Morte de um Amigo

Cerca de 31953 frases e pensamentos: Morte de um Amigo

BALÕES NO CÉU

Dizem por aí que amigo deve-se guardar a sete chaves e realmente hoje tenho a certeza de que quem inventou essa frase não tinha dúvidas do que dizia.
Vou contar-lhes uma história, um pedaço da minha vida itinerante.
Janeiro de 1994, período de clima instável, ora chove, ora sol, ora nenhum dos dois. Até poderia chama-lo de bipolar.
Conheci uma menina de olhos grandes e negros, como uma jabuticaba. Uma morena de cabelos jogados nos ombros, levemente queimados pelo sol e bagunçados pelo vento.
Uma pessoa de alma lavada, espírito livre. Dizia-se dona do próprio nariz.
Me encantei pelo seu sorriso tímido e ao mesmo tempo avassalador.
Me intrometi e me apresentei como o Viajante.
Ela empolgada como se houvesse ganhado na loteria, disse que havia ganhado um amigo para a vida toda.
Não entendi aquela empolgação, mas fiquei feliz pelo desfecho daquela apresentação.
Triste, ao mesmo tempo, por saber que logo partiria à minha vida de nômade e deixaria aquele encanto para trás.
Ao decorrer do dia, andando pela cidade amontoada de gente e carros, coisa que um viajante como eu está acostumado a ver, a moça dos cabelos esvoaçante puxou-me pelo braço apressadamente me levando em direção a um lugar cheio de árvores, quase pouco visitado por pessoas, porque por animais era habitado.
Perguntei-lhe o porque estava me levando tão apressadamente para aquele local, ela ofegante me disse para ter paciência por que ela queria me mostrar algo diferente.
Curioso e com um sorriso no canto da boca, segui, sendo praticamente arrastado rua adentro.
Sentamos na grama ela tirou de sua bolsa algumas unidades de sacos de balões coloridos, tipo bexigas. Dei uma gargalhada sem graça e lhe perguntei o porque daquilo. Ela empolgada com a situação começou a enchê-los e na pausa de uma respiração me disse que ela iria me ensinar a colorir o céu.
Não querendo deixa-la chateada pela minha maneira de ver aquilo como algo tão bobo, a ajudei a encher os balões, amarrando- os a minha mochila para não voar.
Depois de todos cheios, ela pegou em minhas mãos, olhando firmes em meus olhos, me disse que para onde eu fosse, todos os dias ao entardecer, olhasse para o céu e lembrasse que momentos inesperados poderiam colorir meu céu.
Continuei sem entender aquele espírito livre. E fiquei imaginando o que ela queria me dizer com aquelas palavras.
Desamarramos os balões e soltamos um a um, junto ao vento gelado, gradativamente colorindo o céu.
Por fim, juntei as minhas coisas, dei-lhe um abraço apertado e fui embora, rumo às novas caminhadas que ainda meus pés não haviam alcançados.
Mesmo ao passar dos dias, me lembrava daquela pessoa diferente de alma lavada, tentando entender o porque daquele momento que ela tanto insistiu para alguém como eu, desconhecido, vivenciar.
Em um dia desses, quando finalmente tive a oportunidade de poder lavar minhas roupas sujas e desgastadas pelo uso, passando a mão nos bolsos da minha calça achei um papel com um nome e um número de telefone, e adivinhem... Era da moça dos olhos negros!
Apressadamente, corri ao comércio a beira da estrada e pedi uma ficha telefônica. Fui ao orelhão e liguei para aquele número incansavelmente até a ligação cair na caixa de mensagens. Chateado, voltei a lavar minhas roupas imaginando que ela havia me passado o número errado.
Coisa de 40 minutos, o dono do recinto apareceu ao meu lado com respiração afoita dizendo-me que havia alguém na linha retornando a minha ligação.
Fui correndo atender, achando ouvir a doce voz da menina de espírito livre e para o meu espanto era um homem. Achei estranho e achei que era engano, mas o mesmo se apresentou como pai da moça.
Perguntei dela e ele me contou, que a menina sofria de uma doença grave, não tinha amigos, nem animais. Deprimida, se rendeu a doença
e havia morrido no mesmo mês em que parti.
Naquele momento eu entendi, o porque da tal empolgação que a moça havia tido quando me apresentei.
Aprendi que para se ter um amigo não importava como, nem quando, muito menos onde. Mas sim os momentos registrados por ele.

Parabéns para o meu melhor amigo, meu irmão de consideração. Que seu novo ano seja inesquecível e a nossa amizade se fortaleça cada vez mais. Apesar de não termos o mesmo sangue, é um verdadeiro prazer compartilhar contigo essa jornada da vida.

⁠Eu sei que não estou sozinha...
O Todo Poderoso é o meu amigo.

O livro é um amigo; nele temos exemplos e conselhos, nele um espelho onde tanto as nossas virtudes como os nossos erros refletem. Repudiá-lo seria loucura; escolhê-lo é sensato.

Se eu pensar muito...perco muita gente que chamo de amigo.

E eu adoro uma ilusão !

Se nem Jesus se propôs ser amigo te todos, no seu tempo, tenho minhas reservas em relação aos que procuram tal objetivo.

Meu grande amigo Kadú


Ainda na minha lembrança a sua chegada,
Foram dezoito meses de grande amizade,
E por todos da família foi muito festejada,
Convividos ao teu lado com muita felicidade,
Ainda bem pequenino, papudo e depenado,
Para o desespero bastava que minha voz ouvisse,
Para mudar o sossegado bichinho a desesperado,
Demonstrando que toda fome do mundo sentisse,
O tempo foi passando e eu aprendi a te amar,
Todos os dias, brincávamos, mesmo cansado,
Outra hora, apenas ligava o som para você cantar,
Você era diferente, e por todos era muito amado,
Foram muitos inesquecíveis momentos,
Que da tristeza, conseguia me retirar,
O seu canto ainda ecoa no meu pensamento,
Mesmo depois da tragédia nos separar,
Você não foi o meu pássaro de estimação!
Você foi o amigo que jamais pude imaginar!
Muita das vezes me alegrava com sua canção,
Mas a sua despedida fez o meu coração sangrar,
Você ficará marcado na minha memória,
Que um dia tive um amigo empenado,
Nossa amizade ficará na história,
História que tão cedo, não queria ter contado.

José Romildo Duarte

17 de julho 2020

Adeus meu amiguinho (Calopsita)

⁠Aquele que se recusa
ser meu amigo, enquanto
me esfarrapo na guerra,
que evite esmolar minha amizade,
depois que eu estiver no trono da vitória.

Amigo

Muito se fala se existe o verdadeiro amigo. Sempre olhamos o amigo do lado do outro, nunca do nosso lado. A pergunta correta a fazer é direcionada a nós mesmos. Sou amigo de quem? Para ser amigo de alguém, deve significar algo mais que uma simples amizade. Amigo é natural, é bem de raiz. De formação pessoal e individual. Amigo é um ser de bondade, de afetividade, de caráter, de sensibilidade. É ser humano, é ter o dom. É aquele que sabe valorizar, reconhecer, doar, estar pronto para ajudar. É aquele que tem esse algo mais. Amigo é ou não é. Posso ser amigo por um minuto, por uma hora, por um dia, por um mês, por um ano, por um período, por uma década, por toda a vida ou pela eternidade. Ser amigo é ser isto, o resto, é apenas interesse e troca.

Élcio José Martins

A vida é uma tempestade, meu jovem amigo. Deleitar-se-á ao Sol, num momento, para ser arremessado contra as rochas, no momento seguinte. O que fará de si um homem é como reagirá, chegada a tempestade.

O Conde de Monte Cristo (filme)

Nota: A citação está presente apenas no filme e não consta na obra escrita de Alexandre Dumas.

Eu não posso perder outro amigo.

O retrato de uma profunda traição!


Até o meu melhor amigo, em quem eu confiava, e que partilhava do meu pão, também me traiu! (Salmos 41:9)


Se você foi traído pela pessoa que dizia que te amava é porque nunca te amou, então não discuta, apenas vire-se vai embora e agradeça a Deus pelo que Ele te livrou.
Lembre-se: respeito, amor-próprio e valores andam juntos.
Não se preocupe com judas, eles mesmos se matam.

Deus é o nosso único melhor amigo.

Ei, amor, você não é meu amigo imaginário, já tá na hora de aparecer.

“Lembre-se: quando se sentir sozinho, Deus é o seu melhor amigo — e logo depois, vem você mesmo. Se valorize, se cuide e nunca esqueça do seu valor.”

Faça elogios.
Ao seu funcionário, amigo, namorada, esposa, pai, mãe, colega, chefe, ao vendedor, a quem te atende, a todo mundo.
Torne-se um sincero caçador de acertos.
Sua vida começa mudar quando ajuda mudar outras vidas.

""Nunca considere um amigo melhor do que o outro... Talvez essa pessoa que você considera tanto, pode te surpreender no dia seguinte.""

"(⁠...) Quem acha um verdadeiro amigo
Deixa de andar às apalpadelas, como cego
Porque o mundo é muitas vezes um túnel
E um verdadeiro amigo pode ser a luz infalível. Ninguém pode viajar pela vida sem amizades.
Mas ao cultivar amigos, atenção
Alguns merecem apenas um aceno de mão e não o coração!"

⁠Amigo por conveniência livra-se da relação proveitosa na primeira contingência.

O que esperar de amigo? O que significa a palavra amizade? A quem confunda amizade com abdicação, quer ter a quem deseja para si, só para si, e há aqueles que não aceitam opiniões e não despejam confiança alguma em ninguém.

Contudo tanto a palavra amigo quanto a palavra amizade derivam de um prefixo bem conhecido, tomado de um sentimento próximo a tudo que o significa, "amor", amizade significa depositar em alguém a confiança de seus segredos, é espalhar sorriso de alegria, abraços de conforto e apoio, ser leal, companheiro e acima de tudo ser prudente.

A quem tenha amigos divertidos, brincalhões, mas nas horas difíceis falam sério e te apoiam se você estiver certo e lhe aconselham, não lhe abandonam, quando você está errado.

Somos muito presos a intolerâncias, mas muito poucas vezes somos tolerantes, somos mais capazes de julgar do que se por na condição do próximo.

Amizade traz você a para o amor, todos nós precisamos de alguém, e toda relação por mais categórica que seja tem seu primeiro passo pautado em um companheirismo, em uma parceria, em uma amizade.

Pense nas suas amizades, e conserve aquelas que você tem certeza que são seus amigos, já aquelas outras que não lhe dão importância ou que estão do seu lado somente por algum interesse comum, mostre-as que para ter sua atenção elas terão que mudar o seu conceito sobre ser ou não ser seu amigo, não despreze-as, transforme-as!

Pense nisso