Modesto
Essa viagem chamada vida deve ser aproveitada! Lute, mas divirta-se, porque tempestades virão, e será muito importante ter memórias felizes para atravessar o caos!
A hipocrisia é inimiga da sensatez, pois a sensatez extinta no homem, resulta apenas na miséria inexorável.
E nessa madrugada melancólica, onde a solidão circundava os meus passos e atos, à procura das poucas forças que ainda me restavam naquele momento, continuava com o meu olhar confuso e frágil, me concentrando em um objeto qualquer do quarto repleto de móveis, enquanto a música repetitiva tomara conta do meu pensamento. Conta de mim por completo. Conta do meu próprio corpo. Isso fazia-me resgatar as lembranças que até então se encontravam soterradas a fundo dentro de mim, e que, nunca haviam me atormentado tanto, não tanto quanto agora atormentavam.
Já não presenciando uma fase muito boa da vida, ela ainda sonhava, em segredo. Guardava consigo os mais belos sonhos e os mais obscuros medos que vinham sendo carregados durante esses últimos anos. Anos difíceis, mas que eram empurrados com a intenção de algo bom estar a caminho. O mundo não é algo totalmente belo, todos sabiam, mas apesar de ter sido machucada pelos antigos amores, a menina havia criado um mundo só para ela.
No ínicio, me via como uma pessoa completamente dependente das pessoas. Dependente do - perdoem-me pelo clichê: Amor da minha vida, ou simplesmente dependente de pessoas vazias que me cercavam no dia-a-dia. Mas pude perceber que a vida arrumou alguma maneira - seja ela qual for - de alterar essa perspectiva.
…Eu poderia te telefonar no mesmo instante, perguntando com um imenso sorriso estampado no rosto: “Como você está?” Três simples palavras com uma infinidade de expectativas. E você ainda sim me contaria como foi o seu dia, que havia sentido a minha falta e algumas doçuras a mais.
Talvez meu vazio não possa ser simplesmente preenchido com música boa e alguns livros. Talvez eu precise de algo mais forte.
…Mas nessa de oprimir tudo, desse vai-não-vai, ele estava ocupado demais com algumas bobagens. E quando digo bobagem, digo no sentido real da palavra. Não enxergava o que o amor lhe traria, e que nessa de dar importância às bobagens da vida… Estaria perdendo (talvez para sempre) algo valiosíssimo e consideravelmente raro.
Para um professor de inspiração mais importante que o conteúdo a ser ministrado são as pessoas que o receberão.
A aprendizagem se faz na troca de vivências e experiências. Na primeira falo das minhas sensações e emoções. Na segunda, do que aprendi com minhas sensações e emoções.