Ninguém Ama outra Pessoa
"Uma pessoa boa tira você de uma situação ruim, uma pessoa má diz que existem pessoas em situações piores."
Eu tenho uma poesia para bordar
em fios de algodão colorido.
Escrevo com a liberdade que só
a poesia concede, e nenhuma arte
se [atreve...
Poeticamente posso escrever ainda
o quê nem sequer foi vivido,
- e mesmo assim ter muita história
para [contar
Acabei de chegar na Paraíba para
visitar dois amigos: Ariano e Solano.
Porque na Paraíba tudo rima,
até a dor vira poesia.
E no fundo todo brasileiro também
é [paraibano.
Quem abriu primeiro a porta
foi o Seu Marinheiro que logo disse:
"- Temos visão privilegiada do
nosso jardim para o Rio Sanhauá."
E o respondi:
"- Frei Pedro Gonçalves me contou
que o pôr-do-sol mais belo visto do
Rio Sanhauá no Brasil outro igual não há."
Três crianças acenaram da sacada
desejando a minha feliz estadia,
escutei os nomes entre as risadas:
Cícero, Cassio e Vital.
Fiquei admirada
com a empolgação da criançada!...
Porque hoje na Paraíba ainda há
um misto de esperança e desesperança
de um povo que se reinventa debaixo
do sol ou da chuva - e enfrenta a seca
com bravura, e jamais abandona a
ternura...
Na costa bem desenhada e na poesia
tramada com fino algodão, em verdade
voz digo:
"- Paraíba [joia menina], tu moras em meu coração."
Estou em companhia de Cora Coralina,
e de Fernando Pessoa para te dizer
que você é a melhor companhia;
não que os dois não me sejam de grande valia,
a tua presença e teus sabores me concedem
uma intensa felicidade e grande magia...
Um beijo com sabor de araticum
é para mostrar que
o meu coração inteiro faz tum-tum...
um beijo com sabor de baru
é para dizer que és lindo a olho nu.
Fernando Pessoa deve ter escrito à toa
que o poeta é um fingidor,
o poeta não é um fingidor;
ele quando escreve sente
as dores do mundo, e também sente amor,
você tem todo o meu amor...
Um beijo com sabor de curriola
é para dizer que quero ouvir a tua viola.
um beijo com sabor de gabiroba
é para dizer que tens o meu coração;
e nele é o endereço em que você mora.
Eu, Coralina e Pessoa, agarrados nas asas da poesia,
estamos sobrevoando planaltos, planícies e córregos,
e ainda nós não experimentamos
os segredos e todos os mil sabores;
o Cerrado é terra de grandes amores,
brindo- o com todos os louvores!
Um beijo com sabor de cagaita
é para dizer que te conquistarei
de forma nada arcaica - e bem gaiata,
um beijo com sabor de buriti
é para dizer que o meu beijo foi feito para ti.
O Cerrado é a poesia perfeita e que emociona,
a poesia me permite até passear contigo no Cerrado,
e pedir que você se torne o meu namorado;
Coralina me deu coragem
para fazer doces e escrever essa cantiga.
Um beijo com sabor de pequi
é para dizer que te quero aqui,
Um beijo com sabor de mangaba
é para dizer que já sou a tua namorada;
e que estou inteiramente apaixonada...
Eu, Coralina e Pessoa,
escrevemos versos sobre o Cerrado majestoso,
os nossos versos foram escritos
para dizer que é chegada a hora da colheita dos frutos
desse amor infinitamente generoso,
amar de verdade é lindo como o Cerrado,
amar é maravilhoso!
Na medida certa, a calmaria é sempre bem vinda e merece ser amada, aquela que é trazida por um abraço acolhedor, um amor genuíno, a que se encontra nos lugares com sabor de lar, nos beijos de um querer forte e recíproco, em cada pessoa singular, cuja presença traz sentido, daquela também alcançada na arte, na natureza, floras e bichos e, principalmente, a calmaria quando se percebe que vale à pena sonhar, que tudo acontece por um motivo e que Deus não vai mudar e será constantemente um amável abrigo.
Entendo que por mais complicado que seja, às vezes, o amor precisa ser demonstrado de uma forma, talvez, mais amarga na despedida definitiva de alguém que não queremos que vá embora, porém, graças a Deus, sabiamente, percebemos que já não depende da nossa vontade, está fora do nosso alcance, pois algumas circunstâncias são inevitáveis.
Ou quando, após muito lutarmos, desistimos de uma pessoa amada, de grande importância, cuja permanência provavelmente será danosa, pois ela não pretende ficar, deixando isso claro através da sua postura indiferente, da ausência notória da reciprocidade cada vez mais frequente, logo, insistir não será saudável e para ambos, será inconveniente.
Difícil e bastante necessária demonstração de amor a si, ao Senhor, até mesmo para quem está indo ou sendo deixado, considerando que amar verdadeiramente também requer certos sacrifícios, que mais para frente, iremos finalmente compreender que foram necessários para sairmos de um ciclo contínuo de amarmos e não sermos amados.
Quando o Olhar se alegra,
as Pupilas se dilatam,
Forma involuntária e honesta
de demonstrar afeto
para a Pessoa Amada.
Floresça, não viva à toa,
não se desculpe
por ser uma pessoa intensa
que pensa, que sente,
que não só existe,
que faz valer a sua presença,
que respeita e supera limites
independente do que aconteça
entre erros e proezas
e é assim que resiste
tendo em Deus, a sua fortaleza.
Temos tanto em comum,
conversamos sobre
diversos assuntos
alguns sérios
e bem aprofundandos,
e outros bem humorados,
do Cortella à besteiras,
do Bessa e suas poesias,
de filosofia à comédia,
ou seja, temos nossos
momentos de seriedade
e os nossos momentos
pra rirmos com vontade,
partilhamos de uma mesma fé,
de uma forma parecida
de enxergar a vida,
um incentivando o outro
pra não deixar esmorecer,
cada superação, uma conquista divida,
muito difícil de não perceber,
ela tem seu lado dramático,
eu meu lado prolixo,
cada um com sua personalidade,
defeitos e qualidades, claro, faz parte,
entre nós, é livre a sinceridade,
não precisamos de fingimentos,
já aprendemos a lidar
com o jeito um do outro,
sinto que, pra mim,
ela é a pessoa certa,
infelizmente, ela não pensa o mesmo,
algo difícil de aceitar, todavia,
não fico mais surpreso,
não é primeira que o meu coração
consegue me enganar.
Fases, facetas, façanhas em seus momentos de simplicidade, de descobertas, diversos sentimentos, verdades, também algumas contrariedades necessárias, provocando o pulsar do seu coração intenso, grandes vitórias, perdas e aprendizados, risos e choros que não foram vistos, ocasiões de instabilidades, então, o seu ânimo e a sua fé foram testados várias vezes e renovados em outras oportunidades, graças ao Senhor, tem conseguido ser uma pessoa resiliente, de tudo que passou felizmente pôde tirar algum proveito, a arte se manteve presente assim como o grandioso amor de Deus e daqueles que lhe amam e demonstram constantemente, portanto, o seu entusiasmo não pereceu, continuará seguindo em frente.
Dispõe de um olhar tão verdadeiro e expressivo, que nem sempre ela precisa de palavras para expressar claramente o que está sentindo, quando reflete o fervor imponente da sua alma, se está alegre com o seu íntimo, desfrutando de uma paz rara, o calor e atrevimento dos seus instintos, que deixam a sua pele arrepiada, o seu coração profusamente aquecido, partes das suas verdades que se propagam sem que nada careça ser dito.
As suas emoções são intensas, da tristeza ao regozijo, não sabe demonstrar pela metade, uma pessoa que se entrega por inteira, mas que não confia com facilidade, assim, não aceita nenhum tipo de afeto que seja morno, sem expressividade, o seu semblante não nega, não suporta a falsidade, por mais educada que seja, bastando apenas uma troca de olhares para aqueles que a conhecem de fato percebam a diferença, se está incomodada ou bastante satisfeita.
E em certas ocasiões, a partir de seus pensamentos atrevidos que se libertam a qualquer momento, principalmente, durante o avançar da madrugada, propiciando um tom aprazível de mistério, seja acompanhada ou com a sua solitude, uma porção necessária de entusiasmo, uma declaração silenciosa, olhos nos olhos, usando a sinceridade da sua essência, a sua desenvoltura charmosa, as entrelinhas de um lindo poema, um observar que transforma.
A falta de uma pessoa amada que não voltará é tão demasiada que se veste de saudades e se reveste de amor sempre que é lembrada, uma forma de aliviar a dor e de secar as lágrimas.
Seriedade de uma mulher determinada, inteligente, sensata, pelo menos, na maioria das vezes, mas com um sorriso bobo, desinibido de uma criança,
uma alegria que se faz presente, que já é a sua marca registrada como uma demonstração de força de quem ainda não perdeu a esperança, talvez até mais forte do que ela pensa,
uma bênção de Deus para as pessoas a sua volta, uma companhia que vale a pena, pessoa maravilhosa, portanto, aproveite se tiver a chance de conhecê-la.
