Miguel Sousa Tavares

Cerca de 23 frases e pensamentos: Miguel Sousa Tavares
Miguel Andresen de Sousa Tavares (1952) é um jornalista e escritor português, filho da autora de renome Sophia de Mello Breyner Andresen. Grande parte da sua carreira aconteceu na televisão: foi moderador de debates políticos e apresentador de programas de entrevistas, reportagens e comentário político. Em 1994, lançou o seu primeiro livro "Um Nómada no Oásis"; entre suas obras se destacam "Equador" (2003), "Rio das Flores"(2007) e "No Teu Deserto"(2009).

"E de novo acredito que nada do que é importante se perde verdadeiramente. Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas, dos instantes e dos outros. Comigo caminham todos os mortos que amei, todos os amigos que se afastaram, todos os dias felizes que se apagaram.
Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre."

Porque não te amo, tenho este corpo para te oferecer; porque te amo fujo e desapareço. E, porque desapareço, não te esqueço, porque essa é a minha forma de te amar - tudo o resto é ainda mais e mais sofrimento.

Sei que vivemos apenas o que nos acontece, não o que sonhámos. Somos resultado das circunstâncias: onde estamos, quando estamos, com quem estamos.

Todas as éticas são evolutivas: o que hoje é normal, amanhã será horrendo e o que hoje é crime, amanhã será banal.

A coisa mais difícil e mais bonita de partilhar entre duas pessoas é o silêncio.

A memória dos velhos não mente sobre o passado distante, apenas se engana e confunde sobre o que é próximo.

Na hora da despedida, é quase sempre mais triste ficar do que partir e, numa ilha, isso marca uma diferença fundamental, como se houvesse duas espécies de seres humanos: os que vivem na ilha e os que chegam e partem.

As fotografias não mentem - esse instante existiu mesmo. Porém, a mentira consiste em pensa que esse instante é eterno, que dois amantes felizes e abraçados numa fotografia ficaram para sempre felizes e abraçados.

A vida é feita de pequenas vitórias... são elas que antecipam e compensam as grandes derrotas.

Alguém dissera um dia que se podia viver sem tudo, menos água e comida, mas que viver sem livros e sem música não seria o mesmo que viver.

Inserida por pensador

Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre.

Inserida por pensador

Há alturas em que a beleza é tão devastadora que magoa.

Inserida por pensador

Não esperes nunca de mim que eu seja fiel a qualidades que não tenho. O que podes é contar com as que tenho, porque nessas não te falharei nunca.

Inserida por pensador

Éramos donos do que víamos: até onde o olhar alcançava, era tudo nosso. E tínhamos um deserto inteiro para olhar.

Inserida por pensador

Um amigo é alguém de cuja presença se gosta, por quem se tem admiração, em cuja companhia se aprende.

Inserida por pensador

Há viagens sem regresso nem repetição.

Inserida por pensador

“Nunca foi tão importante haver boa literatura infantil, porque as crianças são atraídas por milhares de coisas mais fáceis, instantâneas e baratas que o livro. Com boa literatura infantil, defende-se o livro.”

Inserida por Siby

"Uma sociedade inteira vive mergulhada num mundo de facilidades e aparências, afogada em sms, mails, blogues e redes sociais, onde procura criar uma estranha forma de vida e de relacionamento humano, que garante o contacto e o sucesso imediato e dispensa o incómodo que é enfrentar a vida real, sem ser a coberto do anonimato ou do disfarce hipócrita, e sem ter de assumir as consequências dos seus actos nem o vazio de passar por aqui sem ter feito nada de útil para os outros."

Inserida por marliazv11

Há duas coisas na vida que não se pode deixar de ter, quando se quer ir longe: bons amigos e bons advogados.

Miguel Sousa Tavares
Madrugada suja (2013).
Inserida por pensador

Na verdade, o deserto não existe: se tudo à sua volta deixa de existir e de ter sentido, só resta o nada. E o nada é o nada: conforme se olha, é a ausência de tudo, ou, pelo contrário, o absoluto. Não há cidades, não há mar, não há rios, não há sequer árvores ou animais. Não há música, nem ruído, nem som algum, excepto o do vento de areia quando se vai levantando aos poucos - e esse é assustador. Será assim a morte, também, Cláudia?

Inserida por Soraiaacosta

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp