O Homem que Nao se Contenta com pouco
Não é fácil lavar louça quando eu poderia estar lendo um soneto da Cecília, um poema do Bukowski, qualquer coisa do Drummond... se bem que o tilintar de colheres, facas e garfos é inspirador; a espuma do detergente, o barulho dos pratos, a água caindo... ah, tudo é poesia e isso me transporta pra um horizonte sem limites; eu sou um anjo e condeno os pecados do mundo, mas eu também tenho os meus pecados, esta paixão... esta paixão pela vida; Louis Armstrong sabe de tudo: "what a wonderful world!" que mundo maravilhoso; garfos, facas e colheres tilintam... pratos e panelas são lavados lembrando-me que pessoas se alimentaram, a água cai como cristais lembrando rios e lagos, a poesia é viva e dinâmica; e eu reflito no meu horizonte: os pecadores passam, a paixão nos rejuvenesce e a poesia... a poesia é o ar que você respira, a água que você bebe, é o que te alimenta. Ah, quem vive sem poesia?
Não quero ver teus olhos tristes
sob o céu tão estrelado,
o lado que eu gosto do teu lado,
é o lado de dentro quando
eu entro calmo como se o teu coração
fosse minha morada,
beijo teu útero como se fosse meu último desejo,
mas meu último desejo é sempre o penúltimo,
e eu quero sempre esse beijo...
sou triste porque esse é o álibi pra tua presença,
amar-te não é crime,
mas amas este meu lado marte,
esse meu lado triste, vazio, imenso
que comporta a tua presença
com todos os teus pecados
Fiz da ausência um hábito, depois um vício e, por fim, meu próprio nome. Já não sei quem eu seria se o vazio me deixasse.
Sustento um pedido de socorro mudo e polido. Ele não grita para não incomodar a vizinhança, mas sua existência é um ruído ensurdecedor.
“Amigo: não posso me esquecer de quem tantas alegrias me ofereceu — a memória também é uma forma de afeto.”
— Os`Cálmi
Não busco a estética da frase bonita, mas a crueza da palavra honesta, mesmo que ela me deixe exposto e sem defesas.
Não vejo evolução no mundo! Cada dia as pessoas estão mais robotizadas e submissas, as pessoas e coisas! Doentes mentalmente. Acho que quem lutou contra a escravidão e a ditadura estaria extremamente desapontado com o ser humano de 2025.
Seja como o sol, o sol não precisa de plateia para mostrar seu resplendor. Ele brilha mesmo sem atenção.
Oi, você está bem?
Bebeu água hoje?
Se alimentou?
Estou com saudades...
Vá e vença
se não vencer
não tem problema
Venha pra casa
Café e resenha...
Cama e amor
Banho e poema.
Como posso ser um ser diante do meu ser, se não sei onde encontra-se o meu ser, nessa imensidão do ser e ante a ausência do entender o que é o meu ser?”
Não se curve ao que dizem que você é; seja aquilo que sua consciência suporta, revela e convoca — porque é nela que pulsa a essência que conduz todo o seu ser.”
"O estranho que habita em mim ainda não é o mesmo que vive lá fora. O de dentro carrega a verdade de sua estranheza, e o de fora busca a aceitação, na esperança de que um dia os dois se encontrem"
"Sejamos senhores das nossas ações, para que elas reflitam quem realmente somos, e não apenas teatros das intenções que nunca colocamos em prática. Ou, seremos fariseus?"
"O silêncio é valioso; porém, há instantes em que a existência exige voz, para que não sejamos sufocados pelo ímpeto daqueles que fazem do silenciamento a sua força.”
