Mudam-se os Tempos Mudam-se as Vontades

Cerca de 5 frases e pensamentos: Mudam-se os Tempos Mudam-se as Vontades

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Luís de Camões

Nota: Trecho de soneto de Luís de Camões.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.

Luís de Camões
Camões, L. V. de. 200 Sonetos. Porto Alegre: L&PM. 1998

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.

Luís de Camões

Nota: Trecho adaptado de soneto de Luís de Camões.

Mudam-se os tempos, os dias, os amanheceres, as vontades, os sonhos, as confianças, as pessoas, o destino e a vida vai tomando novas formas, novos rumos, novos horizontes e vamos aprendendo a ser quem queremos ser e não simplesmente quem somos. E, por fim, o coração fica enchendo de novos sonhos, novas pessoas, alegrias, desejos, vontades e quanto mais você enche o coração com Deus, paz, amor e bondades menos apertado ele fica. Pois quem enche-se de Deus, transborda-se de vida.

Inserida por iiiiiii

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança; todo o Mundo é composto de mudança, tomando sempre novas qualidades.” Li isso em um poema de Camões, lembrei de um tempo atrás e de agora, de quando precisei mudar, não porquê eu queria, mas sim pois era preciso.
Adolescência não é uma fase fácil, as pessoas ao meu redor mudaram, principalmente na escola, um lugar que sempre pareceu amigável de repente não estava mais assim, estava hostil, um lugar que a cada dia tinha menos vontade de ir. As pessoas começaram a me ver de outra forma e aqueles que eu sempre confiei me traíram, me esfaquearam pelas costas, me deixaram.
Mudanças são inevitável, mas nunca pensei que seria dessa forma para mim, todos cercados com os mesmos amigos de sempre, uma sala que nunca muda, ninguém entra, ninguém sai. Convivi com basicamente as mesmas pessoas por 4 anos e depois desses quatro anos pude perceber que eu era completamente inocente, que aquilo que acontecia, o bullying que era chamado de “zoeira”, as pessoas diminuindo outras pelo simples fato de serem diferentes, só pude perceber aquilo tudo depois que começou a me atingir, fiquei sozinha, as pessoas me tratavam com tanta falsidade que chegava a ser convincente aos olhos dos outros.
Decidi mudar, decidi me arriscar e finalmente mudei, não muito por fora, mas sim por dentro, não poda mais aquentar aquelas coisas e mesmo que tenha sido pouco comparado ao que podia ter feito mudei. Me afastei dessas pessoas que me causavam isso, pensando que as coisas seriam diferentes, muitas pessoas que conheci são pessoas que me fazem mal, decidi não me importar e ser melhor, diferente, mesmo que outros não percebam eu estou mudando, meus gostos mudaram, minhas amizades reduziram apenas ás que eu acredito que são verdadeiras.
Outros não podem ver o quanto sofri e o quanto aquelas palavras me afetaram, não sei se são apenas os hormônios, mas acho que nunca me senti tão pressionada para ser aquilo que os outros esperam. Minha esperança é que as coisas mudem mais um pouco, para algo melhor, porque eu estou mudando, as pessoas ao meu redor também, mas estão ficando piores, estão se tornando pessoas que vão sofrer no futuro, só espero que aprendam com seus erros, como eu aprendi.

Inserida por ninguemnomundo