Nietzsche Educacao e Cultura

Cerca de 19044 frases e pensamentos: Nietzsche Educacao e Cultura

As crianças e os ignorantes tem algo em comum: eles não sabem, mas diferentemente das crianças, que partem do seu desconhecimento para contemplar e descobrir o mundo, os ignorantes acobertam-se de razões para justificar sua falta de conhecimento e continuam sem saber

Inserida por jeanmacalister

Só conhecimento, em especial a leitura, que podem ser lentes que corrigem visões distorcidas da realidade.

Inserida por carlos_alberto_hang

Se um excursionista se perde nas montanhas, as pessoas organizam uma busca. Se um trem colide, as pessoas fazem fila para doar sangue. Se um terremoto arrasa uma cidade, as pessoas em todo o mundo mandam suprimentos de emergência. Isso é tão fundamentalmente humano que é encontrado em todas as culturas, sem exceção. Sim, existem babacas que não se importam, mas são uma ínfima minoria.

Andy Weir
Perdido em Marte
Inserida por pensador

O brasileiro não precisa ser estudado. O brasileiro precisa estudar.

Inserida por titosenna

A dominação do homem pelo homem não nasce na força daquele que domina, mas na ausência de consciência daquele que é dominado, o que produz a invisibilidade das grades do sistema de dominação. Por isso é necessário História!

Inserida por cesar_luis_theis

É verdade: diferentes culturas determinam diferentes realidades, mas diferentes realidades também determinam diferentes culturas.

Inserida por avefenix

Diante ao triste e devastador incêndio do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro, percebe se mais uma vez o descaso do governo perante a educação e a cultura nacional. Em termos gerais para a maioria da população que não fazem a menor ideia e gravidade do ocorrido. Em termos comuns, explico. Lembrem do fato quando o governo federal se apoderou das contas com dinheiro das poupanças anos passados. Agora o governo federal não mais se apoderou mas consentiu e contribui por falta de interesse da destruição total do principal e maior acervo da poupança cultural do povo brasileiro. Fato este que vai prejudicar diretamente as próximas gerações de estudantes, universitários, museólogos, historiadores, artistas, botânicos, arqueólogos, cientistas, pesquisadores, professores, etc. brasileiros e internacionais. Em suma um fato de politicas publicas equivocadas de abandono perante um dos mais importantes patrimônios culturais públicos, que seria de propriedade natural de todo o povo brasileiro, que a partir da perda do Museu Nacional fica imensuravelmente pobre. E indo, alem mais, diante de um dos maiores crimes contra a cultura nacional e universal diante o ocorrido. Qualquer homem publico da cultura e da educação ou politico que falar, hoje, em reconstrução do acervo do Museu Nacional. Reafirma se na triste condição como total imbecil, despreparado, alienado, mentiroso ou analfabeto.

Inserida por RicardoBarradas

O lar é um local que circula amor, relações emocionais, respeito em união, histórico e tradições familiares, sabores e perfumes particulares. Pois se nada disso tiver não passará de uma propriedade ou imóvel.Da mesma forma que um museu é um local que circula saberes, que tem um acervo de uma coleção ou da união curatorial expositiva de varias coleções que seguem uma linha de pensamento e de cultura. O histórico de como se originou este colecionismo também é muito importante. Assim é um local de preservação histórica, artística, politica, religiosa e social que interagem para novos estudos e a formação de profissionais, de pesquisadores e de estudantes de todos os níveis da educação nacional e internacional. No caso dos museus, muitas vezes o próprio local é um próprio imóvel da realeza, da religião, da aristocracia local que guarda em si, uma historia de uma época e uma cultura. Distante deste conteúdo e acervo não é um museu e sim um simples espaço cultural.

Inserida por RicardoBarradas

Não existe nada mais comum em nossa sociedade que adiarmos nosso auto-conhecimento e o crescimento pessoal.

Inserida por Todeschi

Politica, Arte e Medicina são bem semelhantes. Todo mundo acha que entende um pouquinho e se sente capaz de dar palpites.

Inserida por RicardoBarradas

A arte ficcional em forma de mito, concorre diretamente com a verdadeira historia social, religiosa e politica, quando não há o pleno conhecimento da cultura e do patrimônio.

Inserida por RicardoBarradas

Creio em politicas publicas constitucionais não para o embate político partidário de qualquer natureza e muito menos nas oriundas e embasadas em estudos teóricos acadêmicos de grupos e universidades. Pois infelizmente o que temos tido nos últimos tempos são programas de politicas equivocadas tendo como horizonte o pragmatismo de uma intervenção social anticapitalista para a construção de uma outra sociedade democrática, que na pratica infelizmente, não existe. As verdadeiras politicas publicas em meu entendimento devem surgir da própria comunidade via lideranças religiosas e culturais locais, associações de moradores, cooperativas e sindicatos de trabalhadores, grupos de professores de ensino médio, agentes de saúde e pequenos empregadores locais que conhecem e vivenciam a realidade de forma direta sobre o que falta e o que constitui diariamente um tropeço para a melhor qualidade de vida, dentro do aceitável local. De certa forma, por mais que pareca que eu seja contra as políticas neoliberais, sexistas, homofóbicas, racistas e de opressão de classe, não sou. Eu só acredito que as politicas publicas de governo gerais devem congraçar a totalidade comum da sociedade e não ter a tipicidade de ser direcionada para nenhuma comunidade, classe ou problema especifico. Em via de regra, creio na luta a favor da vida, da família, das crianças, dos trabalhadores e dos aposentados cidadãos locais que paulatinamente vem perdendo o vigor, interesse e intensidade para algumas mobilizações e movimentações sistemáticas das pessoas comprometidas midiaticamente que são originarias e militantes engajadas das lutas antirracismo, das lutas contra a hetereducatividade, das lutas contra o machismo, contra as institucionalidades e as lutas anticapitalistas. Enfim, creio em politicas publicas em macro para a maior parte da população emudecida e silenciosa marginal que por persistência habita a própria sorte a base da piramide social por invisibilidade e cada vez menos politicas em micro contemplando privilegiadamente alguns escolhidos por fazerem parte de pequenos grupos mais coloridos, barulhentos, inventivos e de certo modo bem melhores representados.

Inserida por RicardoBarradas

Quando, quando...
pararmos de repetir fórmulas, orações e textos alheios.
Quando tivermos mais coragem de Ser: aquilo que somos.
De pensar por si mesmos, sem precisar de muletas.
Cantar sua própria música, dizer o seu poema.
Quando a gente sair da atitude de omissão e comodismo.
Despertar da anestesia do conforto - Comfortably numbs
(como diz aquela canção do Pink Floyd).

E curar o medo de ser diferente; quando conseguir levantar
a cabeça acima da boiada - a caminho do brejo,
do matadouro ou do curral eleitoral...

e isso vale pra tod@s Brasileir@s :
uma gente que idolatra times e jogadores de futebol;
mantém igrejas e religiões; líderes e partidos políticos
enquanto subestima e ignora a Arte e a cultura de seu povo.

Que o Divino Espírito Santo nos ilumine
e cure da cegueira do materialismo,
da mentalidade limitada e mercantilista,
de toda alienação e estupidez.

Menos estádios e mais Museus !

Inserida por romulo_andrade

O retrocesso faz parte da jornada para o sucesso de todos aqueles que nunca deixaram de sonhar pelos processos que seria possível, um dia por repleto, conquistar, mudar e construir.

Inserida por RicardoBarradas

Preciso de acertos. Ultimamente tenho esquecido de ir aos shows, comprar cd's, comprar quadros (mesmo que a prestação), comprar livros, assistir palestras e lançamentos de outras coisas como a morte da idiotice. Eles que criam coisas com esforço e as vezes com linguagem por detrás da palavra. Pessoas que passam tempo a criar arte, a pensar. Sobretudo a inventar concertos do grande público. Eles não dão concerto. Dão acertos na alma.

Inserida por M2810

Pessoal acordem, Brasil não é tão lindo igual todos o vêem, Brasil é um país que está passando por diversas coisas, intervenções militares no estado do Rio de Janeiro é um dos exemplos, não "é" hora de discutir o que é cultura, até porque cultura segundo Geertz não tem um significado único, cultura é construída igual uma teia de aranha, a cada dia algo se torna cultura. A culpa do Brasil está nessa situação decorre de fatores históricos de desigualdade, e outros demais afins. A situação decorrente da corrupção que se estende sobre o Brasil e a América latina não é algo causado por uma pessoa, é algo causado pela corja que a sociedade elegeu para os representar mediante ao plenário, mediante ao estado, mediante a câmara... Brasil está em uma situação gritante, onde pessoas passam fome, passam frio, passam cede, De quem é a culpa ? A culpa está distribuída a todos os cidadãos deste Brasil...
O problema não estar em não discutir política, o problema não está somente nos candidatos, e sim na população que não consegue ver uma saída para esta grande problemática em que estamos, existem políticos que não tem nem ao menos um bacharelado, políticos doutores ? É raro...
De fato, estou colocando a minha opinião, não quero que aceitem, até porque opinião cada um tem a sua, quero que a respeitem mediante a minha visão sobre o Brasil.
Temos atualmente o presidente Michel temer, dizem que ele tem uma péssima fama, e que quase ninguém aprova seu governo, batemos panelas contra a Dilma Rousseff e ela saiu, estamos insatisfeitos com o Temer, e porque ele não sai ? Pois grandes empresários estão do lado dele, acha que reforma da previdência visa melhorar a sua qualidade de vida ? Acha que reforma da educação que quer tornar opcional algumas matérias visa o melhor ensinamento ?
Há ainda pessoas que acham que a filosofia e sociologia não tem importância, porém tem muita importância, até porque estás ciências visão aguçar o pensamento crítico do ser humano, e o fazer sair do senso comum, olhar pra algo e ver que o problema não está somente em um único lugar, ou seja, temos que ver que o problema do Brasil não está somente nos políticos, até porque quem os colocou lá fomos nós o povo.
O Brasil é governado por empresários, por pessoas que tendem só capital... Hoje você só é importante se tiver o famoso "status"... "Quando se nasce pobre, ser estudioso é o maior ato de rebeldia contra o sistema"

Inserida por Igor271

PENSAMENTOS HÍBRIDOS

De João Batista do Lago

*****
A democracia, quando luta de todos,
é expressão do absoluto político;
mas, quando luta de partidos,
é absoluta expressão da miséria humana
(João Batista do Lago)

Não preciso da tutela de quaisquer heróis da mundidade do mundo;
meu herói é poema,
nele está toda verdade
(João Batista do Lago)

Toda Alma sem Espírito é zumbi
na seara das cidades sem alma;
sem espírito
(João Batista do Lago)

Eleição é rota para união de todos;
o eleito terá que ter todos em-si
(João Batista do Lago)

Imiscuir-se em Política não é intromissão;
é missão do cidadão consciente
que busca a verdade “sui”
(João Batista do Lago)

Necessário nascer-se a cada morte inconsciente:
morra-se diariamente;
nasça todos os dias
– a morte nada mais é que o nascer-se consciente.
(João Batista do Lago)

Sê dono da tua vontade;
ela é toda verdade que nasce em ti.
Mas se tiveres dúvidas, para.
Não continues para que não te enganes com falsos caminhos.
A verdade é labirinto:
nela há muitas trilhas e passagens,
mas deves procurar a ponte para a saída,
que é única
(João Batista do Lago)

Vês aquela Igreja…
aquela escola…
aquele palacete!
Onde se encontram os seus construtores?
Onde eles habitam agora?
Por ventura conheces algum?
Te ocorreu procurar por eles?
Então não o tomes por ignorantes;
tampouco o incomodes com a tua ignorância…
(João Batista do Lago)

Inserida por joao_batista_do_lago

Manifesto para o diretor da FUNAI

“Senhor, peço sua licença para levantar a minha voz pela vida. O infanticídio de crianças indígenas é vergonhoso e revoltante.
Tenho lido que alguns antropólogos não são favoráveis ao diálogo entre as culturas e a qualquer tipo de interferência.
No entanto, deixar essas pequenas criaturas serem sacrificadas porque nasceram diferentes é fechar os olhos para o desumano.
É repetir ou permitir que repitam o espetáculo sangrento e grotesco das câmaras de gás de Adolf Hitler que o mundo tanto condena.
Deixar que crianças indígenas brasileiras sejam assassinadas porque existe essa cultura de morte em seu povo, é o mesmo que abrir-lhe a sepultura com as próprias mãos. Eu salvei Endi, e outros quem os salvarão?
Esses povos precisam ser chamados ao diálogo franco e sereno. “Alguém precisa tocar-lhes o coração e mostrar-lhes que uma mudança na cultura, não irá apagar sua história, pelo contrário, a valorizará, pois tudo é dinâmico e o mundo está em constante evolução.”

Do livro: As Filhas de Geruza

Inserida por elenimariana

Eu queria:
"Que as pessoas se manifestassem menos, se ocupassem mais com aquilo que é proveitoso, enxergassem mais seus defeitos e apontassem menos os defeitos do próximo, trabalhassem menos e se ocupassem mais com vossas famílias...
Acredito que é querer demais! Bom, se ao menos elas reconhecessem o tamanho do seus pecados, e se arrependessem e acreditassem no evangelho; isso com certeza ocorreria...
"Retornem ao evangelho"".

Inserida por BARBOSAThiago

"Quer atrair pecadores a Cristo? Anuncie o evangelho e abandone os meios carnais de entretenimentos; onde não ocorrem conversões devido a carnalidade e o fato de não conhecerem a santidade de Deus."

Inserida por BARBOSAThiago