O Amor tem que ser Alimentado
O conhecimento não deve ser o destino, mas o caminho. O caminho para o desenvolvimento sustentável e para a superação da fome, da pobreza e da desigualdade.
Saber conversar
É o que revela ser uma pessoa verdadeira. Nenhuma atividade humana exige mais atenção por ser a mais comum. É aqui que ganhamos ou perdemos.
Requer siso escrever uma carta, que é a conversa refletida e escrita, e ainda
mais conversar, pois a discrição é logo posta à prova. Os entendidos tomam pulso da alma baseados na linguagem, e baseado nisso um sábio disse: “Fale, e será conhecido”. Para alguns, a arte da conversação está em falar sem arte, deixando-a cair livremente, como a roupa. A idéia talvez seja válida quanto à conversa entre amigos. Mas, nos círculos mais elevados, a conversação deve ser mais formal, revelando a excelente substância da pessoa. Para que a conversa seja bem aceita, tem de se adaptar ao caráter e inteligência dos interlocutores. Não banque o censor de palavras- pois será tomado como um pedante gramático-, e muito menos o fiscal das opiniões- o que fará que seja evitado pelos demais, impedindo-o de se comunicar. Na conversa, a discrição é mais importante que a eloqüência.
A língua é difícil de ser domada. A rebeldia expressa-se, muito rapidamente, por intermédio da língua. Pode-se concordar com uma pessoa diante dela, mas injuriá-la pelas costas; pode-se silenciar diante de um homem, mas, depois, ter muito a dizer em alto e bom som. Não é difícil usar a boca em atitude de rebeldia. Os componentes da sociedade de hoje são todos rebeldes: só prestam culto da boca para fora e sujeição exterior. A igreja deve ser diferente: nela deve haver obediência do coração. Pelas palavras que saem da boca de uma pessoa, é fácil perceber se há ou não obediência do coração. Deus quer obediência de coração.
“Ser feliz é saber fazer a distinção entre seus próprios acertos e erros, e conviver em paz com suas escolhas.”
"Muitas vezes o ser humano, acostumado com as mazelas da vida, assusta-se com a possibilidade real de um mundo melhor."
"A tolerância não pode ser eterna para quem insiste no erro, pois do contrário desprezamos os que agem corretamente."
"Passa a noite no videogame e ao romper o relacionamento com a companheira, acusou-a de ser uma eterna adolescente."
“O ser humano destrói a natureza e toda a beleza da terra, e depois busca nos céus a paz que ele mesmo expulsou.”
“Para mim é impossível acreditar num ser superior que determinou o castigo eterno para a raça humana.”
“Para ser feliz, é preciso demorar. Seguir lentamente pelo tempo. Se arrastar indefinidamente pela vida, com a sensação de que nunca vai se acabar. Assim é a felicidade, mansa e calma, seguindo languidamente por um bucólico e longo caminho.”
“Os homens deveriam ser iguais. Os que caem pelo caminho, deveriam ser levantados pelos que continuam de pé. Ninguém tem o direito de menosprezar os derrotados e mais fracos.”
Há inúmeras formas práticas de cooperação que podem ser executadas em qualquer lugar, com imediatos efeitos. O cooperacionismo não é partido político. Não quer separar, quer unir. É prática social da cooperação. O cooperacionismo apresenta um campo de ação e promove fórmulas que podem desde logo oferecer benefícios ao povo.
Não há nenhuma objeção normal à existência do Ser, porque não aceitá-lo seria afirmar o Nada absoluto, o qual já estaria negado pela própria afirmação que dele se fizesse.
