Muda que quando a Gente Muda
No Dia do Professor e da Professora, uma paráfrase de 1 Coríntios 13 (*)
Ainda que eu falasse a língua de meus alunos e não tivesse amor, seria como o giz que range ou um professor que grita.
E ainda que eu tivesse o dom de ensinar muito bem a minha matéria, e ainda que eu tivesse o dom de administrar com maestria a minha Escola, e ainda que eu dominasse todos os métodos criativos, e ainda que eu fosse capaz de falar das Escrituras todos os dias para os meus alunos, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que eu planejasse reuniões sociais e visitasse a casa de cada aluno, e mesmo que eu fosse a simpatia em pessoa, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é paciente com os alunos que são lentos, o amor é gentil com os alunos que irritam; o amor não tem inveja de Escolas que vão melhor; o amor não tem orgulho das boas ideias.
O amor não grita com os alunos indisciplinados, não é egoísta com classes ou equipamentos, não se irrita com longas reuniões. O educador que ama tem uma vida pura e exemplar. Não exulta com o erro na vida de outros professores e alunos, mas fica feliz quando eles e os alunos agem corretamente.
O amor permanece quando ensinar se torna difícil, pois acredita que Deus opera através dos professores; o amor tem confiança na capacidade de seus alunos.
Existem recursos fantásticos, como o power point e telões; mas o impacto deles dura pouco. Há enciclopédias, dicionários e comentários, mas o conhecimento também acabará.
Porque em parte conheço meus alunos e em parte conheço didáticas, métodos e jeitos diferentes de ensinar. Em parte conheço maneiras de administrar. Mas, quando vier O que é Perfeito, então o meu ensino em parte será aniquilado.
Quando eu era professor sem amor, repreendia constantemente, desconhecia o processo de aprendizagem, desconhecia meus alunos. Mas, logo que me tornei um educador cristão adventista, mais experiente, e aprendi aos pés de Cristo, acabei com os métodos ineficazes.
Porque, agora, vejo meus alunos por espelho em enigmas; mas, então, os verei como realmente são; agora, os conheço em parte, mas, então, os conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé de que Deus trabalha na minha vida e na vida dos meus alunos, a esperança de que cresçam como cristãos maduros, e o amor que eu sinto por eles, assim como Cristo. No entanto, o maior destes três é o amor que eu sinto por eles. E por isso, quero a cada dia ser um professor e uma professora segundo o coração de Deus.
Colegas professores e professoras: Parabéns em nosso dia!
Quando você pede paciência pra Deus, ele te dá uma oportunidade de ter paciência. Quando você pede pra Deus coragem, ele te dá a oportunidade de ser corajoso. Então hoje peça pra Deus pra ser feliz, POR QUE COM TODA CERTEZA ELE TE DARÁ A OPORTUNIDADE.
A maior burrice que um homem pode cometer é tentar enganar uma mulher, ainda mais quando essa mulher é inteligente.
Escalamos montanhas tão altas na nossa vida que quando chegamos ao pico, não temos oxigênio para apreciar a paisagem e, logo temos que descer. Não seria melhor ter ficado nos campos floridos ao pé da montanha correndo de mãos dadas com a a alegria que já possuíamos?
Apenas outras ideias
Quando fomos expulsos do paraíso, perdemos a imortalidade, e a morte começou a andar nas terras dos homens. Mas, o mais impressionante é o medo que dizem ter dela. A morte é o primeiro fardo e o medo dela é a primeira mentira. A verdade é que temos medo do desconhecido, então não tememos a morte, pois essa é a única certeza ao nascer, e sim o momento que ela resolverá acontecer.
Se você soubesse que morrerá amanhã, às 08h30minh, atropelado por um carro de cor azul, e que isso seria inevitável, o que você faria? Não sairia de casa? Tentaria compensar o tempo fazendo algo que tem prazer? Sentiria desespero? Nessa hora eu gostaria de ser a morte apenas para observar a sua reação! Lembre-se é inevitável, você sentiria medo da morte, mesmo depois de saber quando vai encontrá-la? Alguns idosos acreditam que antes de morrer a pessoa sente que irá embora e não voltará, e eu acredito que seja apenas nesse momento que realmente percebemos que estávamos vivos. O medo que temos na hora de partir não é da morte e sim do que vivemos (nossos escrúpulos, derrotas, erros, vitorias e acertos).
Você teme a resposta que dará a morte quando ela perguntar:
- Sua vida valeu a pena?
AMOR VERDADEIRO
Quando fecho os olhos
Viajo dentro de mim
Encontro paz no abandono
O amor no exagero
A fartura no desapego
O desejo no meu corpo
... encontro você no meu seio
O doce no teu beijo molhado
O prazer no teu toque
O perfume na mistura do teu corpo no meu
Na certeza que tudo que é meu é seu
O pensamento abraça o sentimento
Que flutua no calor do nosso amor
Quando abro os olhos
Encontro você ao meu lado
Velhinhos de mãos dadas
Amando e sendo amada
Aprenda hoje com a teoria e evite que prática te “surre” amanhã
Fico tão frustrado quando vejo reclamações constantes sobre a vida vindas de algumas pessoas, particularmente, é uma das coisas das quais mais detesto neste mundo. O mais impressionante ainda é ver que não buscam melhorias, que não fazem o mínimo possível que seja para tentar reverter a situação em que se encontram.
Acredito sim, que muitos desconhecem o sofrimento, que transformam problemas pequenos em monstruosos, que não sabem viver.
É muito difícil, quase impossível, encontrar aqueles que sejam maduros, sábios e exemplares que nunca tenham enfrentado momentos difíceis, ruins, que não tenham sofrido. São raros os que não precisaram passar por momentos assim para saberem dar valor à vida e serem admiráveis pelos demais.
Fato como este explica uma das frases presentes em nosso cotidiano: “O homem precisa sentir na pele para aprender!”. Não costumam crescer com teorias, muitos preferem “apanhar” na prática. Mesmo que todos venham a se ferir, o indivíduo persiste em tocar no fogo para saber que ele queima.
Busco ter como exemplo os erros e atrocidades dos outros, e não arrisco-me em situações que não exigem se quer pensar para saber que elas me trarão coisas ruins. Por este motivo, até sou chamado de bobo, taxado até como um alguém que não aproveita as “oportunidades”, porém, diferente deles, não costumo arrepender-me das coisas que faço.
MARIA ESCANDALOSA
Quando Maria foi com as outras
armou-se grande escarcéu!
- Esta Maria é sem vergonha - diziam!
- Esta Maria não vale um pitéu!
E Maria que não era santa
- muito menos cheia de graça -
não ignorou o povaréu!
Vestiu-se de rendas e fendas
deixando suas curvas ao léu
e partiu antes que as bruxas
a jogassem ao fogaréu!
E nas noites estreladas
- dessas de se tirar o chapéu -
acho que vejo a Maria
quando eu olho para o céu!
Quando deixamos de fazer nossa árvore genealógica, estamos desmatando a história de nossa família...
É agonizante quando algo que você quer, e julga improvável que aconteça, acaba acontecendo, e a partir daí, você espera que aconteça de novo, e de novo, e de novo... E não acontece.
Divirta-se quando pessoas que não te conhecem e não partilham da sua vida decidem concluir o que você é ou o que você sente. A melhor parte da diversão? É que provavelmente estas pessoas são irrelevantes a sua existência.
Faz parte o nosso não entendimento quando dentro de alguma situação. Emergimos então, numa confusão de idéias embaraçadas que turvam nosso norte. E é ai, que entre uma respiração e outra, o tempo, vagarosamente brinca de sorte e devolve o fôlego de qualquer direção adormecida.
(Agradecida ao bom momento que brinda meu presente de agora)
Quando for prefeito do mundo,
vou pôr o amor nas matérias obrigatórias de todas as escolas!
Darei certeza aos indecisos,
Calarei os malditos.
Beijarei Deus de surpresa!
De toda tristeza farei a lei do poema!
O ponto de vista e o ângulo da visão.
Quando olho para uma foto logo imagino o ponto de vista e o ângulo de visão de que o fotógrafo dispunha para fazer a foto.
A diferença entre uma linda foto e uma foto horrorosa pode estar aí, assim como a impressão que você tem ou vai ter, seja ao conhecer essa pessoa ou ao tirar uma foto dela.
Música e iluminação num filme de terror são tão características, que muitas vezes você nem precisa assistir toda uma cena para saber do que se trata.
Com as pessoas e as fotos a coisa é parecida. Quando vejo fotos tiradas no espelho de um banheiro ou num canto feio da casa, ligo logo a imagem ao horror de fazer do banheiro o cenário principal de uma foto que deveria ser no mínimo uma boa lembrança.
Alguns dirão, para justificar, que seria essa ou nenhuma foto.
Bem, a vida é sempre assim para quem não tem um mínimo de planejamento ou a opção de escolher um fundo melhor para a foto e pedir para alguém apertar o botão.
Tire boas fotos e leve uma boa vida. Você não precisa viver do passado, mas vai levar uma ótima lembrança para o futuro.
