O Homen que se Acha Sabio
Pensamentos e reflexões podem ajudar o homem a ser mais prudente e sábio antes das decisões e ações. Se conhece um homem por suas atitudes
Todo ser humano tem o seu valor, porém um sábio, sentado, refletindo antes de agir, é mais útil do que mil pessoas correndo sem pensar.
O sábio quando erra, ele procurar avaliar os motivos, e então consertando, não faz novamente.
Aprendeu que se tem solução não é problema, até porque tem solução. E se não tendo solução, também não é problema, pois não há solução.
Os tolos quando erram, eles não admitem e buscam subterfúgios pondo a culpa nos outros, e também não admitem as suas falhas eou os seus erros.
Do Céu vem chuva e providências para o sábio,
mas o tolo confia em si e acaba se fadigando
antes do tempo. Todo desobediente fica doente,
mas o sábio confia plenamente em DEUS!
"O melhor sábio é aquele que observa. Pois aquele que julga não entende e aquele que entende não julga."
Um sábio aprende com os sábios e com os ignorantes. Com os ignorantes aprende que jamais deve imitá-lo
A diferença entre o sábio e o maluco é simples: o sábio sabe de tudo; o maluco é quem te surpreende.
No livro de Jó, o homem sábio disse: “Fiz aliança com meus olhos” (Jó 31.1). Era como se dissesse: “Olhem diretamente, não olhem para a direita ou para a direita. Cuidem de seus olhos propensos a vaguear, esses olhos que se movem quase automaticamente e veem coisas que iludem e induzem ao pecado”. “Faça uma aliança com os seus olhos”, declara esse homem. Concorde em não olhar para coisas que tendem a levá-lo ao pecado. Se isso era importante naqueles dias, é muito mais importante em nossos dias, quando temos jornais, cinemas, outdoors, televisão e assim por diante! Se há uma época em que os homens precisam fazer aliança com seus olhos, esta época é agora. Tenham cuidado com o que leem. Certos jornais, livros e diários, se os lerem, eles lhes serão prejudiciais. Vocês devem evitar tudo que lhes prejudica e diminui sua resistência. Não olhem na direção dessas coisas; não queira nada com elas... Na Palavra de Deus, vocês são instruídos a mortificar “os feitos do corpo” e não satisfazer “a carne no tocante às suas concupiscências”. Agradeça a Deus pelo evangelho poderoso. Agradeça a Deus pelo evangelho que nos diz que agora somos seres responsáveis em Cristo e que nos exorta a agir de um modo que glorifica o Salvador. Portanto, “nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências”.
