Obediência
A mais dura realidade é confrontar a si mesmo dentro do contexto de obedecer. A obediência revela o quanto você é dependente.
“Se submeter a vontade de Deus não é somente um ato de obediência , mas sim um ato de adequação a sonhos e projetos que nasceram no coração de Deus para cada um de nós”
"O nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria. O que uma fez por incredulidade o desfez a outra pela fé”. (Santo Irineu de Lyon).
"Aqueles que adiam a obediência até que toda a sombra da incerteza desapareça, e não fique perigo algum de fracasso ou derrota, nunca absolutamente obedecerão."
Pobreza, Obediência e Castidade
“A vida e a regra dos frades menores é esta: observar o Evangelho, vivendo em pobreza, castidade e obediência”.
Digo que são poucas palavras, mas que tem muito a dizer. Alguns pensam que viver em pobreza, é não ter nada de próprio, viver em castidade, é não ter relações sexuais, e viver em obediência, é saber fazer tudo que os superiores mandam.
Na verdade essas três palavras, que são os três votos franciscanos, representam muito mais do que isso.
A pobreza franciscana significa você ter tudo e ao mesmo tempo não ter nada, ou seja, você pode ter uma bela casa, ter quatro carros na garagem a sua escolha e ao mesmo tempo saber cooperar e entender que você tem que colaborar com toda a fraternidade.
Viver em obediência, é saber viver em fraternidade preocupando-se para que a fraternidade ande junto, sem confusões internas, e ajudando para que o confrade viva bem.
A castidade é você saber enfrentar os problemas que a vida propõe, sendo forte e perseverante na mesma vocação que está a caminho.
Ser frade não é ter um hábito e um cordão de três nós, é sim carregar em si a essência franciscana que a própria vida nos ensina.
A adoração perfeita requer pelo menos três atitudes do adorador. A saber: fé, obediência e doação. Sem as quais a adoração seria incompleta.
Jesus disse:"Se vocês me amam,cumpram meus mandamentos"!
O amor é adicionado à obediência e a obediência gera o valor de se fazer a Vontade de Deus.Cumprir a vontade de Deus amando a Deus sobre todas as coisas!
O mais alto grau de obediência na vida cristã é estar apto para dizer sempre: Não à minha vontade, Senhor, mas a Tua.
Texto: A obediência
A obediência é ter ação, autoridade e disciplina, é ter um simples mandamento que até o mundo nos ensina , obedecer é ter afeto com muita paz , felicidade e amor , valorizando sua família, dando o mínimo de valor. Obedecer primeiro a Deus que o nosso pai celestial, que nos gerou no ventre da mãe e os tornou especial, obedecer o seus pais , enquanto ainda é vivo , para que vive muitos anos e conquista ainda mais o seu objetivo.
A obediência trata se do jurídico, militar e o poder social , a obediência em geral os traz a ordem para os pais , filhos e chefe do trabalho e isso o deixa tão leal, não importa se é criança, adulto ,jovem, idoso, normal com deficiência, aprende a ter o respeito que isso gera o amor é a obediência.
Aprovação social compra-se com obediência. Inteligência conquista-se com distância.
Quem não compreende limita-se o padrão da maioria.
Na conformidade, refletir pouco e agir sem consciência.
A aprovação social compra-se em obediência,
Mas perde-se a alma na inconsciência.
A inteligência ergue-se com a distância,
Reflete o espírito, recusa a instância.
Quem não compreende, repete a maioria,
Segue o padrão, sem luz nem harmonia.
Na conformidade há pouco refletir,
Age-se sem alma, sem nada a sentir.
A aprovação veste-se de correntes,
compra-se com o preço da obediência.
O aplauso é ouro falso,
brilho que prende, não liberta.
A inteligência nasce no silêncio,
floresce na distância.
Quem se afasta, vê mais claro;
quem observa, compreende o todo.
O que vale mais?
O conforto da aceitação
ou a solidão luminosa
da verdade conquistada?
