O que Nao Elabora se Repete Freud
MISTÉRIOS DE VIDAS
Só agora soube, soube mesmo agora -
Não ser o tal - o outro, quando nasci;
Enganei a mãe e meu pai pela vida fora,
Face à razão de uma vida que já vivi
E desta outra minha que tão triste chora
Por aquela já passada que nunca senti.
(Carlos De Castro, In Há um Livro Triste Por Escrever, em 15-05-2025)
ABRENÚNCIO Ó ALMAS PENADAS E OUTRAS PANADAS
Naquele tempo
De um tempo
Em que não havia tempo
Para pintar,
Eis que veio uma mão suja
Com bico de coruja
Das tintas dos tempos
E dos tormentos
Que dava só em pensar...
Teimosa mão pintou
Na tela do meu peito
Uma vereda de árvores negras
Onde copulavam pegas
A torto e sem direito
Num sentido único que ficou
A ser como que metamorfose
De um destino feito osmose
Mesmo sem água,
Só mágoa
Ao natural,
Nada de solvências de sal...
Ainda hoje eu mostro este peito
A quem queira ver a pintura
Que aquela mão suja e impura
Gravou para sempre sem jeito
Este quadro malfeito
De uma vereda de árvores negras
Onde copulavam pegas
A torto e sem direito.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Tão Triste Por Publicar, em 08-07-2025)
AI, SE A MORTE NÃO FOSSE VIDA
Já pouco falta para descer à cova fria
Do campo santo da minha freguesia
Uma irmã minha em Cristo estimada
Velhinha anciã por todos amada
A sempre esbelta senhora Maria.
Jamais quis a idade dos Profetas
Que eram seres de outros planetas
Mas ela ia subindo a escala da vida
Que agora acabou mas já comprida
A cumprir as promessas de suas metas.
Do pó nasceste, ao pó voltarás na fé
De ti e daqueles que acreditam que é
A nova semente que cria a Ressurreição
De um dia na mais gloriosa e pura União
Vivermos todos em harmonia talvez até
Com Cristo, o Messias, mesmo ao pé.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Muito Triste Por Escrever, em 18-03-2026)
Se tu não mandar mensagem
outro vai,
se tu não elogiar outro vai
Relaxa, irmão
Sempre vai ter outro fazendo o que você não faz
Mulher!
Que sejas sempre lembrada,
Não apenas por um dia,
Mas no dia a dia...
Que sejas festejada,
Não por Convenção,
Mas pelo seu Valor,
Sua Força e seu Coração.
Que sejas Respeitada,
Com todo carinho,
E todo AMOR...
Hoje, Amanhã e Sempre!
Feliz Dia Da Mulher Moçambicana.
Depois da perfeição não existe um ou qualquer outro porém, o que é perfeito não tem "mas e se" ou é, ou não é!
Têm dias que o coração não cabe dentro do peito, há algo a identificar, a mensurar por todas as regiões da nossa consciência, nesses momentos o jeito é se recompor é assim tentar fazer com que o coração converse e entre em sitonia com a mente.
Saiba que as vezes as nossas dores internas não são causadas propriamente pelos problemas da vida; O problema possuí capacidade de nos atingir emocionalmente, mas nunca por vários "dias”, e tão pouco com grande profundidade, não aceite a ansiedade, o medo, a indiferença ou a tristeza como parte inerente a você, sentir essas coisas faz parte do que somos ao longo do dia, mas nunca em excesso ou por longos dias.
Problemas nos afetam mas não devem nos destruir, não deve doer profundamente.
Procure ajuda e cuide da sua mente e do seu coração assim como você faz com o seu corpo, e peça mesmo ajuda, afinal você não precisa e não tem porque passar por tudo sozinho.
#experiênciaquevaleapenasecuidar;)
Quando gosta, se gosta de graça, independente do bom comportamento, se legal não garante sentimento positivo de ninguém, só mostra pra sí e para o outro que você não é um egocêntrico mesquinho, e isso deveria ser muita coisa pra sí, menos garantia de amor. 👌
Não fazer muito uso dos pronomes, pois passam menor credibilidade. Demonstram vínculo do fato com o narrador. É intediante. A vida particular do outro não é importe para o ouvinte, geralmente o ouvir é educação do ouvido. O caminho interessante é pronúnciar os fatos e ideias de forma impessoal.
O ato de sentir é tão importante quanto o ato de pensar, não se engane, fica impossível seguir os caminhos da vida, vencer e superar desafios sem a força do coração.
A razão não dá conta do enfrentamento da vida sem a consonância das batidas do coração no mesmo sentido.
Escrita para viver.
As possibilidades necessitam ser sentidas, pois a razão, somente, não abrange totalmente as capacidades de superação do indivíduo. Existe muita potência nas emoções, muita criatividade, muito ato de superação que a razão sozinha não enfrentaria por cautela e covardia racionalizantes.
Escrita para viver.
