Nao Magoe um Alguem

Cerca de 854796 frases e pensamentos: Nao Magoe um Alguem

A liberdade consiste em fazer o que se deve e não o que se quer.

Não podemos dar a verdade a quem quer decidir que aspecto é que ela deve ter.

A pintura não é mais que uma ideia de coisas incorporais.

Sem a liberdade de desaprovar, não há elogio lisonjeiro.

É preferível que ela chore por ter-me, a que eu morra por não a ter.

E toma cuidado, pois, se não conservares essas amizades, será bem difícil conquistares outras semelhantes no futuro; amizades, quero dizer, fora da classe à qual pertences: e assim viverás numa única classe, e o homem que frequenta uma única classe social é como o estudioso que lê apenas um livro.

Não creio que haja coisa pior no mundo do que a leviandade, pois os homens levianos são instrumentos prontos a tomar qualquer partido, por mais infame, perigoso e pernicioso que seja; sendo assim, é melhor fugir deles como se foge do fogo.

Não se pode exigir que uma pessoa saiba tudo, mas que uma pessoa, sabendo de uma coisa, saiba de tudo.

A dor concentra-se, não se manifesta, não fala; é uma coisa muda, solitária, esquiva; tudo quanto se conta de doloroso não era dor.

A velhice não se me afigura, de modo algum, (...) o melancólico vestíbulo da morte, mas antes como as verdadeiras férias grandes, depois do esgotamento dos sentidos, do coração e do espírito que foi a vida.

Na adversidade dos nossos melhores amigos, há algo que não nos desagrada.

O mais sensato é aquele que não pensa sê-lo.

Nicolas Boileau
BOILEAU, N., Sátiras

O ser humano é apenas feliz enquanto não é feliz.

Há gente que concede que lhe roubem seja o que for, com excepção daquilo que não possui: honra.

Não podemos ser justos se não formos humanos.

velhinhos na praça
só a tarde
não envelhece

Não há contradição entre disciplina e iniciativa. São o complemento uma da outra.

É uma terrível superioridade nada ter feito, mas não se deve abusar disso.

Se me não falasses dos teus sofrimentos, dos teus pequenos sofrimentos, não pensarias neles muito tempo.

Quem não imita, não inventa.

Émile-Auguste Chartier
ALAIN, Propos sur l'esthetique, Presses Universitaires de France, 1949