Nosso Amor como o Canto dos Passaros
Nascemos sem identidade, nossos nomes emprestados como páginas em branco. Passamos a vida buscando significado, acumulando coisas que, no fim, não levaremos conosco. E assim, mergulhamos no esquecimento, retornando à grandiosa simplicidade de ser.
Entender um problema não é solucioná-lo; é como estender um convite para que o problema compartilhe a tenda do nosso pensamento, na esperança de encontrar a sabedoria. Porém, é com a mudança de ideias que, juntos, encontramos o caminho da resolução.
Cartão Diamante Dourado.
Lucius recebeu a visita de um ser Angelical, que cintilava como Diamante e cujas asas, eram de um fogo dourado cravejadas de pedras preciosas de toda espécie. O Anjo lhe estendeu a mão, dando-lhe um cartão dourado-diamantino, dizendo que era um presente do Grande Nume Universal, e que era como que uma espécie de cartão corporativo sem limites de gastos, para ele poder comprar e adquirir o que quisesse, por seus sacrificantes serviços prestados. Era uma ínfima parte de suas eternas recompensas.
💳💎👑👼
Quando eu o conheci, só queria que ele gostasse de mim, sobretudo como uma forma de provar que posso ser amada, ou para que eu me amasse.
As ondas do mar
Ouvir sua voz é como ouvir as ondas do mar
elas ecoam constantemente
confirmando a grandiosidade de Deus.
Em meio ao caos desenfreado deste mundo insano, eu me insurjo como uma entidade ainda mais destemida perante a própria insanidade que me envolve, num paradoxo que só aprofunda minha própria demência. Gradualmente, sob o peso da crescente loucura que me circunda, abraço-a de tal maneira que me torno uma sinfonia ainda mais dissonante neste cenário delirante. Aos poucos, imerso nesse turbilhão, a loucura se entranha em minha alma a ponto de eu vislumbrar a capacidade de realizar proezas que antes pareciam inalcançáveis.
Levante-se e olhe para o céu
Contemple este grande sinal
Uma mulher como o sol
E o dragão vermelho voa
Observando a noite
Como engolir a luz
- The Woman and the Dragon
Chance
Nós tivemos mais uma chance na vida,
E temos que aproveitar o máximo possível,
Como em momentos de despedidas,
Fazendo de tudo o mais de incrível.
Sei que a caminhada é complicada,
E cheia de atitudes e abnegação,
Mas se quisermos permanecer nessa estrada,
Temos que ser fortes ao dizermos o não.
Saiba que muito te amo,
E jamais me imagino sem você,
E no meu silêncio eu proclamo,
Que sem você,já não haveria mais porquê.
Então, precisamos ser fortes,
Pois, na beleza da rosa há espinhos,
Juntos encontraremos o nosso norte,
E com ele,o verdadeiro caminho.
Caminho de amor e de paz,
Onde a sabedoria reina em sua plenitude,
E do outro, não se esquece jamais,
Pois sempre teremos nobres atitudes.
Eu te amo e te quero,
E preciso muito de ti,
Sem você eu me desespero,
Não consigo chegar nem logo ali.
Você é o ar que respiro,
Minha princesa Rapunzel,
A pessoa que muito admiro,
És mais doce do que o mel.
Sem você não teria sentido,
É como os peixes sem o mar,
Eu já não teria mais motivos,
E sem motivos, um homem não consegue nem sonhar.
Lourival Alves
Como mudar o coração
A mente é o cérebro em ação, e o que chamamos de coração é na verdade o nosso subconsciente.
Nossa razão, ou seja parte consciente da mente, representa apenas 5%, o restante é nosso "coração", o inconsciente.
Tudo que fazemos repetidas vezes, ou eventos com grande impacto emocional são armazenados no subconsciente, coração.
Quando alcançamos um nível de consciência em que identificamos algo que nos faz mal, e decidimos rejeitar, parar ou abandonar.
Nesta hora, uma luta desonesta do coração versus a razão é travada na mente.
As situações experenciadas na infância, em nossa familia de origem, quer seja por eventos que se repetiram várias vezes, ou por acontecimentos, ainda que únicos, mas que tiveram forte impacto emocional constituem nosso "coração", e este "coração" provoca em nós um desejo de repetir de forma inconsciente aquilo que nos é familiar, isso nos empurra a vivenciar experiências dolorosas, mesmo não as querendo de forma consciente.
Desta forma, repetimos os mesmos erros do passado, e muitos vivem a mesma realidade que viveram seus pais, ainda que não queiram. De fato temos de nossos pais muito mais que desejamos.
Já reparou que as notícias dos telejornais são em sua imensa maioria coisas ruins? não é por acaso, o ser humano é atraído e dá mais atenção aos fatos ruins.
Pense nesta hipótese, suponhamos que você se produza para participar de um evento, onde você recebe nove elogios e uma crítica, muito provavelmente será sobre a crítica que você irá pensar.
Por ser assim, as experiências negativas ficam registradas como que em alto relevo, de sorte que, quanto mais conturbada for a infância de uma pessoa, mais relacionamentos conturbados ela irá procurar em sua vida adulta, arrastada pelo seu coração.
Observa-se que meninas que sofreram com um pai adicto em sua infância, na vida adulta tendem a se aproximarem de homens com algum tipo de vício.
isso ocorre basicamente por duas razões, a primeira é o sentimento de conforto por algo já conhecido, ainda que doloroso é menos assustador do que a insegurança e o medo do novo.
a segunda razão, é a extrema vontade de corrigir o passado, como na infância não foi possível ajudar o ente querido naquela situação, na vida adulta de forma não consciente sente-se que conseguirá "salvar" o companheiro, ou seja, dar um outro fim, uma nova versão à história que viveu na infância.
Da mesma sorte, aqueles que sofreram abandono emocional, ou que precisavam mendigar atenção quando criança, é propenso à buscar um parceiro que reproduza a mesma experiência, resultando em relacionamentos abusivos.
O mesmo ocorre com pessoas que não se sentiram amadas e valorizadas na infância, com isso, não se valorizam na vida adulta e se envolvem em relacionamentos com pessoas que não lhes dão valor.
Como foi a forma de amor que ela aprendeu, há um desconforto e estranheza em relacionamentos funcionais, a pessoa sente que falta algo, e não sabe explicar o que é.
Dedo podre, sem sorte no amor, só atraio o que não presta, são exemplos de pensamentos equivocados, a verdade é que tal pessoa está procurando por exatamente isso, de forma que após um rompimento, sempre leva a novas escolhas de mais do mesmo.
O bem que quero fazer, não faço, mas o mal que não quero, esse faço!
Trata-se de um ciclo de autossabotagem. todos, sem exceção, possuímos um nível de autossabotagem, desde uma leve procrastinação até mesmo a compulsão a repetição.
Freud sugere que a busca pelo prazer é uma constante humana, entretanto essa busca é superada pela compulsão a repetição, que pode nos levar a situações dolorosas e comportamentos destrutivos.
Nosso modo de sentir, pensar e enxergar o mundo, resulta da estrutura neural formada através de nossas experiências, especialmente até os sete anos de idade.
Não é nada virtual, ao contrário, trata-se de um complexo e fisiológico sistema, acionado por meio de reações químicas capazes de proporcionar a neuroplasticidade do cérebro.
Em pobres palavras, nossos emoções mudam nosso corpo físico.
É um grande equívoco sugerir que um indivíduo possa descartar uma crença com facilidade, como alguém que cospe, uma vez que elas fazem parte de nossa estrutura neural, é mais difícil e mais doloroso que arrancar uma mecha de cabelo de uma só vez.
Não cabe falar em desconstruir, como se fosse uma obra de alvenaria. assim como ninguém consegue para de pensar, crenças e hábitos são substuidos.
Suponhamos que eu lhe diga para parar de pensar em uma maçã vermelha, e insisto, pare não pensar em maçâ vermelha, nem com casca nem sem casca; perceba em que você acabou de pensar?
Então te digo: Pense em uma banana amarela semidescascada, banana amarela com a metade sem a casca.
Naturalmente a maçã vermelha só saiu de seus pensamentos quando a Banana passou a protagonizar.
A maneira mais eficaz de eliminar um vício, é substitui-lo por um bom hábito.
Da mesma forma, por desuso antigas crenças são descartadas, quando adquirimos novas crenças.
Segundo a ciência, o ser humano só muda radicalmente sua estrutura cerebral, ou seja seu "coração " através de um grande e forte impacto emocional.
A dor de uma perda, a descoberta de um câncer, um divórcio doloroso, uma falência, ou um grave acidente que deixa a pessoa entre a vida e a morte, são exemplos de forte impacto.
A adoção de novos hábitos, reforçados por boas experiências emocionais contribuem para mudança.
O meio em que vivemos, influi positivamente ou negativamente na construção de nova estrutura, se cercar de pessoas positivas, que nos motivem a sermos melhores, é fundamental.
Recentemente a ciência revelou o impacto da oração no cérebro humano, a interação do lobo frontal e o sistema límbico, resultando em momentos em que o cérebro funciona de forma diferente da normal.
Consequentemente, mudanças são percebidas ao longo do tempo. a repetição deste processo resulta na introjeção de bons sentimentos, esperança e otimismo.
Mudar o "coração" é mudar sua forma de sentir, pensar e enxergar o mundo, de fato, a beleza está nos olhos de quem vê, sendo bons nossos olhos, há esperança para o mundo, mas se forem maus , tudo é sem graça, e não há jeito nem pra nós mesmos.
Mudar o "Coração" tem muito que ver com mudar nossa forma de encarar as situações adversas da vida.
Não é possível mudar, sem antes nos conhecer, o autoconhecimento é essencial neste processo.
Quanto mais nos conhecemos maior é nossa empatia.
Somente tendo a dimensão de nossas vulnerabilidades conseguimos expressar o encantador sentimento chamado de misericórdia.
Quanto as demais situações entrelaçadas com o que vivemos e aprendemos na infância, que nos arrastam a situações dolorosas, são neutralizadas apartir da identificação dos padrões.
Ao torná-los consciente, estes, são suprimidos por processos voluntários de condicionamento para nova realidade, uma vez que o cortex frontal é capaz de dominar o sistema límbico, quando sabemos o que estamos fazendo, é a razão dominando as emoções.
Somos o resultado da percepção que temos de tudo que nos aconteceu.
Uma vez que nossa percepção é transformada, uma nova realidade é criada apartir das atuais experiências, ainda que sejam similares às anteriormente vividas.
Portanto, mudar o coração não é tarefa fácil, mas é totalmente possível.
Assim como os objetos, os livros são portais para o passado. Quando mergulhamos em suas páginas, somos transportados para outras épocas, outras vidas e outras perspectivas. Cada palavra escrita por um autor é como uma cápsula do tempo, contendo pensamentos, emoções e experiências que podem ressoar conosco de maneiras profundas e transformadoras. À medida que lemos, as histórias e ideias se misturam com as nossas próprias, criando um diálogo contínuo entre passado e presente. Os livros, assim como os objetos, têm o poder de nos lembrar quem éramos, quem somos e quem podemos nos tornar, enriquecendo nossa jornada através do tempo e do conhecimento.
A forma como vemos Deus e como tratamos tudo que está relacionado a ele revela nossa identidade como cristão.
Liberto dos nobres e gentis
que, como viajantes errantes
passearam no meu reduto
Cobriam-se de brilho. Porém, baço
Falsos, pérvidos, fraudulentos
Gentis e nobres que se devoram
Mas em nome do interesse próprio
Fingem a todos amar
O bom de sermos autênticos é que pessoas covardes e falsas, fogem de você como o diabo foge da cruz. O bom disso tudo é que as verdadeiras pessoas amigas ficam, te telefonam, te mandam mensagens e te procuram para conversar.
Esses dias em conversa descobri que essas pessoas que ficaram, pessoas raizes, verdadeiras e amigas que te olham no olho e te ajudam são ateus, ou seja, não acreditam em Deus.
Olha que interessante, uma pessoa que não acredita em Deus, mas acredita em você. Seria eu um semideus?
Como eu sou livre de preconceitos eu abraço a todos, até os religiosos, por isso na Bíblia diz: “nem todo o que me diz Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus”.
Vejam que a Bíblia é um livro cheio de indiretas para quem anda com ela debaixo do braço, mas eles acham que os versículos não servem para eles também, porque eles são santos e você não!
Gente hipócrita!
Viva a hipocrisia!
A ciência sozinha não consegue curar ou ajudar as pessoas. A ciência nos trata como uma coisa só, mas as doenças são individuais. Cada pessoa é única, e as doenças estão conectadas com seus corações. Precisamos de artes, não somente de medicina.
Impossível não pensar nas similaridades entre Freud e Paulo Freire e em como ambas filosofias e metodologias oferecem a possibilidade da libertação do ser a partir da nomeação de seu mundo.
A psicanálise, assim, torna-se um processo de alfabetização de si.
E o inconsciente, antes ininteligível e inacessível, é trazido à tona, nomeado e transformado em coisa nova. Libertadora.
Vocês já perceberam como perdemos a nossa liberdade de sorrir? E não foi por nenhum decreto, não. Foi por pura falta de estímulo para tirar um simples sorriso sincero de nosso rosto.
Discursou assim Lucius, após ficar ENTUSIASMADO, como que num estado de êxtase, ao contemplar o Cosmos: - como bem se expressou Cláudio Ptolomeu, em seu Almagesto, e com perfeito tom Filosófico-Poético: "quando observo os movimentos serpenteantes dos corpos celestes, meus pés não tocam mais a terra. Eu me vejo na presença do próprio Zeus e me farto de ambrosia".
Quanto a mim, eu, Lucius, sou como que convidado à Presença do próprio Deus, e me farto de Maná, mel dos Anjos, o delicioso e docinho pão que cai do Céu.
Às 16:10 in 13.09.2023
