O maior Gesto de Amor
A autonomia é um dos princípios didáticos do Ensino a Distância, onde o discente é o maior responsável pela aprendizagem.
Paulo Freire [*] já falava que um dos pilares do ensino é autonomia, independente de ser no ensino presencial ou a distância.
Contudo, esta autonomia deve ser primordial pois através dela o discente deve compreender e discernir as informações, organizar seu pensamento e a estrtura do seu processo de aprendizagem.
Muitos falam que a característica principal discente deve ser “autodidatismo”. Porém são características diferentes, pois enquanto o autoditada tem a capacidade de buscar o conhecimento e ensinar a si mesmo, o autônomo vai além disso devendo atuar de forma responsável e disciplinada de acordo com a metodologia de ensino oferecida.
Por esta razão faz-se necessário que as “regras do jogo” estabelecidas pela equipe pedagógica e docentes estejam claras e objetivas, intervindo, mediando e zelando para que os objetivos de ensino sejam alcançados.
[*] FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996
Não há, em todo o universo das conversações filosóficas, estupidez maior do que tentar explicar um filósofo a partir da sua catalogação profissional e da coincidência fortuita do título dos seus livros com os de outros livros quaisquer, ignorando solenemente as suas referências intelectuais, a formação das suas idéias, a estrutura da sua obra e o texto mesmo do que ele escreveu.
E o luar é a inspiração maior
é nele que o poeta encontra a orientação
é nele que há o bater compassado do coração
é nele que libera a alma
para viajar pelos largos caminhos dos sonhos
é nele que a vida se transforma numa linda canção
porque tudo isso para um poeta
e o reflexo do olhar de Deus.
GOSTAR e dividir uma barra de chocolate e ficar com a maior parte.
AMAR é querer comer a barra de chocolate juntos.
SE APAIXONAR é querer dar uma barra chocolate a todo momento.
Os Nossos Dias
Tem dias que a gente se esconde
E dias que a gente apavora
Que o medo é maior que o bonde
Que segue apressado lá fora,
E a vida é tão curta e passageira
E deve ser vivida agora
Tem dias que a gente é contente
E dias que a gente é infeliz,
Que o amor é tão serio e ausente
E viver já está por um triz
Tem dias que a gente é silêncio
E dias que a vontade é gritar
Tem dias que a gente é um milênio
E na vida custa acreditar,
Que o mistério é profundo e bonito
E só em Deus eu tenho fé
E acredito,
Minha luta é sempre de pé
Vou lá no fundo buscar
Tem dias que a gente é segredo
E dias que a gente revela
Que nem toda sombra
Vem do arvoredo
E nem toda paisagem
Se vê da janela
Tem dias que a gente é apressado
E dias que vivemos à esperar
Mas o presente é tão forte
E passado
Que as vezes nos faz duvidar
Tem dias que a gente começa
E outros a gente termina
Porque a vida é só uma promessa
E pra caminhar
Só mesmo uma força divina
É razão que me leva a sonhar
Tem dias que a gente é amigo
E outros é sempre sozinho
É como se a gente
Perdesse um abrigo
E tivesse que refazer essa vida
Trilhando por outro caminho
Tem dias que a gente só lembra
Daquilo que devia esquecer
É coisa que vem pra atormentar
E nos fazer enlouquecer
Tem dias que a gente sorrir
Muitas vezes só pra não chorar
Como uma rosa
Que insiste em florir
Depois de vários dias sem regar
É a vida
E o amor em prosa
Tão atrevida
E dolorosa
Tem dias que se faz comovida
E outras vezes tão perigosa.
Golpes não causam somente cicatrizes, mas esculpem uma grande obra de arte na sua maior força e magnitude.
As grandes coisas da vida não são as que julgamos ter o maior valor, essas se perdem com o tempo, as grandes coisas são as que são enxergadas como pequenas pelos olhos de quem não sabe enxergar… São as simplicidades as coisas de maior valor, simplesmente, porque elas não têm preço…
Eu te conheço bem marmanjo, um dia desses vi em seus olhos o maior sorriso de uma dama. Vi vocês saindo juntos, vi vocês se acabando de beijos, vi vocês caminhando na praia, vi vocês dançando feito bobos, vi vocês fazendo juras de amor, vi vocês fazendo altas loucuras, e agora só vejo você sozinho nesse mundão com canetas e folhas de papel. Você sorrindo como se não sentisse nada o tempo todo chega a ser hilário, abraça a realidade de uma forma tão bruta que tem seus sentimentos destroçados como um corpo de um soldado abatido em plena guerra, tem um olhar forte, sei que não gosta disso, mas eu e você sabemos que é o certo a se fazer.
Quanto Maio for a vontade de ter algo, maior é a probabilidade de não conquista-lo, tudo deve ser feito passo a passo, o pior de uma pessoa é sua euforia.
Imaginar que as classes sociais sobem derrubando as anteriores é a maior bobagem que alguém já pensou. Nenhuma classe dominante jamais 'caiu'. Elas apenas se adaptam e se reciclam.
***
Tudo o que hoje a esquerda faz no mundo é para a glória do grande capital.
A religião existe para revelar aos homens um OUTRO mundo, infinitamente maior e mais real do que este. A moral existe apenas para ensiná-los a comportar-se bem NESTE mundo pequeno e transitório. Desde que Kant inverteu as proporções, fazendo da moral a base da religião em vez do oposto, aconteceu o inevitável: as pessoas não só passaram a pensar exclusivamente neste mundo, mas a acreditar que só ele existe.
Há quem nutre um exagerado fascínio pela fortuna material, contudo, acredito que a maior riqueza é a retidão de caráter.
Perigo algum é maior, para a sociedade, do que está alguém no colégio com a aparência de aluno e não ser um aluno de objetivo.Tem preguiça de trazer para escola o livro que ganhou. O convite para lanchar de graça é o maior motivo para largar o professor falando sozinho e sair correndo derrubando as cadeiras e messas. Esses vão deixar a bicicleta, que ganharam do governo em casa, e virão para escola a pé com preguiça de pedalar. Outros vão descaracterizá-la para disfarça que não estão no grupo dos tais... Eu nunca vi um ciclista comum de capacete. Vai desperdiçar dinheiro assim para lá, governo maldito!
