Nao Magoe uma Mulher
Nenhuma pessoa permanece imaculada
com uma análise minuciosa de sua vida.
E isso é absolutamente normal.
Não somos deuses de perfeição.
Somos humanos.
Demasiadamente humanos.
"Empreender é como plantar em solo fértil: cada ideia, como uma semente, precisa do tempo certo para florescer."
Rafael Serradura, 2024
Uma sinfonia inacabada, composta por notas silenciosas, melodias que ecoam apenas em nossos corações.
O uso de drogas é uma admissão tácita de uma verdade proibida. Para a maior parte das pessoas, a felicidade encontra-se fora do alcance. A satisfação é encontrada não na vida diária, mas em fugir dela.
Ondas e pessoas
Uma a uma as ondas chegam,
quebram na praia.
Uma a uma as pessoas chegam ao mar
E eu a contemplá-lo como se não existisse.
Mas é real.
Pode-se tocá-lo, mergulhar
Em profundas ondas...
O pescador com a família sonda as águas.
Choveu e tudo toma cor de cinza.
Céu e mar, um corpo só.
Céu no mar.
As águas sondam o pescador com a família.
Ao longe, mãos, braços, corpos que trabalham
Já não sondam mais.
Sol ou chuva?Não importa...
Gente e rede, um corpo só!
Gente na rede!
Os frutos pulando, murmurando sons de morte.
Um a um, fruto e gente, deixam a rede.
Sol – chuva – mar.
Novamente frutos na rede...
Vida que não se quebra.
Outra vez gente na rede.
Mar.
Gente.
Rede.
Frutos.
Assim, sucessivamente, até que
os braços deslizem pelo corpo e encontrem
a terra para repousarem eternamente.
Out/1978
Meu coração é um vulcão adormecido, coberto por uma crosta de pedra. A lava fervente da paixão se esfriou, solidificada pela dor. Agora, só cinzas e poeira restam, um lembrete do que um dia ardeu.
Amor com flores 🪷
Eu nunca vi pessoalmente, nem senti o olor, nem toquei uma das flores que mais me encantam: a Nymphaea nouchali, ou a flor de lótus, símbolo budista de pureza espiritual. Apesar da beleza, como parte do seu ciclo natural, essa flor desabrocha em águas lodosas. Durante a noite, suas flores se fecham e submergem. Mas quando os raios solares incidem novamente, as pétalas se abrem e elas reaparecem. Dentro da espiritualidade, este percurso da lama à luz simboliza pureza, renovação e vida eterna.
Eu tenho duas tatuagens de flor de lótus e farei outras. A simbologia do renascimento e a delicadeza com que se comporta seu ciclo (a planta procura águas rasas para que suas raizes se fixem na lama, enquanto o caule permanece na água e as pétalas na superfície) são, para mim, fonte de inspiração e sabedoria.
Essa leveza de pairar sobre a água é a mesma que procuro nos relacionamentos… eu me vejo na flor de lótus, pois minhas raízes, embora estejam em águas cristalinas e límpidas, foram germinadas na lama, nas dificuldades que cercam a vida de quem é intenso e se importa demais. No Egito antigo, devido ao seu ciclo solar, a flor de lótus representa o nascimento e renascimento. Suas sementes podem ficar até 5 mil anos em estado de dormência até que se encontre em condições adequadas de umidade e temperatura pra germinar. Por isso ela também é sinônimo de longevidade. Eu amo a analogia da vida com o ciclo dessa flor… a beleza, a leveza, podem vir dos mais profundos lamaçais de dor e sofrimento pelos quais já tenhamos passado. Cria-se uma resistência, uma insistência em permanecer magnífica na superfície, em se mostrar à luz do sol, mesmo atrelada à lama! Quando se gosta de flores, o primeiro ímpeto é arrancá-las, embala-las num buquê, mantê-las num vaso… é diferente com a flor de lótus. A beleza dessa flor reside em deixá-la seguir seu ciclo, naturalmente. Do contrário, ela teima, não se abre, não sobressai sua magnificência de cores. Fora do seu habitat natural dura apenas 48 horas. Não, essa flor não serve aos desejos de noivas pra enfeitar buquês efêmeros, nem pra ornamentar lares em vasos. Ela serve à apreciação natural, em meio à calma e silêncio.
Depois de um tempo, eu percebi que há uma certa semelhança dos bons relacionamentos com a flor de lótus: prezam a longevidade em detrimento das efemeridades; aguardam pacientemente condições confortáveis para germinar, desabrochar e fincar suas raizes; embelezam a vida dos que sabem apreciar suas singularidades; perfumam os espaços…tornam-se raros e desejados.
Viver o amor tem de ser assim, com leveza e maturidade. Longevidade e calma… apreciando o que há de belo no outro e se mostrando à luz do sol, límpido e cristalino, ainda que toda quietude tenha sido construída no fundo de águas argilosas.
Todavia não ser apenas calmaria, mas como a sensação lúbrica que causa o perfume das flores, inebriar e conduzir ao amor lascivo e impetuoso.
Viver o equilíbrio entre mostrar-se e recolher-se, submergir e emergir das aflições com brilho e beleza, permanecer com naturalidade e simplicidade e ao mesmo tempo ser singular… amor com flores, é o cenário perfeito pra viver feliz.
Este homem, Goku, pode parecer gentil, mas é o mais poderoso dos guerreiros, dotado de uma força sobrenatural.
Todo mundo diz que viajar será uma experiência transformadora. Visitar um lugar novo e exótico, conhecer o novo e exótico você. Mas você chega lá e não é nem novo, nem exótico. Você é só você.
Eu sinto uma necessidade incontrolável de proteger você, de cuidar de você, como se a nossa ligação fosse um pacto sagrado, selado em outras vidas.
Sabia que era uma postura aparentemente egoísta, mas apostei em mim mesmo e decidi acreditar na minha capacidade.
Uma dificuldade surpreende quando se revela ser apenas de facilidade escondida como ' ovo
de Colombo'.
Deixe o passado para trás, pois o que está à sua frente é uma nova oportunidade para algo maior. O futuro está cheio de promessas que Deus prepara especialmente para você.
"O idiota só percebe uma evidência quando é por ela esmagado. Trata-se de alguém PRECIPITADO com relação ao futuro imediato; IMPREVIDENTE com relação ao futuro distante; e NEGLIGENTE com relação ao momento presente.
Em face dos perigos, ocasiões nas quais precisa agir rápida e acertadamente, o idiota tem o raciocínio tardo, e acaba soterrado pelo acúmulo de informações que colheu a esmo, ante as quais as evidências desaparecem do seu estreito horizonte mental.
Quanto mais se informa, mais se deforma.
Afogado na superfície de si mesmo, ordinariamente este boçal crê ser uma boa pessoa. Tal equívoco de autoavaliação – ingênuo na aparência, malicioso na realidade – faz com que não perceba a maldade, tanto a alheia como sobretudo a própria. Cedo ou tarde, esta infeliz criatura julgará os maus com a mesma indevida benevolência com a qual se mede; e os bons, com desumano rigor".
A psicologia nos ensina que o desenvolvimento de uma mente saudável requer a capacidade de questionar, refletir e agir de acordo com as próprias convicções e valores, em vez de simplesmente seguir cegamente o que é imposto por terceiros.
