Nao quero Viver na Ilusao
Pois minha imaginação não tem estrada. E eu não gosto mesmo da estrada. Gosto do desvio e do desver.
Nota: Trecho da entrevista "O presente de um poeta" publicada no Jornal Valor, de Curitiba, em 16/03/2012.
...MaisNão consigo acreditar que o mesmo Deus que nos deu inteligência, razão e bom senso nos proíba de usá-los.
Se uma causa exterior te perturba, a tua aflição não vem dessa causa, mas, sim, do teu juízo a respeito dela. Em teu poder está a possibilidade de diluir essa aflição. Se teu desgosto decorre de uma disposição interior, quem te impede de corrigir teu estado de espírito.
Não é em imaginação que fico mais calma e que me encho de esperança quando olho o céu, as nuvens, a Lua e as estrelas. É um remédio melhor do que a valeriana e o bromo. A natureza torna-me um ser humilde, torna-me capaz de suportar melhor todos os golpes.
Não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo; a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará jamais.
Nota: Trecho de texto muitas vezes atribuído, de forma errônea, a Mário Quintana.
Meus sonhos não são difíceis de se adivinhar
Pois você é sempre a minha inspiração
Nos becos, nos lugares, aonde quer que eu vá
Você é sempre a dona do meu coração
Por isso é que eu sigo em paz
Sem saber, mas não me leve a mal
Por isso é que o sol continua a brilhar
Quando digo que te amo
Minha esperança é imortal. E eu repito, IMORTAL! Sei que não dá pra mudar o começo, mas se a gente quiser, dá pra mudar o final.
O débil, acovardado, indeciso e servil não conhece, nem pode conhecer o generoso impulso que guia aquele que confia em si mesmo, e cujo prazer não é de ter conseguido a vitória, se não de sentir capaz de conquistá-la.
Ninguém é digno do pódio se não usar suas derrotas para alcançá-lo.
Ninguém é digno da sabedoria se não usar suas lágrimas para cultivá-la.
Niguém terá prazer no estrelato se desprezar a beleza das coisas simples no anonimato. Pois nelas se escondem os segredos da felicidade.
As pessoas têm de perceber...que ficar nu não é obsceno. O importante é sermos nós mesmos. Se todas as pessoas fossem o que são, ao invés de fingirem que são o que não são, existiria a paz.
Toada do Amor
E o amor sempre nessa toada!
briga perdoa perdoa briga.
Não se deve xingar a vida,
a gente vive, depois esquece.
Só o amor volta para brigar,
para perdoar,
amor cachorro bandido trem.
Mas, se não fosse ele, também
que graça que a vida tinha?
Mariquita, dá cá o pito,
no teu pito está o infinito.
Se nos apegamos tanto às coisas e às pessoas, quando elas partirem não partirá também uma parte de nós? É muito melhor nos apegarmos a pensamentos para sempre do que àquilo que agora está aí e que, um instante depois pode desaparecer.
Aquele amor poderia ter me matado
Como mata centenas de mulheres por aí
Certos amores não passam
De uma bomba a ser desativada a tempo
A Jornada
Não importa o quanto você pergunte, o quanto você busque, o quanto você procure, o quanto você conheça - você nunca terá todas as respostas.
Mas acredite: isso é muito bom. Seria muito tedioso um mundo sem descontentamento.
Portanto, agradeça tudo que te descontenta e te intriga, porque isto é que dá graça à vida!
E nesta vida nada existe e nada importa mais que este único momento que você está vivendo.
Não existe passado, não existe futuro, não existem perguntas, não existem respostas.
A única coisa que existe é o aqui e o agora!
Se você não está satisfeito com isso, use essa insatisfação a teu favor e nade incansavelmente até morrer na praia.
No final você verá que a graça de tudo não está na praia, mas no caminho que você percorreu para chegar até ela.
