Opiniões
Pedem minha opinião
Dizem-me para escolher uma opção
Fico preso em minha indecisão
Perguntam de qual eu gosto mais
Apenas respondo “tanto faz”
Não param de me pressionar
Fico sem tempo pra pensar
Sinto-me perdendo o ar
Não sei o que escolher
Sei que não posso mais me esconder
Muito menos, tenho pra onde correr
Com medo tenho vivido
Medo da minha indiferença
Me fazer perder o livre arbítrio…
Temos de ter em mente que nem sempre teremos o que dizer ou motivos para expressar a nossa opinião e, quando houver, ter a consciência do poder que as nossas palavras possuem, pois mais vale uma única frase dita com sentido, do que um discurso inteiro sem.
“Divergência de opinião não me causa desilusão. Convicção, contradição, crítica e prospecção são correlacionais aos indivíduos racionais. Seguir uma única veia de pensamento não tem embasamento; é próprio dos computadores programados, dos animais abrutalhados e dos seres alienados.”
Não tenho problema de mostrar minha opinião se você me pedir, entretanto você provavelmente vai querer sinceridade e uma resposta educada pode não vir no pacote.
Como eu sempre digo: respeitar, não significa estar concordando, e sim, respeitando uma opinião, ponto de vista político e religioso, respeitando gostos culinários diferentes, profissão diferente, etc.
Quando fazemos críticas destrutivas a quem pensa diferente, estaremos provando e atestando a nossa intolerância a quem pensa diferente, principalmente, quando se trata de amigos.
Quando respeitamos, estamos colocando acima de nossos achismos, as pessoas, principalmente amigos.
Uma opinião política diferente da minha, vale mais que uma amizade antiga desde criança?
A crença de uma pessoa, que é diferente da que eu creio, é motivo para eu maltratar e despreza as pessoas?
Que o respeito prevaleça acima de nossas diversas diferenças.
Às vezes, o único problema em insistir em dar tua opinião, é o de deixar evidente aos demais tua limitada capacidade de raciocínio.
É preciso contextualizar tudo e através de uma investigação racional, construirmos uma opinião mais conceitual e justa.
Interpretar cada opinião pessoal minha como se fosse instrução disciplinar dada a um grupo militante é coisa de gente que, na cabeça, só tem mesmo discurso militante.
O impossível muitas das vezes é só uma questão de opinião de alguém que não teve coragem de dedicar os esforços necessários para realizá-lo.
"Segundo o dicionário, preconceito é qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico. Ora, se eu opino sobre algum assunto com exame crítico, logo minha opinião não é preconceito, pois segundo o artigo 5º da Constituição Federal Brasileira de 1988 é assegurada a liberdade de expressão intelectual. O que ocorre é que alguns têm defendido o seu ponto de vista como direito, mas restringindo o direito do outro de discordar. Aí é que a intolerância nasce."
Nenhuma opinião de vida após a morte me seduz.
Me interessaria apenas, a opinião de quem já morreu...
Quando Deus te deu a oportunidade de saber ler, interpretar e formar opinião, não foi para ter fazer ficar calado!
O homem sábio é aquele que respeita o seu próximo, independente da opinião que ele expressa. Respeitar não é aceitar ou concordar, simplesmente é respeitar.
Na minha opinião existem dois tipos de pessoas no mundo: os que fazem e os que fingem fazer, ou seja, os que são e os que fingem ser.