Nao quero Viver na Ilusao
Quero dizer-vos a diferença entre o lobo e o homem: nenhuma, excepto uma, na velhice... o lobo entra nos bosques para esperar o seu fim sozinho: o homem, quanto mais sente que a morte se aproxima, mais busca companhia, mesmo se ele se aborrece e se ela o aborrece.
Sou um homem simples. Tudo que eu quero é sono suficiente para dois homens normais, uísque suficiente para três, e mulheres suficientes para quatro.
Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.
Nota: Adaptação de trecho do poema de Fernando Pessoa.
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.
Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.
Tão bom morrer de amor! E continuar vivendo...
Tenho em mim todos os sonhos do mundo.
Nota: Trecho do poema Tabacaria de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa.
A alegria evita mil males e prolonga a vida.
A vida é muito importante para ser levada a sério.
Nota: Apesar de ser o autor da ideia, o escritor nunca falou dessa forma exata. Sua verdadeira citação tem uma pequena adaptação: que a vida é muito importante para se falar seriamente sobre ela ("Life is much too important a thing ever to talk seriously about it").
...MaisPouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal.
Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.
A arte de viver é simplesmente a arte de conviver... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!
A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo.
Nota: Trecho adaptado do "Livro do Desassossego", de Fernando Pessoa (heterônimo Bernardo Soares).
...MaisPara viajar basta existir.
Nota: Trecho de poema do "Livro do Desassossego", de Bernardo Soares (heterônimo de Fernando Pessoa).
...MaisSomos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.
Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana.
Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso.
