Mulher e Arte
A verdadeira arte é o exercício criativo de ir além, ultrapassando respeitosamente todos os limites.
A melhor arte, sempre a principio incomoda nos, desiquilibra, nos faz sair de nosso ambiente provisório, amontoado e confortável. Gerando em si pela observação da surpresa muito mais perguntas do que respostas. A boa criação é inusitada, mesmo que as vezes inacabada, não é nada direta e instantânea. Muitas vezes não tem como ter uma leitura fácil e digestível. Seria como degustar um bom prato da Modernist Cuisine , onde começa se a comer pelas bordas e descobrir novos aromas e sabores, até chegar ao conteúdo principal.
O que os maiores e astutos colecionadores de arte internacionais sabem, é que a obra prima e diferenciada poucas vezes aparecem no mercado ofertadas. Sendo assim quando tem a oportunidade de adquirir, eles esquecem dos valores praticados pelo mercado em obras comuns. Assim que conseguem fazerem coleções e colecionismos inigualáveis e valiosíssimas, que deixam de ser bens artísticos e passam aceleradamente a serem ativos sólidos do mercado financeiro.
Nem tudo que reluz é ouro, muitas vezes pela internet ligam meu nome a obras de arte brasileiras e latino-americanas, bem enfeitadas, algumas até bonitinhas mas verdadeiramente falsas. Não valem o valor de uma bala Juquinha.
O que poucos sabem sobre a vida pessoal do casal, de grandes artistas da arte brasileira é que tanto Manoel Santiago e Haydéa Santiago, eram boníssimos e pessoas com uma generosidade exemplar. O casal não teve filhos naturais mas os dois tinham vontade de formar uma família com filho. Um dia dadivoso, Manoel Santiago buscou o amigo o artista Oswaldo Teixeira, e pediu para que lhe acompanhasse ao Porto do Rio, por que estava chegando um navio com crianças judias, órfãos da Segunda Guerra para morarem no Brasil. E foi assim, que Santiago adotou o Assunção, seu filho único para o casal amar mesmo sabendo que não seria fácil, pois a pobre criança judia tinha passado pelos horrores do nazismo na Europa.
Sou marchand, e intermédio a compra e a venda de obras de arte em geral. No entanto perante algumas obras primas de arte maravilhosas de grande apelo histórico, qualidade e artístico dentro da verdadeira historia das Belas Artes, para mim o que menos importa é a comissão recebida. Minha maior preocupação, é onde ela será melhor preservada, publicada, exposta e conservada para as futuras gerações. Dito isto, reintegro que se for para ficar escondida como ativo de algum comprador milionário do mercado financeiro, particularmente declino a intermediação. Dinheiro é bom para quem busca dinheiro mas nunca consegue comprar que vive modestamente por valores.
A base da arte brasileira se encontra na cultura dos nossos povos originais, que habitavam estas terras, chamada de Pindorama antes da ocupação cristã portuguesa que erroneamente e inferiormente os denominaram de indígenas.
Toda arte para ser genial tem que ser livre mas a maioria dos artistas por mais criativos, que muitas vezes nos pareçam vivem amarrados sobre uma matrix ética, moral e social, imposta pela sanidade do habitat em que vivem. Por conta disto Arthur Bispo do Rosário, enlouquecido reconstruiu o mundo com a arte, sem nunca se denominar artista. Ele não faz decoração entre cores e formas, são arquivos do mundo reorganizado por ele, por uma missão espiritual concedida, para se vestir e mostrar a Deus no Juízo Final.
A arte brasileira começa a perceber que as historias mais características e indicativas ao sucesso, tem origem no cotidiano de pessoas simples do universo popular e comum. A potencialidade das artes e da cultura brasileira, formada pelas historias das pluralidades é em si uma fonte lúdica inigualável, desde que não sejam contaminadas pelos estrangeirismos e ditames ultrapassados dos modelos tradicionais, que já não deram certo.
A curadoria em arte é o processo de pesquisar, selecionar, interpretar e organizar as obras, os focos e a proposta da trajetória do artista para criar uma nova experiência de exposição coerente e cheia de significado. No entanto além do termo técnico propriamente dito, acredito que caiba ao curador estimular, incitar a curiosidade de novos grupos. Alguns que nunca tiveram a oportunidade de se enriquecerem com os processos criativos e outros que por invisibilidade nunca foram convidados. Cabe ao trabalho curatorial desenvolver novas indagações no meio da sociedade e resgatar diálogos que ate então, eram inexistentes.
Oh, Lua,
Divina obra de arte,
Tua simplicidade incentiva
A amar, a refletir sobre a vida,
Cativas com o Teu Luar
Deixando a noite ainda mais linda.
Normal é admirar-te,
surreal é a tua beleza,
é como estar diante
de uma obra arte,
uma bela amostra
da natureza.
Exuberante arte celeste
de um sol majestoso,
de uma grandeza que não mede
bem diante dos meus olhos.
Ela é semelhante a uma arte de van Gogh que pra ser apreciada de verdade, é necessário ter bastante atenção e, em nenhum momento, subestimá-la, pois foi moldada por várias fases da vida, sendo assim, possui várias camadas e, hoje, também pode ser comparada a uma borboleta que não voltará a ser lagarta, já que, mesmo tendo a doçura e entusiasmo de uma menina, possui a esperteza e a veemência de uma mulher, portanto, permiti a vivência com várias vidas em único ser.
Magnetismo de uma arte esplendorosa, que no céu se revela com lindas cores entre as nuvens e a suas formas diversas, o encantamento solar, o auge do Sol numa apresentação intensa, singular, um belíssimo pôr do sol que vem anunciar a noite como um gesto de amor.
Na exposição de uma linda arte peculiar, a prova de que o caos pode estar na ótica com a qual interpretamos as coisas ou que mesmo diante de uma situação caótica, ainda é possível enxergar beleza, uma luz de esperança, um detalhe que afaste a tristeza que tenta tomar conta, causando desânimo e fraqueza na alma e também no corpo
E como acontece em certos momentos na vida, apresenta elementos aleatórios, acontecimentos bem confusos, muitas vezes sem nexo, nem sentido aparentes, uma confusão para a nossa mente limitada, oportuna para o despertar de uma preocupação, até que finalmente tudo vai se encaixando, revelando que nada foi em vão
Então, durante o caos, por mais desafiante que seja em determinadas ocasiões, uma observação feita com calma é fundamental, um olhar superficial não deve ser definitivo tanto para o bem quanto para o mal, caso contrário, grande será o risco de uma conclusão precipitada, a ofuscação de uma experiência rica, uma barreira para uma nova etapa.
- Relacionados
- Frases de inteligência
- Frases sobre criatividade que vão estimular sua mente
- Frases sobre arte e cultura que celebram a sua importância
- Frases sobre arte que mostram seu poder transformador
- Feliz aniversário, mulher guerreira: frases de parabéns para celebrar seu dia
- Frases para conquistar uma mulher e impressioná-la
- Frases femininas para celebrar o poder de ser mulher todos os dias
