Nelson Mandela
Eu agradeço aos DEUSES que existem
Eu agradeço por me fazerem indomável
Eu sou o dom do meu destino
Eu sou o capitão da minha alma.
A morte é inevitável. Quando um homem fez o que considera seu dever para com seu povo e seu país, pode descansar em paz.
Que nunca, nunca, nunca mais esta bela terra experimente novamente a opressão de um pelo outro e sofra a indignidade de ser a escória do mundo. Que a liberdade reine!
A prisão não rouba apenas sua liberdade, ela tenta privá-lo de sua identidade. Todos vestem o mesmo uniforme, comem a mesma comida, seguem o mesmo emprego do tempo.
“Perigos e dificuldade não nos travaram no passado e não nos assustarão agora, mas devemos preparar-nos para eles, como homens determinados quanto ao que pretendem e que não perdem tempo com conversas vãs e inacção.”
Quando penso no passado, no tipo de coisas que me fizeram, sinto-me furioso, mas, mais uma vez, isso é apenas um sentimento. O cérebro sempre domina e diz-me: tens um tempo limitado de estada na Terra e deves tentar usar esse período para transformar o teu país naquilo que desejas.
Eu lutei contra a dominação branca, e eu lutei contra a dominação negra. Eu nutri o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal que espero viver para alcançar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer.
Eu me retiro com a consciência tranquila, sentindo que cumpri meu dever, de alguma forma, com meu povo e meu país.
A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias.
Sobre o racismo... vou confessar que as vezes da vontade de sacudir uma pessoa preconceituosa e dizer “A tua ignorância não te leva a nada” mas dizer muitas vezes, até aquela frase ficar corroendo a mente de quem age desse jeito. Mas será mesmo ignorância? Será burrice? Ou será fraqueza mental? Se é que existe isso de “fraqueza mental”, pra mim isso é babaquice, me desculpe o termo usado. Racismo é uma burrice coletiva sem explicação. Mas felizmente, ainda existem pessoas que nos impressionam, por sua vontade de acabar com o preconceito. E concordo plenamente com o que Nelson Mandela uma vez disse, “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” Racismo é morte intelectual, e principalmente... mental!!
Eu acredito em políticos sim Gandhi, Nelson Mandela, Che Guevara, Mujica foram e são políticos e não é possível que em 200 milhões de pessoas não exista pessoas que lute por ideias assim como eles lutaram, Então se eu parar de acreditar seria esperar muito pouco de um país tão grande e diversificado como o Brasil, no dia que eu parar de acreditar eu vou buscar a sair do país e mudar minha nacionalidade renunciando a brasileira...
Hoje não vim prestigiar o Mahatma Gandhi, Nelson Mandela, e tão pouco Martin Luther King... Hoje vim falar dos grandes heróis nacionais, como António Agostinho Neto, Holden Roberto e Jonas Savimbe. Também outros homens e mulheres que deram a sua vida em defesa da pátria, para que hoje os seus compatriotas vivessem em liberdade. Tal como Luther King, eles também tinham um sonho: Ver Angola livre dos opressores;
Bem como o Nelson Mandela, Não há caminho fácil para liberdade: Então eles não se conformaram com a facilidade, até porque facilidade fragiliza e a dificuldade fortalece e hoje temos um País que a cada dia cresce !! Estiveram confiantes de que venceriam os opressores e optimistas esperando pelo melhor... Hoje o melhor chegou e nem todos eles puderam desfrutar do seu objectivo que é a Independência de 🇦🇴, então por eles vamos celebrar agora !!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp