O Valor do ser Humano Rubem Alves
O contato através do tato, além de permitir sentir a felicidade do outro, fortalece os laços humanos e nutre nossa empatia. Pessoas insensíveis frequentemente têm dificuldade em estabelecer conexões significativas.
Mágoa é um sentimento humano complexo, geralmente desencadeado por uma experiência de ofensa ou desapontamento causada por outra pessoa. É caracterizada por uma sensação duradoura de desconforto e tristeza, que pode persistir por longos períodos. Diferente de emoções mais efêmeras, a mágoa pode se instalar profundamente, influenciando comportamentos e relações interpessoais. Entender e lidar com a mágoa é um processo importante para o bem-estar emocional e a saúde mental.
Liberte-se através do perdão.
Tratando-se do sentimento humano, odiar é sempre mais fácil do que amar, para odiar basta uma primeira impressão, o amor é fundamentado em vivência.
Entenda o medo humano, o seu e o dos outros.
O medo humano é uma emoção complexa sendo a mesma a emoção principal o "núcleo" de todas as outras. Não se trata apenas do medo que todos os seres vivos compartilham, mas de uma forma de medo intrinsecamente humana, que reflete a nossa evolução. Os humanos, como criaturas evoluídas, compreendem o medo, embora não o façam de maneira plena. Essa emoção é a principal em nossas vidas, presente em todas as ações e pensamentos, a cada milésimo de segundo. Entender e saber como lidar com o medo é uma das mais poderosas ferramentas que possuímos.
O mais cruel ato humano é mutilar a si mesmo em troca de migalhas de atenção...
Seja sensato, seja honesto a si, para depois doar-se.
A Essência do Pensamento Humano
Ao longo da história, frases moldaram civilizações, desafiaram crenças e abriram portas para o desconhecido. “Ser ou não ser” nos coloca diante do dilema existencial que todos, em algum momento, enfrentam. “Todos os seres humanos nascem livres e iguais”, mas o mundo nos ensina que a igualdade é uma conquista diária, não um presente.
Neil Armstrong, ao pisar na Lua, mostrou que os sonhos podem transcender a Terra, provando que cada passo conta. E Heráclito nos lembra: “Nada é permanente, exceto a mudança.” Aquele que não compreende essa verdade se aprisiona no passado e teme o futuro.
Sócrates, ao dizer “Só sei que nada sei”, revelou que a humildade é a chave do conhecimento. E Descartes, com “Penso, logo existo”, ensinou que nossa consciência define nossa realidade.
Joemar, a grandeza de um legado está na capacidade de entender o passado, transformar o presente e moldar o futuro. Que suas palavras ecoem como as dos grandes mestres, pois é no verbo que a imortalidade se constrói.
O QUE É UMA PESSOA?
É um Organismo Humano.
Um Organismo Humano é composto por:
1. Vida, mantém o Corpo do Organismo vivo.
2. Sujeito, realiza ações voluntárias.
3. Consciência, forma de ser do Sujeito.
4. Mente, conhecimentos e pensamentos do Sujeito.
5. Corpo, meio de manifestação perceptível do Espírito e do Sujeito.
Consciência, Mente e Corpo são Conteúdos do Sujeito e devem ser desenvolvidos pela Educação porque constituem respectivamente o domínio Afetivo, Cognitivo e Motor do Sujeito cujos Objetivos Educacionais devem ser equitativamente trabalhados pelos Professores para que o desenvolvimento do Sujeito seja Integral.
A linguagem corrente é parte do organismo humano, e não menos complicada que ele.
Quem seria tão excelente em ciência para sondar as profundezas do âmago humano?
Quem seria tão complacente para mergulhar voluntariamente em suas complexidades?
Quem seria tão clemente para se comprometer com seus paradoxos?
Quem seria tão amável para minguar seus sofrimentos com um sofrer partilhado?
Quem seria tão suave para compreender sua poesia, senão o amigo; o companheiro de alma, cujo fôlego para amar é o próprio amor?
Quem há de ser tão amigo assim senão seu próprio Criador?
O ambiente é a mão invisível que molda o comportamento humano.
errei ontem, erro hoje e errarei amanhã... sou humano;
Mas cada erro cometido é um aprendizado diferente.
O cérebro humano demora um quinto de segundo, para produzir todos os químicos necessários para nós fazer sentirmos apaixonados, quase tão rápido quanto tô conseguimos pensar.
E
Em aproximados trinta dias, eu terei um corpo
Que você jamais tocou.
FUNÇÃO DO ESPÍRITO, DA ALMA E DO CORPO NO ORGANISMO HUMANO
O Espírito tem a função de originar e orientar a Alma bem como de criar, construir e administrar o Corpo.
A Alma tem a função de servir de base para a construção do Corpo e de gerir o Corpo.
A Alma pode gerir o Corpo segundo as orientações do seu Espírito através das Intuições que exigem Completa Atenção da Alma ao seu Espírito ou segundo as orientações alheias através da educação e da aculturação.
No Dormir a Alma integra-se no seu Espírito sem que o Espírito abandone o Corpo. No Morrer a Alma integra-se no seu Espírito que seguidamente abandona o Corpo. No Renascer a Alma dissolve-se no seu Espírito sem que o Espírito abandone o Corpo.
Dormir é importante porque permite o Espírito reparar e restabelecer o Corpo. Morrer é importante porque permite o Espírito renovar e aperfeiçoar tanto a Alma como o Corpo. Renascer é importante porque permite a Alma Experienciar a Eternidade da Existência.
A Alma Humana Terrestre é Incapaz de Sentir, Perceber e Reconhecer o seu Espírito no Organismo, apenas reconhece o Corpo, devido ao seu estado de Separação, Desunião e Desarmonia com o seu Espírito ou devido ao seu estado de Ignorância e Obscurecimento.
A Completa Atenção da Alma ao seu Espírito e a Natureza bem como a Autocorreção contínua e gradual das Malezas da Alma ou da Consciência da Alma constituem o Início da Harmonia e da União da Alma com o seu Espírito ou o Início do Fim do estado de Ignorância e de Obscurecimento da Alma.
O Corpo tem a função de seguir qualquer Ordem da Alma, independentemente de ser uma Ordem prejudicial ou benéfica para o Corpo.
Contudo, um Corpo ou uma parte de um Corpo quando estiver cansado ou danificado não consegue satisfazer as Ordens da Alma, sendo necessário, em casos ligeiros, que a Alma espere até que o Espírito restabeleça a condição do Corpo.
Apenas se importe – III
Você não é nada disso.
Você é humano.
A humanidade não tem limites.
A consciência não tem fronteiras. E você é isso.
Como parte dos padrões e processos atemporais que compõem a saga humana em cada instante precioso, o que você faria hoje para mudar o comprimento de onda do coletivo?
O que você faria para reconciliar a perspectiva binária que impusemos à nossa existência unitária
O que você faria para sonhar um sonho coletivo melhor?
O que você faria?
****************Simplesmente se importe.******************
E se o fizer, importe-se um pouco mais.
E se você deixou de se importar, se preocupe em saber o porquê.
_____________________________________________________________
Quando você começou a ensaiar a couraça preventiva de não se importar o suficiente - para evitar dor e danos emocionais?
_____________________________________________________________
Cuide porque cada parte verdadeira de sua humanidade anseia por cuidar.
Porque você foi feito para cuidar.
Eu me importo.
“Não voltarei a um universo
de objetos que não se conhecem,
como se as ilhas não fossem as crianças perdidas
de um grande continente.” _Monet_
E só para ser ácido: crer, ter fé, não tem nada a ver com cristianismo, islamismo, judaísmo ou qualquer outro “ismo” que por ventura alguém professe.
Paulo H Salah Din
