioria dos que, não nasceram em berço esplendido, não possui nenhuma herança, mas não perde a esperança de poder contribuir para que o outro possa erguer e se constituir, elaborando novos caminhos, outros seguidores irão surgir.
Avante seguiremos gigantes enfurecidos já não permanecem adormecidos.
O raiar da liberdade só depende da nossa capacidade, de lutar em prol da igualdade. A decisão é nossa, é preciso ter coragem, coragem para ir além, perseguir o destino daqueles que agora não tem o direito de ir e vir, não respeitam o seu existir, o sujeito que designado está, no processo de se constituir...
Djanira do Carmo Lopes
Mesmo que pareça clichê, seria sereno demais, um dia encontrar um homem que ainda presenteasse uma mulher com rosas..
Um diálogo entre o filósofo e o poeta- ambos habitam em mim
- A vida está passando, meu caro poeta, então o que foi que fizeste da vida?
- Fiz muitas coisas, aliás fiz mais poesia do que coisas, afinal as coisas se diluem com o tempo; já a poesia, esta flui como o rio de Heráclito, se transforma.
- Nada permanece para sempre, poeta, nem mesmo o rio, tampouco tua poesia se transformará em algo concreto.
- Mas o que queres dizer com isto, meu caro filósofo, tens tu produzido algo imortal, algum pensamento que suportará o crivo da eternidade, caso ela exista de fato?
- Creio que não, e, todavia, enquanto observo e descrevo o mundo sensivel, tu ficas aí com as tuas viagens metafisicas, tentando encontrar a razão para a existência do tudo e do nada.
- Quem de nós dois é mais alienado? As coisas são o que são, e isto não tem autoria intelectual, elas são como são, nós é que tentamos lhes dar outro sentido ou significado...
Numa manhã fria de maio,
em casa do poeta Evan do Carmo,
nasceu a poesia.
Nasceu à revelia
do poeta e da musa
Ruiva de cor e de olhos negros
deram-lhe o nome de felicidade
contudo, poderia se chamar
Giovanna ou Beatriz
Nasceu com enfado
nasceu com preguiça,
mas nasceu sorrindo
não como outrora
a Ninfa nasceu feliz,
não nasceu chorando
como a poesia de Hamlet,
E por que isto se deu?
É que a loucura humana
em celebre audiência
encontrara-se à noite com a lucidez
firmaram um acordo solene
e tiveram como prova a consciência
doravante viria ao mundo
apenas filhos saudáveis
pois o mundo se rendera tardiamente
à carência da cultura e à indigência.
O canto da ironia
Onde irei encontrar razão ou motivo,
paixão ou dor para fazer poesia?
Não há mais holocausto nem apartheid...
O romantismo perdeu a sua essência
o amor das mulheres não tem preço
e nas crianças nasce morta a inocência.
Nem a guerra se faz mais por causa justa,
as nações se uniram pela paz
não há grito de socorro nas prisões
inocentes somos todos, isto é verás.
Onde irei em busca de acalanto
se meu canto heroico emudeceu
não há luta nos mares nem fronteiras
a poesia da vida esmoreceu.
Todo verdadeiro poeta é cético
contudo, levam a vida a falar
de metafisica, de almas
e de coisas semelhantes
são sobremodo adoradores
da beleza e do amor
Se a minha poesia fosse simbolista,
faria versos abstratos com substrato
de cimento e de concreto...
Nestes versos cantaria a canção da despedida,
chegaria enfim o cansaço dos cafés,
das livrarias, das pessoas
das relações mornas, das amizades frias...
Mas na poesia que faço
não há concreto nem cimento,
é tudo sentimento, confissão e fuga. ...
"O maior defeito de um sonhador é que muita vezes ele acaba por viver mais no futuro e esquece o presente."
"A mente do ser humano é um universo de mistérios, onde nos perdemos na infinidade de nossos pensamentos"
Excesso de autoestima é estupidez
A relutância do homem dentro do caos impressiona a nossa racionalidade kantiana, é como o Cândido de Voltaire: "tá ruim, mas tá bom, ainda bem que perdi apenas um olho, foi Deus quem me livrou", coisas desta natureza.
Aqui, infelizmente temos conhecidos, amigos e alguns parentes, com a vida emocionalmente e espiritualmente destruída, famílias desestruturadas, casamentos falidos etc... Contudo, suas postagens são de auto superação, de auto enganação, tipo "eu posso tudo, o universo conspira a meu a favor," Tolices "Coelhianas" (Paulo Coelho) deste tipo.
A vida física, para quem tem confiança em algo superior, numa esperança firme como âncora, estes não se iludem com a ideia de um final feliz na carne decaída. Contudo, sabe que este estágio da vida humana, onde se dá num mundo imperfeito e cercado por injustiça e violência de toda sorte, o homem não deve alimentar ilusões. Ilusões destes tipos levam ao descontentamento e à fadiga, à falta de fé.
O homem precisa equilibrar razão com emoção, saber das suas limitações, sem viver deprimido com sua condição mortal e impotente diante do caos.
Todavia, ainda há sim, uma receita para se ter felicidade relativa, apesar dos percalços do mundo, das injustiças sofridas por semelhantes, e pelo sistema, apesar das pedras que encontramos no caminho, não raro colocadas por nós mesmos, cada um deve encontrar um norte para onde deve remar seu barco, contudo, se não for movido pela substância divina do amor não chegará onde deseja em segurança.
Um dia voce descobrir que todas mulheres sao iguais, a diferença e que tem uma que e diferente, porque ela vc ama, isso que a diferencia
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp