Mestre

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Beladona

O discípulo disse ao mestre:

- Tenho passado grande parte do meu dia pensando coisas que não devia pensar, desejando coisas que não devia desejar, fazendo planos que não devia fazer.
O mestre convidou o discípulo para um passeio na floresta perto de sua casa. No caminho, apontou uma planta e perguntou se o discípulo sabia o que era.
- Beladona - disse o discípulo. - pode matar quem comer suas folhas.
- Mas não pode matar quem simplesmente a contempla - disse o mestre. - Da mesma maneira, os desejos negativos não podem causar qualquer mal se você não se deixar seduzir por eles.

Tenha um filho e será pai, tenha um cachorro e será um mestre.

⁠Posso não ter armas incríveis, como um fantoche em mim, mas o que tenho é o desprezo do meu mestre para perder.

Aquele que compartilha conhecimentos, que ensina e aprende humildemente com seus semelhantes, merece receber todo o reconhecimento, toda honra e felicitações, todos os dias!

PROFESSOR

Extintos não foram todos!
Restam poucos.
Ainda heroicos,
Ainda desbravadores.
Com raça rompem o silêncio,
superam as intempéries,
produzem matéria-prima
de boa qualidade.
Rompem com o tradicional sistema,
subvertem-no.
Aprendem, ensinam, superam...
Adversidades.
Mestres sem pleito ou coroa,
ofício sem holofotes ou fama.
Glórias, injúrias, infâmias...
Perfeito contexto de infinitas possibilidades.
E vitórias e derrotas contínuas
no ato diário de moldar diamantes brutos
para o exercício da cidadania
no seio da sociedade.

Muitas vezes as pessoas dizem que amam
mas na verdade não é amor, é paixão.
Nenhuma pessoa apaixonada é madura
porque a paixão não é um sentimento maduro.

A paixão prende; o amor liberta
a paixão é egoísta; o amor sabe esperar
a paixão cega ; o amor esclarece
a paixão desequilibra; o amor harmoniza
a paixão causa insegurança; o amor segurança
a paixão cansa; o amor revigora.
a paixão é uma criança mimada
o Amor é um sábio Mestre

O grande livro que sempre me valeu e que aconselho aos jovens, um dicionário. Ele é o pai, é tio, é avô, é amigo e é um mestre. Ensina, ajuda, corrige, melhora, protege. Dá origem da gramática e o antigo das palavras. A pronúncia correta, a vulgar e a gíria.

Cora Coralina

Nota: Trecho do poema "Voltei", do livro "Vintém de cobre: meias confissões de Aninha". 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p. 127.

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Portanto, creio tudo o que entendo, mas nem tudo que creio também entendo. Tudo o que compreendo conheço, mas nem tudo que creio conheço.

Sobre a Páscoa...

Páscoa não é chocolate
É a celebração da ressurreição do “Filho do Homem”
Menos chocolate
Mais oração
Bom para o corpo
Melhor para o espírito

A desigualdade social apoia governadores corruptos.

EU, o Senhor sou:
Médico, para curar suas feridas.
Professor, para te instruir e ensinar.
Administrador, para cuidar de seus negócios.
Advogado, para defender suas causas
Juiz, para decretar sua vitória.
Engenheiro, para construir sua história.
E também Artista, para esculpir e lapidar seu interior."

Aqueles que não têm coragem de olhar para dentro de si mesmos nunca corrigirão as rotas da própria história.

Equação para uma vida...

Tenho tanto para aprender e o tempo passa ora muito rápido, ora lento e penoso.

Por vezes gostaria de encontrar um atalho para saber mais sobre a vida, e admito, sem egoísmo, continuo a perseguir um significado para minha própria existência e isso tem um custo elevado, às vezes me sinto já sem crédito, usando uma forma onerosa de cheque especial, já sacando a descoberto.

Essa busca não é resultado de uma crise qualquer, é bem mais antiga, remonta à minha consciência, quando comecei a perceber que havia algo além do meu quintal.

Admiro as pessoas que conseguem viver e se preocupar apenas com o dia presente, que por si só, nesse tempo onde tudo é tão rápido e complexo, já é muito.

A equação, em tese, é simples:

Viver o dia de hoje + não sofrer antecipadamente + pensar menos + não guardar mágoas + admitir os próprios limites e os dos outros + indignar-se de maneira seletiva e encarar as boas batalhas + aceitar as paixões + uma boa dose de fé sem fanatismo.

Não há um mestre da vida modulando fascículos do que é viver, as escolhas que fazemos prevalecem.

Pensei um dia que sofria a vida, é difícil aceitar que seja assim quando se admite que apreender não é necessariamente sofrer.

RARIDADE TE CONHECER.
Quanto mais percebo a voz de sua alma mais valorizo tua expressão de pura necessidade de ser ouvido(a) e aprecio sua conversa mesmo que seja com desabafo de suas particularidades ainda assim vc confia na lealdade e no apoio de amigo.

Quem tem dinheiro vai aonde quer... só boca chega a lugar nenhum!

.Ser preguiçoso virou moda..mendigar é um fardo mui pesado maior do trabalhar.
O preguiçoso vive enganado por sua acomodação no tempo da espera. pra amanhã depois de amanhã, ano que vem, quando a necessidade chegar vai trabalhar de mendigo a profissão dessa turma viver na miséria....da procrastinação

O que revela nossos pecados verdadeiramente não e está longe de Jesus Cristo mais sim, cada vez mais proximo dele Porque ele és Santo. Como uma Lâmpada que ilumina um ambiente, quanto mais perto dela, mais poderemos ver nossos Defeitos. O que diferência é que próximo do Mestre podemos entrar em manuntenção e semos ré-formados todos os dias...

Júlio Cesar

15/10/2019
FELIZ DIA DO PROFESSOR
Todo professor é sempre um ponto de partida para qualquer lugar, objetivo, realização.
Nossos sonhos viajam pela varinha mágica de mãos abençoadas de cada professor que indicam o ponto em questão.
Não se perca de suas lições, dos objetivos desejados nem se furte do cumprimento de cada obrigação.
Professor é um artista que molda o entendimento do aluno, fazendo-o enxergar longe, onde pensamentos divagam e se perdem por falta de referências. Disciplinam tal qual um general que prepara seu exército para topar uma batalha qualquer.
Não há como desdenhar ou desprezar a figura do mestre em nossas vidas, deles somos carentes para alçar cada degrau da vida.
Se a oportunidade ainda não bateu à sua porta com certeza esteve fechada ao acolhimento do saber. Sempre lembrando que a grande mestra que nos segue por todo o tempo é a própria vida, da qual não temos como fugir ou evitar seus castigos e preciosos ensinamentos.
Nossas saudações à toda mestra e mestre neste dia do professor oferecendo-lhes nossos cumprimentos e agradecimentos: "Ao mestre com carinho!"

⁠Em 2023, apesar das constantes críticas, mantive meu foco em meu próprio crescimento e aprimoramento. O resultado? Tornei-me um mestre na minha arte, e muitos que duvidaram agora me seguem e admiram meu trabalho.

José Luiz Lourenço, o Mestre Conga, é um dos dez filhos do lavrador e sanfoneiro Luiz Balduino Gonzaga e Dona Cacilda Lourenço. Nasceu em 2 de fevereiro de 1927, na cidade de Ponte Nova, Zona da Mata Mineira. Mudou-se para Belo Horizonte com 6 anos para morar no bairro Sagrada Família, à época, Vila Brasílina. Desde muito cedo, a forte tradição popular religiosa de Minas aguçou e despertou seu ouvido. Cresceu na congada, usando uniforme branco, enfeitado com fitas coloridas, levando amarrada logo abaixo do joelho uma correia com guizos presos aos tornozelos. É dessa época o apelido, pois o uniforme adornado era motivo de gozação entre os meninos da escola em que estudava o Grupo Escolar Flávio dos Santos. A Congada, o calango, a batucada, o samba rural, todo este rico acervo artístico constituiria, posteriormente, as bases do trabalho musical de mestre Conga. Assim, culturalmente equipado, logo descobriu na dança de salão os primeiros rudimentos que o conduziria ao reduto do samba de Belo Horizonte. Com base adquirida nas cerimônias dedicadas a Nossa Senhora do Rosário e motivado pelo sonho de uma vida melhor, em 1942, com apenas 15 anos, ele passou a freqüentar aulas de dança de salão. Aos 16 anos, com a morte do pai, foi trabalhar numa fábrica de calçados para ajudar no sustento da casa. A partir da proibição de desfiles e manifestações de rua, vigente durante a II Grande Guerra Mundial, os bailes de salão tornaram-se um fenômeno de publico, alcançando grande importância na capital mineira. Um dos mais tradicionais era o Original Clube do Barro Preto - praticamente restrito às classes populares -, um grande reduto de compositores e interpretes, passistas e belas mulatas assanhadas. Sem rodeios, vivo nos gestos, cheio de inventividade e molejo, sempre vestido com terno marrom impecável e um belo par de sapatos de couro com biqueira perfurada, o jovem Conga se tornou uma das figuras mais representativas e festejadas das rodas de samba, destacando-se como passista. Foi desses encontros que, aos 18 anos, pelas mãos de colegas de gafieira, Conga ingressou na bateria da inesquecível escola de samba Surpresa, remanescente da Pedreira Unida (Pedreira Prado Lopes), fundada em 1938 por Popó e Xuxu - Mário Januário da Silva e Jose Dionísio de Oliveira. Em 1946, aceitou o convite do maioral Ildeu Amario, o compadre Dórico, para dirigir a Remodelação da Floresta, uma dissidência da então escola de samba Unidos da Floresta. O reconhecimento oficial de seu trabalho deu-se em 1948, quando ganhou o título de ‘’Cidadão do Samba’’, eleito em concurso promovido pelos Diários Associados, de Assis Chateaubriand.
Conhecedor das formas antigas do samba, sobretudo no plano rítmico, o experiente batuqueiro sempre afirmou a si próprio que um dia montaria uma escola de samba. Toda aquela expectativa valeu a pena, pois, em 5 de dezembro de 1950, fundou o Grêmio Recreativo Escola de Samba Inconfidência Mineira, juntamente com Oscar Balduino (Kalu), Alírio de Paula, José Alvino, José Ferreira (Zé Preto), José Felipe dos Reis (Filipinho), Silvio e Luiz Porciano, Dona Olga, Eunice Felipe, Amintas Natalino e Madalena, além de Dona Lourdes Maria de Souza (Lourdes Bocão). A escola fez sua estréia em janeiro de 1951, participando das Batalhas do Galo, em que era eleita a rainha do samba com duas grã-duquesas, e a grande Batalha Real, que marcava o encerramento oficial do Carnaval. Em 1952, após conviver com cariocas, fazendo figuração para o filme ‘’Alvorada de Glória’’, de Gino Palmizzano (com José de Arimatéia e Henriette Morineau), Conga mudou-se para o Rio de Janeiro, onde fixaria residência até 1954. Durante a temporada na cidade exerceu diversas funções dentre as quais a de sapateiro e de vez em quando descolava um bico no teatro amador de Solano Trindade, chamado ‘’teatro de Arte Popular’’. Conga freqüentou a noite carioca, deslumbrou-se com tudo à sua volta. Nessa ocasião, teve oportunidade de apreciar bem de perto um desfile carnavalesco. O acontecimento cintilou na cabeça; Conga percebeu que as escolas de Belo Horizonte precisavam firmar uma unidade temática - o samba de enredo era cantado às carreiras, ou seja, uma turma cantava um verso improvisado (uma quadra ou um dístico), e a outra respondia. Enfrentando incontáveis dificuldades, mas capaz de influenciar as pessoas com a força de sua argumentação simples e direta, ao retornar a Belo Horizonte no final de 1954, organizou a primeira ala de compositores de escola de samba da capital Mineira. Na noite de 14 de fevereiro de 1955, colocou na avenida Afonso Pena o primeiro samba-enredo inteiro, desfilando com vários carros alegóricos e tema inspirado em Tiradentes. A saída se deu com mais de meia hora de atraso, mas assim que o tamborim começou a soar, foi um frenesi. Na história do samba e do carnaval belo-horizontino, mestre Conga teve inúmeras facetas.