Morre Lentamente Marta Medeiros
Aqui é assim.
O meu shopping é a feira
meu carro é um alazão
escada rolante é estribeira
playboy pra mim é peão
menina bonita é faceira
e roupa de marca é gibão.
Abandono.
Foi você quem fechou a porta
Onde está o meu endereço
Mas se ninguém se importa
Este sou eu pagando o preço.
Meu nome.
Nordestino esse é meu nome
encarando a seca medonha
e o verde da terra some
a chuva apenas se sonha
a dor maltrata e consome
mais vale morrer de fome
do que viver de vergonha.
Cheiro doce.
Vem do doce da menina
o feitiço desse cheiro
que tem alma nordestina
pelo sertão brasileiro
é a planta que germina
no coração do vaqueiro.
Meu nordeste.
deixar o nordeste jamais
não quero morrer de saudades
viver aqui é bom demais
são lindas as nossas cidades
e ser nordestino é ter muito mais
que um milhão de qualidades.
O Nordestino.
Cada marca exposta no rosto
tem uma história de superação
a terra lhe traz tanto gosto
pelo orgulho de ser do sertão
a seca é quem causa desgosto
e a chuva é a certeza do pão.
Nossa Senhora dos Navegantes.
A imagem traz sentimento
dessa santa vigilante
tem a razão no segmento
das colunas do mirante
salve o nosso monumento
Nossa Senhora dos navegantes.
Vida dura.
É sol forte que ele enfrenta
pra ter a carteira assinada
são dez filhos que sustenta
com a mão sempre honrada
mas quando o peão aposenta
o dinheiro não dá pra nada.
Discípulo.
Pode chamar de brasileiro
ou discípulo de Virgulino
não trabalha por dinheiro
e é fiel ao seu destino
ergue a cabeça vaqueiro
tu és um herói nordestino.
Primórdios.
Todo nordestino é valente
tem no semblante o sertão
não nega que fala oxente
nem seu amor pelo chão
é fruto de uma semente
dos primórdios de lampião.
Areia vermelha.
Nenhuma praia se assemelha
é impossível não gostar
ilha de areia vermelha
nossa princesa do mar
convide a sua parelha
e venha se apaixonar.
Sertão.
Se alguém ouvir um trovão
me ligue por caridade
quero voltar pro sertão
é grande a minha saudade
quem nasce na plantação
não se acostuma em cidade.
Os olhos da cara
Recentemente participei de um evento profissional só para o público feminino. Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades. Principalmente idades. Lá pelas tantas fui questionada sobre a minha, e como não me envergonho dela, respondi. Foi um momento inesquecível. A platéia inteira fez um “oooohh” de descrédito. E quando eu disse que, até aqui, ainda não enfiei uma única agulha no rosto ou no corpo, foi mais emocionante ainda: “oooooooooooooooohhhhhh”. Aí fiquei pensando: pô, estou nesse auditório há quase uma hora exibindo minha incrível e sensacional inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa na mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho. Onde é que nós estamos?
Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado “juventude eterna”. Estão todos em busca da reversão do tempo, e com sucesso: quanto mais ele passa, mais moços ficamos. O.k., acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas. Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada. A fonte da juventude chama-se mudança. Eu sei disso, você sabe, e a escritora Betty Milan também, tanto que enfatizou essa frase em seu mais recente livro, Quando Paris Cintila. De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora. A única maneira de sermos idosos sem envelhecer é não nos opormos a novos comportamentos, é termos disposição para guinadas. É assim que se morre jovem, sem precisar ter o mesmo destino de um James Dean ou de uma Marylin Monroe. Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos.
Mudança, o que vem a ser tal coisa?
Minha mãe recentemente mudou-se do apartamento em que morou a vida toda para um bem menorzinho. Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras que havia guardado, e mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu. Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos de idade. Rejuvenesceu. Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um ótimo emprego em Porto Alegre por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela caminha na beira da praia todas as manhãs. Rejuvenesceu.
Toda mudança cobra um alto preço emocional. Antes de tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza. Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.
Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna. Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco, porque não existe plástica que resgate seu brilho. O que dá brilho ao nosso olhar é a vida que a gente optou por levar. Um olhar iluminado, vivo e sagaz impede que a pessoa envelheça. Olhe-se no espelho. Você tem um olhar de quem estaria disposta a cometer loucuras? Tem que ter.
E aí pode abrir o jogo, contar a verdade: tenho 39, 46, 57, 78 anos! Ooooooohhhhh. Uma guria.
Sem armas.
Não temos armas pra guerra
a seca domina o sertão
não tem mais verde na serra
não tem mais planta no chão
mais rachado do que a terra
só mesmo o meu coração.
Ser nordestino.
O nordestino não quer desavença
com nenhum cidadão do país
se fortalece no amor e na crença
e o preconceito nasceu sem raiz
o respeito é a grande presença
que faz deste povo feliz.
Sangue forte.
O nordestino é capaz
oferece a mão amiga
respeita tudo que faz
mesmo se não consiga
somos um povo de paz
mas não fugimos da briga.
O nordestino.
Nascido para trabalhar
encara o sol e o vento
se ajoelha para rezar
fazer o agradecimento
pela terra e pelo mar
de onde tira o seu sustento.
Cor.
A vida não é uma vitrine
há coração que perdoa
das paredes da cabine
de onde a nossa voz ecoa
mas não é a cor que define
o caráter de uma pessoa.
Vencedor.
É mais forte que a dor
tem sangue de Virgulino
na vida é um lutador
das batalhas do destino
se existe um vencedor
o nome dele é nordestino.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp