Minha Vó

Cerca de 88653 frases e pensamentos: Minha Vó

A imagem de Capitu ia comigo, e a minha imaginação, assim como lhe atribuíra lágrimas, há pouco, assim lhe encheu a boca de riso agora: vi-a escrever no muro, falar-me, andar à volta, com os braços no ar; ouvi distintamente o meu nome, de uma doçura que me embriagou.

Machado de Assis
Dom Casmurro

Por mais que minha vida seja desprovida de cor, posso lhe dar as rosas mais vermelhas.

Enquanto minha mente se dissipa em sonhos, minha galáxia interior se dissipa em eras...

Tenho tantas cicatrizes em minha alma que ela mais parece um quadro pintado por Pablo Picasso em um dia de chuva e muita tristeza. Você não imagina a bagunça. É bonita, mas assusta.

Minha mente está me pregando peças.

Entre por essa porta agora, e diga que me adora!
Você tem meia hora pra mudar a minha vida

Sei que a tua boca já beijou a outra que não a minha. Sei que já amou a outros quando não me conhecia. Mesmo assim, teu carinho me tomou o peito, e hoje sem você não mais consigo ser do mesmo jeito.

Devocional



Hoje, uma palavra na minha devocional me atravessou. Não como conforto imediato, mas como espelho. Ela trouxe à memória cenas de injustiças — aquelas que vemos acontecer entre pessoas, aquelas que nos atingem diretamente e até aquelas que apenas assistimos à distância. Cobranças excessivas, falácias disfarçadas de verdades, julgamentos lançados com facilidade. E quase sempre reagimos com indignação. Achamos absurdo. Injusto. Condenamos quem condena.


Mas, nesse movimento, algo me foi revelado: eu esqueço de olhar para a pessoa que mais me julga.


Sou eu.


Sou eu quem mais me cobra. Quem mais aponta meus erros. Quem revisita falhas antigas como se fossem sentenças eternas. Sou eu quem, em vez de reconhecer qualidades, insiste em enumerar defeitos. Quantas vezes fui carrasca de mim mesma? Quantas vezes fui juíza severa, algoz silenciosa, aplicando penas sem direito a defesa?


Eu não me deixo descansar. Não me concedo pausa. Não me permito respirar antes mesmo que qualquer ataque externo exista. Muitas vezes, o tribunal já está armado dentro de mim, e a sentença já foi proclamada antes que alguém diga qualquer coisa.


Carrego um dilema interno diário: julgo como erro aquilo que talvez seja apenas humanidade. Trato processos como fracassos. Transformo aprendizado em culpa. E vivo me antecipando à dor, como se isso me protegesse — quando, na verdade, só me cansa.


Essa reflexão não nasce para me absolver sem consciência, mas para me lembrar que justiça também começa no modo como me trato. Que misericórdia não é permissividade, é entendimento. E que talvez o maior ato de fé seja aprender a silenciar essa voz acusadora e permitir que a graça — inclusive sobre mim — tenha espaço para existir.


Hoje, mais do que apontar injustiças no mundo, eu escolho observar como tenho sido comigo. Porque, muitas vezes, a batalha mais dura não é contra os outros — é contra a forma como aprendi a olhar para mim mesma.


13 de Janeiro 2026

"-Sou um jovem carente, meu castelo de areia foi derrubado, minha bola foi parar no meio da rua e minha pipa tá no telhado do vizinho."

Se minha vingança é capaz de destruir uma pessoa minha indiferença faz ela se destruir.

E se você acha que meu orgulho é grande, é porque nunca viu o tamanho da minha fé.

Os limites do mundo os meus pés não ultrapassam, mas o que de mais alto existe, minha alma alcança.

"Mas há um ditado em minha família: "mate um demônio hoje, encare o diabo amanhã". Mesmo que você dance no túmulo deste demônio, você não deixa de se perguntar "ele estava sozinho?", "ou há outros mais mortíferos para entrar?" E mesmo que você celebre ter vencido a batalha, será que você está realmente preparado para a guerra? Então, enquanto vestimos as armaduras para essa nova batalha, devemos cuidas das nossas feridas primeiro, começando com as mais profundas."

Nunca se esqueça de segurar a minha mão quando precisar se levantar, pois estarei de seu lado sempre.

Quero alguém que sinta o toque da minha mão...

Quando o vi dançar, fiquei fascinado. Descobri o que eu queria fazer pelo resto da minha vida. (sobre James Brown)

Sou grata a Deus por todas as pessoas que passaram em minha vida: as boas me deram as melhores memórias. As más me deram lições e me mostraram exatamente o tipo de pessoa que não quero me tornar!

A minha tolerância é menor para aqueles que não tem o mínimo de consciência

Já bebi e devo estar com alguma alegria na minha alma, ou não...
Sinto-me estranhamente inútil, sem cor e sem dor, com sono apenas.
Alguém que gosta muito de mim disse-me que eu estava com o meu olhar distante.
Por que será que desapareço sempre por entre as conversas que se perdem algures num cigarro esquecido?
Só sei que construí a minha saudade à volta das minhas alegrias...
Esqueçam, estou bêbado.

Vivemos e respiramos palavras. Foram os livros que me impediram de tirar minha própria vida depois que eu pensei que nunca poderia amar alguém, nunca seria amado por ninguém. Foram os livros que me fizeram sentir que talvez eu não estivesse completamente sozinho. Eles poderiam ser honestos comigo, e eu com eles. Lendo suas palavras, o que você escreveu, como você era solitária e, às vezes com medo, mas sempre valente, a sua maneira de ver o mundo, suas cores e texturas e sons, senti-me do jeito que você pensou, desejou, sentiu, sonhou. Eu senti que estava sonhando e pensando e sentindo com você. Sonhei o que você sonhava, quis o que você queria, e então eu percebi que realmente eu só queria você.