Mini Textos de Ana Maria Braga
Entre Telhados e Sonhos:
A Jornada de ELISMAR Maria de Jesus
ELISMAR Maria de Jesus não nasceu em berço de ouro, mas sempre carregou dentro de si um brilho raro — aquele que só possuem os que sonham alto e trabalham dobrados.
Na infância, observava as construções como quem observa catedrais. Não era apenas tijolo e cimento: era abrigo, esperança, recomeço. Com o tempo, entendeu que sua missão não era apenas vender imóveis, mas entregar histórias embaladas em paredes, dar forma concreta aos sonhos alheios.
Tornou-se corretor. Mas não um qualquer. Enquanto muitos vendem casas, ELISMAR conecta pessoas a propósitos. Para ele, cada cliente é um livro aberto, e cada venda é um capítulo novo escrito a quatro mãos.
Com ética, persistência e escuta ativa, conquistou parcerias, respeito e reconhecimento. Mas o que move não é status — é o sorriso de quem encontra um lar, a gratidão de quem realiza um sonho, e a certeza de que a vida recompensa quem constrói com o coração.
Hoje, ELISMAR Maria de Jesus é mais que corretor. É poeta de lares. É estrategista de vidas. É um homem que aprendeu que o maior patrimônio não é o que se vende, mas o que se deixa no coração das pessoas.
Te amar foi muito fácil...
Difícil foi te esquecer...
Foi por teu sorriso grácil
que me deixei envolver...
Por feitiço, ao teu olhar
me ví assim, cativada...
Nele eu me deixei estar
e não pensei mais em nada...
Agora não sei voltar...
Eu perdi a direção...
Tento a tua imagem apagar...
Mas ai de mim, perdição.
Lembranças
Lembranças guardadas em um baú na mente
Aonde pensamentos me vêm
De tempo em tempo.
O brilho dos teus olhos
Como estrelas cadentes
Refletem-me num raro e especial momento
Onde me perco em devaneios loucos.
Entrelaçada em teus cabelos negros
Com cheiro de terra molhada
E fruta fresca no pomar.
Storms and calms
Life is like this, it is made of encounters and disagreements, we drift on a boat, sometimes paddling, sometimes driven by the wind, sometimes commanded, in the storm, even in calm, striking or wandering, struggling and surviving, but always learning to browse
...
Tempestades e Calmarias
A vida é mesmo assim, feita de encontros e desencontros, à deriva como um barco, às vezes remando,às vezes impulsionado pelo vento, às vezes comandado, em grandes tempestades ou calmarias, lutando ou sobrevivendo, mas sempre aprendendo a navegar....
<>
Gosto de viver sem nada a temer
Gosto do jeito meigo de falar
Gosto de sentir a brisa molhada do orvalho.
Gosto de gostar de quem me entende
Gosto da transparência do olhar
Gosto do leve toque de mãos
Gosto do jeito sincero dessa gentileza de palavras
Gosto tanto da sinceridade desse teu jeito de ser
Gosto....gosto,...muito de você; ... sabe?
Sociedade vazia
Sociedade impura, sociedade nula
De verdes pastos a coisas vãs
Da vaidade à pobreza
Que nunca se liberta da nobreza
Que nunca se liberta de um vazio,
De um nada que procede do coração de um rei.
Rei nobre, rei majestoso
Que rei é esse?
Que não alcançou o conhecimento do povo?
Que povo é esse?
Será a sociedade vazia?
Um povo com medo de conhecer seus próprios erros.
Há um caminho
Há uma vida, há uma morte
Um cruzamento de sorte
Que leva o homem a indagar
Fazer dele as palavras de um poeta
Um poeta que já se foi.
País?
Que país é esse?
Talvez seu nome não oferecesse
O que dele tem de melhor.
Mas só mostra o seu pior
Essa sociedade vazia.
Você é egocêntrico?
Achei a seguinte definição do egocêntrico: alguém que se considera como o centro de todo o interesse de modo relativamente insensível às preocupações dos outros.
Sempre defenderei o lado bom do egocentrismo e sua incrível habilidade em não ver o outro. Do que adianta olhar, conhecer e analisar o próximo sem lhe estender a mão?
Vejo muitas pessoas se “preocupando” com os outros, mas não há ação nenhuma nessa preocupação, apenas é apontado e comentado a deficiência, fraqueza ou condição do indivíduo. Toda a situação se acaba em: - Coitado, tomara que melhore. Às vezes, há um julgamento, apontam-se os defeitos, as atitudes erradas, acham a causa do problema e dão o veredito: – Se não fizer isso ou aquilo é porque gosta de sofrer.
Prefiro ainda meu egocentrismo, o foco estará sempre em mim e naquilo que é de minha responsabilidade.
Quanto tempo é gasto apenas comentando o problema do outro? Esse tempo não seria mais bem aproveitado com uma ação a favor de quem precisa? Há vários exemplos de pessoas admiráveis que doam seu tempo costurando, faxinando, construindo, lendo, cozinhando, ensinando, pregando o evangelho...
Eu, infelizmente, sou um ser egocêntrico e não enxergo nada além de mim. Mas as pessoas de bom coração, altruístas, cidadãos de bem e cristãs talvez possam usar esse dom divino de ver o que há de errado nos outros e agir de forma voluntária, sanando o problema com ações práticas ou apenas levando conforto e alívio a uma alma sofrida.
Ou então, a maioria de nós deveria assumir de vez esse lado egoísta que só nos permite olhar e apontar para o defeito do outro, sem capacidade de olhar para si e reconhecer as próprias imperfeições.
Por mais que não estejamos juntos hoje, sei que foi você quem amei minha vida toda, mas sempre procurei "pelo amor da minha vida".. sendo que ele estava do meu lado o tempo todo.
Eu fui cega por não notar o que você significava pra mim, demorou pra eu perceber que a sua companhia era a melhor companhia que eu poderia estar no mundo todo, demorou pra eu notar que precisava de você, demorou pra notar que era o seu sorriso que me fazia rir, que era os seus olhos que me diziam a verdade... Eu era feliz e não sabia.. éramos tão jovens, eu achava que tava muito cedo para chamar de "amor", eu pensava que a decisão que eu iria tomar não ia afetar meu futuro, porém eu estava enganada... Porque a cada segundo que passa eu imagino como seria nossa vida juntos, como seria se eu permitisse sentir esse amor, se eu permitisse que você fizesse parte da minha vida. Eu imagino como seria se eu deixasse você pegar na minha mão enquanto víamos da escola, se eu deixasse você me chamar de sua namorada na frente de todos, se eu permitisse que você cuidasse de mim... Mas você cuidou, passamos tanto tempo separados desde a escola, mesmo assim você me protegia de longe, você me guardou no seu coração... Você me viu quando ninguém mais me via, você fez do meu sorriso o seu sorriso, você fez dos meus braços o lugar onde você mais queria estar. Não entendia o que era amar até hoje, eu vejo agora que o amor é algo puro, algo que nos faz sentir bem, que faz com que a gente mude nossa forma de pensar... É insuportável ficar longe de você, é uma tortura ter que suportar a vida sem você. Eu queria tanto que fosse diferente, queria tanto que fosse apenas você e eu juntos para sempre, até morrermos... Lembra? quando eu te disse que você colhe o que planta?
Eu queria dizer que, você ao longo de todos esses anos plantou apenas amor, mesmo sem eu dar "bola" pra você... O que realmente quero dizer com isso é... Eu achei que nunca iria te amar, mas só pelo simples fato de você me amar todos esses anos, e sempre se importar comigo, eu entendi só agora que o meu coração estava ligado ao seu, que o fio que conectava seu coração ao meu era um fio inquebrável, capaz nos manter conectados mesmo que nós estivéssemos longe um do outro.... Você sempre me ajudou quando eu precisava, você sempre cuidou de mim mesmo de longe, você sempre me amou mesmo sem me ver.
Hoje eu sei o que sentia por você na época do Colégio, algo que achava confuso.... Eu sentia apenas amor por você, porque toda vez que você chegava eu me sentia amada, toda vez que você falava comigo, eu me sentia segura, e toda vez que você ia eu sentia saudades... Eu tentei mentir para as pessoas e até mesmo para mim mesmo que eu não sentia nada por você, mas na verdade... você era a única pessoa que eu amava de verdade... mesmo sem nunca termos contatos físicos, sei que te amava de verdade... me perdoa por você ter sofrido tantas desilusões, por ter sido machucado... se eu pudesse voltar no tempo, seguraria na sua mão, te daria um beijo no rosto quando chegássemos na escola, e diria a todos que me perguntasse que você era a razão do meu sorriso, eu faria diferente sem dúvidas... você iria se sentir a pessoa mais amada do mundo, porque eu iria mostrar a você que meu mundo era melhor com você, eu faria você se enxergar com os meus olhos, eu iria adorar que você me pegasse no colo na chuva.... Eu iria fazer você se sentir amado... apenas me perdoe
Alzheimer
Hoje me lembrei de ti
Lembrei de todos que amo
Amanhã talvez os esqueça.
Hoje revi suas fotos e decorei o teu sorriso
Amanhã talvez nem o perceba.
A memória me falha..........
Mais o coração me faz lembrar-me de ti a cada instante.
Hoje caminho firme
Amanhã talvez nem me lembre de como caminhar
E maior é o desespero, pois sei que aqui não estarás
Um dia jurou me amar assim como eu também jurei
Porém sigo te amando até quando ainda não sei
A memória me falha.............
Mais ainda lembro-me de ti.
foi a tua gentileza e doçura que me encantou...
coisa rara é encontrar em um homem os traços tão sutis que contrastam com tanta barbárie e indelicadeza.
Tens a leveza dos pássaros ganhando alturas em dança festiva...
teu olhar é poço de águas cristalinas e me vejo refletida de forma terna...
Não posso mais deixar-te pois sei que em ti eu encontrei o reflexo de minha alma em paz.
Sei que te amo.
Pastora de nadas no divã me deito...
Meu maior defeito, eu enfeito e esqueço...
O mundo bem sei nunca foi perfeito...
E ser condenada, eu sequer mereço...
Por meu existir tenho muito apreço...
Como me deixar ser excomungada?
Diante da injúria nunca me arrefeço...
Sigo sempre em paz... Fujo à presepada!
Meu próprio juiz sempre me absolvo...
Para quê por peso ao que já perdido?
Ordeno o rebanho e esqueço o inquirido...
Problema que exista, bem logo resolvo.
Meu hoje e depois, eu mesma governo...
Então abro a porta e ganho o mundo, a rua...
De salto, me enlevo, quero ir pra lua...
Deixo à minha sombra, o meu rastro eterno...
Apatia
Todos os dias parecem iguais distantes de ti
Por mais que eu tente sempre sinto a tua falta.
Falta do teu sorriso largo
Falta do teu abraço.
Do teu cheiro de jasmim.
Olhando além da minha janela
Tudo parece tão apático.
Agora chove
E com a chuva minha alma sente-se melancólica
O cheiro de terra molhada
O barulho dos pingos ao caindo no chão.
O vento entoa uma melodia, um sussurro.
Quase que harmonicamente, lagrimas caem ao pensar em ti.
Minha mente atordoada grita teu nome em silêncio
E no meu peito o coração descompassadamente
Deseja tê-la aqui.
Hoje é dia dos namorados....
Um dia como tantos outros pra mim namorando ou não.
Dia dos namorados assim como dia das mães, pais, crianças é
Um dia para ser lembrado todos os dias e não somente numa data específica .
Dia dos namorados e dia de namorar é todo dia..
Dia de amar e dizer que se ama é sempre.
Clamor aos mestres
O Grande mestres ascencionados seres de luz ,dai-me a sabedoria para lidar com as dificuldades na qual tenho passado. Acalma a minha mente e tranquila meu coração, faz-me forte, sábio e paciente para saber lidar com as dificuldades da vida e acreditar cada vez mais no seu poder .Fortalecei-me para que na mais profunda fraqueza eu saiba esperar o momento de DEUS e alcançar a graça que tanto necessito.
Olhai com bondade e tenha misericórdia de mim, não demoreis senhor, ouvi as minhas preces e atendei o meu pedido! Tu sabes o Deus o quanto tenho sofrido e chorado , sinto –me fraca(o) em alguns momento, senhor e mestres ascencionados meu coração sofre e minha alma grita por socorro! Peço perdão pelas coisas que fiz ,o mal que causei aos meus antepassados e pelo presente agora, sabes que não me recordo e é por isso que imploro seu perdão! Não deixeis cair em tentação , socorrei-me nessa necessidade espiritual e temporal ,dai-me a força e equilibra a minha mente para que eu possa vencer nessa nova vida.
Obrigada Deus e mestres pela sua misericórdia .Amém.
Ana Maria Ramos 11/02 /2015 Quarta -feira
" Estamos envelhecendo. Não nos preocupemos!
De que adianta, é assim mesmo.
Isso é um processo natural. ...
É uma lei do Universo conhecida como a 2ª Lei da Termodinâmica ou Lei da Entropia.
Essa lei diz que: A energia de um corpo tende a se degenerar
e com isso a desordem do sistema aumenta.
Portanto, tudo que foi composto será decomposto,
tudo que foi construído será destruído, tudo foi feito para acabar.
Como fazemos parte do universo, essa lei também opera em nós.
Com o tempo os membros se enfraquecem, os sentidos se embotam.
Sendo assim, relaxe e aproveite.
Parafraseando Freud: “A morte é o alvo de tudo que vive”.
Se você deixar o seu carro no alto de uma montanha,
daqui a 10 anos ele estará todo carcomido.
O mesmo acontece a nós.
O conselho é: Viva. Faça apenas isso. Preocupe-se com um dia de cada vez.
Como disse um dos meus amigos à sua esposa: “me use, estou acabando!”.
Hilário, porém realista.
Ficar velho e cheio de rugas é natural.
Não queira ser jovem novamente, você já foi.
Pare de evocar lembranças de romances mortos, vai se ferir com a dor que a si próprio inflige.
Já viveu essa fase, reconcilie com a sua situação e permita que o passado se torne passado.
Esse é o pré-requisito da felicidade. “O passado é lenha calcinada.
O futuro é o tempo que nos resta: finito, porém incerto” como já dizia Cícero.
Abra a mão daquela beleza exuberante, da memória infalível, da ausência da barriguinha,
da vasta cabeleira e do alto desempenho pra não se tornar caricatura de si mesmo.
Fazendo isso ganhará qualidade de vida.
Querer reconquistar esse passado seria um retrocesso e o preço a ser pago será muito elevado.
Serão muitas plásticas, muitos riscos e mesmo assim você verá que não ficou como outrora.
A flor da idade ficou no pó da estrada.
Então, para que se preocupar?
Guarde os bisturis e toca a vida.
Para que se preocupar com as rugas, você demorou tanto para tê-las!
Suas memórias estão salvas nelas.
Não seja obcecado pelas aparências, livre-se das coisas superficiais.
O negócio é zombar do corpo disforme e dos membros enfraquecidos.
Essa resistência em aceitar as leis da natureza
acaba espalhando sofrimento por todos os cantos.
Advêm consequências desastrosas quando se busca a mocidade eterna,
as infinitas paixões, os prazeres sutis e secretos,
as loucas alegrias e os desenfreados prazeres.
Isso se transforma numa dor que você não tem como aliviar e
condena a ruína sua própria alma.
Discreto, sem barulho ou alarde, aceite as imposições da natureza e viva a sua fase.
Sofrer é tentar resgatar algo que deveria ter vivido e não viveu.
Se não viveu na fase devida o melhor a fazer é esquecer.
A causa do sofrimento está no apego,
está em querer que dure o que não foi feito para durar.
É viver uma fase que não é mais sua.
Tente controlar essas emoções destrutivas e os impulsos mais sombrios.
Isso pode sufocar a vida e esvaziá-la de sentido.
Não dê ouvidos a isso, temos a tentação de enfrentar crises sem o menor fundamento.
Sua mente estará sempre em conflito se ela se sentir insegura.
A vida é o que importa. Concentre-se nisso.
A sabedoria consiste em aceitar nossos limites.
Você não tem de experimentar todas as coisas, passar por todas as estradas
e conhecer todas as cidades. Isso é loucura, é exagero.
Faça o que pode ser feito com o que está disponível.
Quer um conselho? Esqueça.
Para o seu bem, esqueça o que passou.
Tem tantas coisas interessantes para se viver na fase em que está.
Coisas do passado não te pertencem mais.
Se você tem esposa e filhos, experimente vivenciar algo que ainda não viveram juntos,
faça a festa, celebre a vida, agora você tem mais tempo,
aproveite essa disponibilidade e desfrute.
Aceitando ou não o processo vai continuar.
Assuma viver com dignidade e nobreza a partir de agora.
Nada nos pertence.
O que importa é o que está dentro de nós; a velha máxima continua atual como nunca:
“quem tem muito dentro precisa ter pouco fora”.
Esse é o segredo de uma boa vida.. . "
Nunca vou ao cemitério, acho macabro, triste
É ali que temos a noção real que a vida
Representa a morte
Que a morte tem o sabor da vida
Nunca vou ao cemitério, ali...
Me sinto sem ar
Acho que todos que estão em baixo da terra
De alguma maneira mesmo morto, sufocado está
Cemitério é lugar de silêncio, de lágrimas
De flores murchas, do cheiro ruim de vela
Que me perdoa os mortos que estão lá
E os vivos que estão cá
Mas em cemitério só vou
Contra a minha vontade,
Quando a obrigação me chamar
Ou então quando Deus me disser:
Ei, sua hora chegou, vamos lá..
Sim, faceira me divirto...
E agradeço a partilha.
Tal não fosse, riso hirto...
Do céu aberta a escotilha!
Graças te dou meu amigo,
Caminhar sempre ao teu lado.
Quiçá doce lenitivo,
Se estenda na vida, ao largo!
Regalado com ternuras
Momentos de tais venturas
Que jamais seja olvidado
Felicidade perdure!
Loquazes ditos
Ritos aflitos
Porém benditos
Atando em feixes
Luzes
Velado agito
Nova face a surgir
Mágica
Única
Páprica ao tempero
Bamboleio
Timoneiro
Muda o rumo
Da nau
Do barco
Ao cerco mórbido
E maré cheia
Incendeia
Incréia
E arrasta
Pós de sí
Sereia
Em noite de verbena
Serena melodia
Zéfiros do norte
A balançar meus cabelos
Zelos teus
Em versos ateus
Reverbero
Ah! Como eu te quero!
Sonho nosso emaranhado
De olhares e ternuras
Rabiscados nos altares
De nossas almas tão puras
Que ao tempo não descura
Não perde o viço o sabor
Não desfalece em usura
Eternal, tão só amor!
Sentimento nobre em laço
Que não desgasta, avaria
Doce de nossa alegria
Para nós se fez abraço
Verso de bela poesia
A mais bela alegoria.
GARGALHADAS
Quando eu nascí, com certeza,
o mundo não perdeu eixo...
Não abafei, por nobreza,
nulidade, não enfeixo...
Nada mudou com meu berro,
com minha cara de espanto,
que até hoje, em vil desterro
tento desfazer quebranto...
Gosto deste amargo fel,
tentei adoçar, em vão...
Nem tudo é sarapatel...
Danço neste mundo cão...
Lambo o chão e lambo o céu...
Gosto me parece o mesmo...
Visto-me a meio véu...
Sigo ao rumo do ensimesmo...
Rego as flores do meu chão...
Mesmo inútil, rezo o credo,
que alivie o coração,
mostre o bom por arremedo...
Licença que me concedo,
já que tudo esvai perdido,
é gargalhar desde cedo...
Meu humor é desmedido!