Nos Conhecemos por Acaso
Empatia é quando conversamos com alguém pela primeira vez e parece que conhecemos a pessoa a vida inteira.
"Às vezes passamos a vida toda com uma pessoa e mesmo assim, não a conhecemos. Derrepentemente aparece uma pessoa e do nada, e nos apegamos de um jeito. Até parece que sempre esteve ao nosso lado nos protegendo. Esse tipo de pessoa que nos faz enxergar muitas vezes o que não conseguimos ver a nossa frente. Tenho muitas pessoas assim. Essas pessoas não guardo só em minha mente, pois as levo em meu coração."
Dedico a você que chegou a pouco e conseguiu povoar meu coração de um jeito, que mesmo que eu queira esquecer... não conseguirei, pois não me conquistou só com palavras, mas com ação. Amigos para sempre!
Aforismo 2 - Tao Te King e comentário
"Só temos consciência do Belo
quando conhecemos o feio.
Só temos consciência do bom,
Quando conhecemos o mau.
O grande e o pequeno são complementares.
O alto e o baixo formam um todo
O tom e o som se harmonizam.
O antes e o depois seguem-se um ao outro.
O passado e o futuro geram o tempo.
O longo e o curto se delimitam
O ser e o não ser geram-se mutuamente.
O sábio executa sua tarefa sem agir.
O sábio tudo realiza - e nada considera seu.
O sábio tudo faz e não se apega à sua obra."
...
Tao Te King.
-------------------------------------------------------
No verso 2, Lao Tsé fala do Principio da Polaridade. Trata-se de um dos sete Princípios Herméticos básicos, que pode ser aplicado a todas as coisas.
O Mestre consciente da polaridade deve saber como agir. Compreende que tudo gera o seu oposto.
A obsessão em ser mestre produz o inverso. O Mestre é aquele que não deseja sê-lo.
O mestre deve compreender o Principio do Gênero, Mestre num momento e discípulo no seguinte, pois não existe aquele que não tem algo a ensinar assim como o que não tem algo a aprender. Mestre num momento discípulo no seguinte e assim sucessivamente. Aquele que se diz mestre apenas é um discípulo a mais.
Só no Absoluto estão contidos todos os conhecimentos por isto somente existe UM Mestre.
Uma atitude demasiado resoluta produz o seu oposto
" A obsessão de viver insinua preocupação com a mente " - John Heider
A obsessão de ser o primeiro mestre leva à condição de ser o derradeiro discípulo.
O Mestre ciente da polaridade da natureza não pressiona para que as coisas aconteçam, deixa que o processo se desenvolver espontaneamente. Forçar ser Mestre gera o não mestre, pois aquele que quer ser o primeiro acaba sendo o derradeiro... esta é a lei da polaridade. Disse Jesus: " Os últimos serão os primeiros"...
O mestre cônscio sabe que constantes intervenções geram resultados inversos.
" O sábio executa sua tarefa sem agir."
O Mestre deve estar invisivelmente presente em suas obras e visivelmente ausente de todas elas, porque ele age pelo seu Ser muito mais que pelo seu Fazer o Dizer. Rhoden
O Mestre deve ensinar pelos seus atos porque o "O mestre é o espelho dos discípulo" e não uma máquina impulsionadora.
Como a inação pode gerar a ação? - Parece paradoxal, mas isto resulta do Principio da Polaridade.
O Mestre ensina com exemplo e não com preleções sobre como deveriam ser, pois cada um tem sua linha própria de compreensão.
Impor gera a desobediência, o mostrar gera o observar, o observar gera o imitar. Assim o mestre deve saber que o discípulo tende a desobedecer quando algo lhe é imposto, mas tende a imitá-lo quando apenas é observado. Forçar o criar discípulos gera anti-discípulos, não querer criar discípulo cria-os... esta é a lei da polaridade. Sabendo como funciona o princípio da polaridade ele o mestre não gera pressões, espera o fluir natural, aguarda o germinar da semente do exemplo. O Mestre planta e espera...
O mestre deve saber que muitas intervenções bloqueiam o discípulo, pois conhece que os ensinamentos são mais eficazes quando transmitidos sem palavras.
O mestre não deve buscar recompensas nem louvores, louvores gera invejas. Ele sabe que não pode dar pois nada lhe pertence propriamente, assim ele não deve ter apego à sua obra.
É na festa americana: que conhecemos a fórmula brasileira de afastar "amigos" que estão sem grana!
Quem pode trazer é bem vindo amigo.
Quem não pode é fulano é bicão!
A saudade passa a morar no coração quando conhecemos alguém que se torna tão especial que você gostaria de passar o dia todo ao lado dela.
Quando conhecemos o amor verdadeiro pela primeira vez podemos perder as estruturas, fazer loucuras, viver com mais intensidade e acabar até nos esquecendo de nós mesmos.
Escolhas
Quando mais nos esforçamos para tudo em nossa volta dar certo, coisas que não conhecemos vem para tentar derrubar as barreiras criadas para o seguimento da vida.
Contudo existe uma diretiva para se escolher e se viver.
As possibilidades alcançadas de um individuo que busca ou tenta ter pra si uma parte particular do outro, muitas vezes o mundo e a imaturidade atrapalha, pois essa mesma imaturidade não é aquela que se diz," ha sou uma pessoa madura", mas na base da logica as escolhas são de um ser não pensante, se a maturidade é um comportamento habitua de conhecimento adquirido e também transportado de um para com o outro, vivido e partilhado. Minhas escolhas falam o quanto maduro eu sou. Pois a maturidade requer uma estrutura de pensamento firmes e ideias inteligentes com o uso das mesmas.
É realmente formidável quando conhecemos pessoas que agregam novos conhecimentos em nossas vidas, obrigando-nos a sair da inércia.
Um dia vamos nos encontrar por aí, fingir que não nos conhecemos e então, no último instante, iremos nos cumprimentar com um abraço apertado, demorado… e em questão de segundos, lembrar de tudo que passamos. Vou perguntar o porquê da aliança em sua mão esquerda e você meio sem jeito vai me dizer que se casou, teve filhos e mora em uma casa com um quintal bem grande com um cachorro daqueles que sempre quis ter, com aquele cara que conheceu depois de mim. Então vai perguntar como está a minha vida, eu provavelmente vou inventar algumas viagens, novos amores e aventuras; logo após vamos trocar telefones — mas nunca ligar — e perder contato novamente. Mas aposto todas as minhas fichas que em algum momento passará pela cabeça dos dois um flash do que poderia ter acontecido se tivesse dado certo.
Na maioria das vezes reclamamos, sentimo-nos injustiçados. Só conhecemos que estamos sendo vibrados e, nenhuma vez, nos lembramos de fazer um exame de consciência para ver se não estamos fazendo alguma injustiça. Saiba que o maior desajuste é o julgamento. A preocupação de estar sendo vibrado, acaba por vibrar o outro, que nada tendo contra, se isenta voltando contra ti mesmo.
O ser humano é fruto de uma coincidência: Por coincidência nos conhecemos; Por coincidência nos amamos; Por coincidência brigamos; Por coincidência nos separamos. E por coincidência...
- Você se lembra da música que estava tocando na noite que nos conhecemos?
- Não, mas eu lembro de todas as músicas que escutei desde que você foi embora.
Meu paradoxo favorito, tão longe e tão perto, tão livre e tão preso, nos conhecemos a tanto tempo e não sabemos nada de nós.Conversamos tanto e não contamos nada.Seguimos num encontro sem nos ver...
Algumas pessoas quando não as conhecemos pessoalmente, apenas através de fotografias, desperta em nós um misto de curiosidade e satisfação. Aguardamos, ansiosos à chegada do grande dia do encontro...e, de repente, ao conhecê-las um pouco melhor, a curiosidade termina, o prazer se desvanece e fica apenas uma enorme decepção.
Expectativa em excesso resulta quase sempre em profunda decepção.
