Biografia de Nelson Mandela

Nelson Mandela

Nelson Mandela (1918-2013) foi um líder político africano. Foi o principal representante do movimento contra o regime de Apartheid. Em 1993, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Foi presidente da África do Sul de 1994 a 1999.

Nelson Mandela nasceu em Mvezo, África do Sul, no dia 18 de julho de 1918. Nascido em família de origem tribal da etnia Xhosa, recebeu o nome de Rolihiana Dalibhunga Mandela. Em i925 recebeu da professora primária o nome inglês de Nelson. Aos nove anos de idade, com a morte do pai, foi levado para a vila real onde ficou aos cuidados do regente do povo Tambu.

Em 1939 ingressou no curso de Direito na Universidade de Fort Hare, a primeira a ministrar cursos para negros. No final do primeiro ano envolveu-se com o movimento estudantil num boicote contra a falta de democracia racial, sendo expulso da universidade. Em 1943, morando em Joanesburgo, concluiu o bacharelado em artes na Universidade da África do Sul. Concluiu, por correspondência, o curso de Direito da Universidade de Fort Hare, que mais tarde veio lhe conceder o título de “Doutor Honoris Causa”.

Em Joanesburgo, Nelson Mandela se depara com o regime de “Apartheid” o terror imposto à maioria negra. A segregação racial, a falta de direitos políticos e civis, e o confinamento dos negros em regiões determinadas pelo governo branco. Liderando o Conselho Nacional Africano (CNA), o principal instrumento de representação política dos negros, fundou em 1944, A “Liga Jovem do CNA”, principal representante na luta contra o regime de “Aparteid” – legislação que segregava os negros no país.

Em 1956, Nelson Mandela é preso pela primeira vez, acusado de conspiração. Em 1962 é caçado pelas autoridades brancas da África do Sul, e em 1964 é condenado à prisão perpétua, em Rodben Island, à margem da cidade do Cabo. Em 1980, um plebiscito aprova o fim do regime. Em 1990 Nelson Mandela foi libertado.

Em abril de 1994, Nelson Mandela foi eleito presidente da República da África do Sul, governando até 1990. Recebeu diversos prêmios internacionais pela luta em favor dos direitos humanos. Anunciou seu apoio à campanha de arrecadação de fundos contra a AIDS. Faleceu em Joanesburgo, no dia 5 de dezembro de 2013.

Acervo: 48 frases e pensamentos de Nelson Mandela.

Frases e Pensamentos de Nelson Mandela

A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.

Nelson Mandela
6.1 mil compartilhamentos

Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes.
Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta.
Nos perguntamos: "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?" Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?...Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você.
E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo.

Nelson Mandela
3.2 mil compartilhamentos

Bravo não é quem sente medo, é quem o vence.

Nelson Mandela
934 compartilhamentos

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.

Nelson Mandela
11 mil compartilhamentos

Não há nada como regressar a um lugar que está igual para descobrir o quanto a gente mudou.

Nelson Mandela
1.4 mil compartilhamentos