Nao podem ser Explicadas mas Sentidas
Síndrome do Cristiano Ronaldo: a armadilha de querer ser o melhor a qualquer custo
Vivemos em uma era onde o desejo de ser o melhor muitas vezes ultrapassa os limites saudáveis da ambição. Chamo isso de “Síndrome do Cristiano Ronaldo” — não por desmerecer o atleta, mas por representar essa figura idealizada de perfeição, superação e busca incessante por ser o número um. O problema surge quando essa busca deixa de ser um objetivo pessoal e se torna uma comparação constante com o outro, alimentando sentimentos como angústia, ansiedade e ganância.
Um mestre do boxe me disse certa vez: “o adversário que você precisa vencer todos os dias é você mesmo”. Essa frase me marcou. Porque a verdadeira evolução acontece quando buscamos ser melhores do que fomos ontem, e não melhores do que quem está ao nosso lado. Comparar-se o tempo todo com os outros gera frustração, e muitas vezes nos leva a trilhar caminhos tortuosos.
Quando queremos ser o melhor a qualquer custo, corremos o risco de agir por interesse, nos aproximando das pessoas apenas para alcançar nossos próprios objetivos. Surge também a inveja — não aquela que admira e se inspira, mas aquela que deseja o que o outro tem sem reconhecer o valor do esforço alheio. Isso é perigoso. Precisamos aprender a admirar o próximo, reconhecer quando ainda somos pequenos e nos inspirar naqueles que estão em um estágio mais avançado da caminhada.
Convivi com isso no meio esportivo e universitário. Ali, vi de perto os dois tipos de pessoas: aquelas que somam, que admiram, que compartilham o caminho; e aquelas que se aproximam sem admiração, apenas por conveniência. São atitudes bem diferentes e que geram consequências diferentes.
Hoje, olho para tudo isso com mais maturidade. Entendo que muitos erram por não terem tido ainda a oportunidade de refletir profundamente sobre suas ações. E nesse ponto, cito Cristo como minha maior referência. Ele nos ensinou a amar ao próximo como a nós mesmos. Quando internalizamos esse ensinamento, passamos a lidar com mais leveza, paciência e compreensão diante dessas adversidades humanas.
E foi nesse contexto que fiz uma reflexão sobre Jesus e seus apóstolos, a qual me ajudou a compreender melhor as relações humanas. Jesus, mesmo sendo o Filho de Deus, teve níveis diferentes de amizade:
Os íntimos (Pedro, Tiago e João): os que estavam com Ele nos momentos mais profundos, nos milagres mais marcantes e na hora da dor.
Os necessários: os demais discípulos que, mesmo não tão próximos, foram essenciais para a missão acontecer.
Os estratégicos: como Judas, que mesmo sendo parte do grupo, tinha um propósito específico, ainda que doloroso, na jornada de Cristo.
Nem todo mundo que caminha com você está na mesma profundidade. E está tudo bem. O erro está em não discernir isso e se decepcionar por esperar do estratégico o que só o íntimo pode oferecer.
Hoje, entendo que muitos ainda não enxergam a vida com essa clareza. Estão presos em ciclos de comparação e competição. Mas quando trago à memória o que Jesus nos ensinou — "amem uns aos outros como a si mesmos" — tudo se torna mais leve. Amar não significa ser íntimo de todos, mas respeitar cada um dentro do seu espaço, com paciência e sabedoria.
Afinal, ser o melhor não significa estar acima dos outros — significa estar inteiro consigo mesmo, amando, evoluindo e servindo.
Senhor, me ajuda a abandonar toda pornografia, todo vício secreto, toda sujeira da alma. Quero ser limpo como o Teu sacrifício nos ensinou a ser.
Filho nenhum tem a obrigação de ser bonito, inteligente e estar acima da média.
Filho tem que ser ele próprio, com suas condições e com o seu tempo.
O resto é apoio.
Às vezes, o que falta para um louco ser venerado é somente a fama.
Deve ser por isso que ela é muito cobiçada.
"Ser chama que aquece, luz que guia, amor que inspira — viver para a glória de Deus é ser instrumento da eternidade."
Quem sou eu para ousar ser alguém?
Quem sou eu, ninguém?
Sou insignificante, nada especial.
Passo despercebido, sem ser notado, talvez o que eu diga possa ter mais valor do que eu.
Sou uma sombra, invisibilidade, às vezes apenas uma passagem em algum momento da vida de alguém.
Talvez eu só exista para ajudar, fui apenas alguém que apareceu no caminho de alguém querendo ser útil.
Quem sou eu, por um instante da vida, às vezes sério, outras vezes sorrindo, rindo, chorando, parecendo uma criança.
Eu não sou, e quando penso que me tornei alguém nesta vida, meu tempo aqui acaba e agora eu não existo mais, quem sabe, talvez eu seja ao menos uma lembrança para alguém que fique.
**"Sou um paradoxo vivo.
Gosto de ser feliz, mas vivo invadido por pensamentos tristes.
Queria ser leve, mas me tornei denso — resultado de tudo que me quebrou ao longo do caminho.
Às vezes me faço de frio, de durão, de quem não liga.
Mas a verdade? Eu ligo. E ligo demais.
Me importo com coisas que ninguém vê. Sofro calado. Amo em silêncio.
Mesmo despedaçado, eu ajudo.
Mesmo sem respostas pra mim, tento dar força pros outros.
Mesmo sendo caos por dentro, ofereço abrigo por fora.
Sou feito de extremos:
Sol e tempestade.
Razão e emoção.
Silêncio e grito.
Sou um quebra-cabeça incompleto tentando se montar com peças que a vida levou.
Mas sigo aqui… buscando me entender, me aceitar, me reconstruir.
Não sei por onde começar, mas sei que ainda tô tentando.
E só isso… já diz muito sobre mim."**
Leve amor
Dançar a Dança da Vida
Com você
Repousar e ser feliz
Do seu lado
Oh, eterno namorado
Contigo escolho viver
Dia após dia
Numa espiral de alegria
Num constante crescer
Cada novo amanhecer
Repleto de vida, sonhos, encanto
Embalados por quem tanto
Escolhe SER
E o seu melhor entregar
A cada instante reafirmar
O compromisso de viver
Um grande amor
Superar qualquer dor
Repousar e ser feliz
Com quem a ti chega e diz
Sente o meu calor
Aquieta em meus braços
Rende-se ao meu olhar
Do mais puro amor
Contempla o meu riso
Que é incansável pra ti
Contigo sou mais feliz
A ti eu escolho amar
Um músico profissional e aquele que faz o trabalho, entrega o produto e que se espera ser competente, porém quando o trabalho não é mais interessante ele muda de trabalho, e encerra-se o contrato e segue seu caminho em busca de novos objetivos, e está tudo certo por isso.
O músico amador é aquele que faz tudo por amor, com excelência e esmero também, pois muitos são experientes (não iniciantes, pois existe essa confusão entre os casos)e investem buscando qualidade em equipamentos sem receber nada e sem pretensão de ter honorários... É aquele que fica sim muitas vezes decepcionado por ser deixado de lado, pois seu trabalho (teoricamente inferior, porém é um estigma sem comprovação) é feito com muita entrega, como a oferta da Viúva, entregando a Deus tudo que tem, ou seja, a melhor oferta...
- Relacionados
- Frases de Amor Não Correspondido
- Frases de desprezo para quem não merece mais a sua atenção
- Amor não correspondido
- Frases de raiva que dizem o que você não consegue falar
- Mensagens sobre ser pai e mãe
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Frases sobre sorrir que te inspiram a ser feliz
