O Valor do ser Humano Rubem Alves
Eu não sabia que havia em mim tanta água.
Mal fazia ideia eu,
que nesse profundo fundo negro
guardado estava tanta mágoa.
A dor chegou aos poucos
e ao chão foi me levando.
Aqui estou eu finalmente,
mergulhada em meus prantos...
Ah!Que ridícula mania,a minha mania
de sentir tudo diferente,
sabendo que será igual :
Um começo,aos meus olhos inesquecível;
O meio,uma terrível comédia dramática,
e tudo termina ali,em um trágico final.
Sim,uma peca de teatro!
Onde faço-me protagonista,
atriz e platéia também.
O escritor que não tem pena,
Deu o papel de morte
à minha alma outra vez.
Eu Não perco a esperança , eu sei que dias melhores virão .
Toda tempestade nos ensina a amadurecer .
Tenho lados bons, outros ruins, sou como qualquer pessoa, irracional as vezes, inconsequente em outras, mas nunca fugindo da essencia do bem, nunca desviando desse sentido, então não perca a confiança em mim, posso errar, mas de tanto tentar uma hora acerto !
Tantas e tantas vezes nossa alegria e nossa cura se escondem nas lágrimas que ocultamos de todas as pessoas; e quantas vezes erramos por não seguir nossas próprias pisadas, e construir nosso próprio caminho com nossas mãos, ideias e sentimentos!
A morte não é o diagnóstico mais interessante da vida, e nem o enigma mais vívido e intenso do universo. A Vida, algo ou qualquer coisa existente, em suma, a vida é o enigma mais interessante, pavoroso e complexo do universo.
No dia em que a humanidade castrar todas as suas personificações, idealismos, e ilusões sobre a Vida e sobre si mesmo, será o dia em que a Vida enterrará no covil do Inaudito esta desumana Humanidade.
Prefiro estar errado sobre algo que em si estar correto a pensar que estou certo sobre qualquer coisa que em si estar errado.
Quanto mais eu bebo a vida com todos os seus dissabores e mistérios, mais lucidamente eu enxergo a nudez que a vida persiste de todas as formas em esconder.
A solidão jamais me enganou, pois ela se revela pra mim como ela é. Já tantas pessoas que me abraçaram, fingiram apenas se importar comigo, e isso é uma atitude de pessoas covardes, deprimentes e falsas até consigo mesmas. Como eu poderei ser sincero com alguém que não consegue ser honesto e realista nem consigo próprio?
Se a Vida é um sonho efêmero, deixai-me então nunca acordar para não caminhar nessas ruínas decadentes que denominam de "Mundo e Realidade", pois há uma imensidão de jazidas preciosas e abismais de vidas dentro de meu ser que somente eu posso descobrir e desenterrar com o meu coração, aqui, imerso em meus sonhos e devaneios.
