Mensagens de uma Querida Mae de Luto
CREPÚSCULO:
"Cada entardecer é uma pintura, para quem. . aprecia a matiz encantada da obra. . crepuscular do encerramento"
Em cada hoje uma flor desabrocha, independente da estação, somente para ofertar o coração de quem acordou acreditando em Deus.
DECLARAÇÃO A UMA NOITE DE SOMBRAS DEBRUÇADAS:
_""Bendita é a noite que acende os sonhos e ilumina as expectativas"".
__A vida é como uma colcha de retalhos.
__Cada dia uma estampa que se costura e a variedade de cores se fundem, nas surpresas do cotidiano
A memória deste novo dia não pode morrer...
Deixe que um detalhe eternize,
Uma lembrança transborde,
E a composição divina da luz de hoje, seja um estigma, na história de quem sabe viver.
Na era das estrelas, em que o reino era só delas, eu portava uma lanterna luzente, vi a lua usando um colar bordado de crônicas, inebriada naquelas proporções, ouvi sua voz maciça, cortando espaços, nem pôde encarar, me acendeu...
Que calibre, míssel, ou alento usaste?
meu coração batia forte, aorta em chamas, era você, que só olhava para os meus dedos.
Leonice Sant♡s
eu sou uma mulher
apenas uma mulher
uma mulher normal
uma pessoa normal
o que me difere da extraordinariedade?
a normalidade
o que é a normalidade?
para mim, ser mediana
igual as demais
eu não escolhi ser assim
nem pensar assim
as vezes observo o mundo de seres que se contentam em serem iguais
era o espelho
é muito dificil revolucionar sua prória realidade.
A dúvida, é o princípio da sabedoria na produção do conhecimento.Jamais aceite uma ideia sem questionar, pois a convicção pode asfixiar a construção de novos conhecimentos.
Nem que seja só por uma noite eu vou te esquecer. Eu sei, no outro dia me lembrarei, mas só por essa noite, preciso te deixar para lá, pelo tempo que eu conseguir. Até aparecer algo que novamente me faça lembrar de você.
Se eu não puder ter você comigo, nos meus sonhos eu vou te encontrar, nem que seja só por uma noite. O seu amor é a minha vida.
Não há nada mais satisfatório e incrível que uma vida comum. Pena que só percebemos isso tarde demais.
Decidi de uma vez por todas encerrar meus vínculos com uma época da minha vida que, apesar de ter me proporcionado bons momentos, hoje, apenas me traz memórias amargas. Uma nostalgia barata, lembranças de uma história que eu preferia que não tivesse acontecido. Por muito tempo, tentei mentir para mim mesma que eu estava no caminho certo. Mas no fundo, eu sempre soube que aquela história não era o que eu realmente desejava viver. E sim, se aquilo que eu realmente quisesse tivesse dado certo no passado, eu jamais teria escolhido viver aqueles momentos. Mas eu decidi me perdoar. Era tão jovem, fiz tudo aquilo que podia na época. Hoje posso ver que as pessoas, os momentos e as histórias que aquele caminho me proporcionou, não fazem nenhuma falta. Tento apagar todas as memórias de algo que eu jamais deveria ter vivido. Eu perdoo aqueles que fizeram com que essas memórias se tornassem amargas e, acima de tudo, perdoo a mim mesma. Finalmente, posso deixar o passado para trás. Não há espaço para nada daquilo no meu presente, muito menos no meu futuro.
Já sofri com muitas perdas na vida. Algumas doeram mais que outras. A sua, sem dúvidas, foi uma das que mais me marcou. Há tantos momentos, pessoas e lugares que me lembram você e a nossa história. É difícil lidar com tantas lembranças, que apesar de lindas, são dolorosas para mim. Você chegou na minha vida quando eu tinha apenas 16 e foi embora quando eu tinha 30. Éramos tão jovens quando nos vimos pela primeira vez. Compartilhamos a nossa juventude, sonhos e momentos. Já faz cinco anos que lido com essa dor. Entra ano, sai ano, a gente vai se acostumando, mas há uma dor que não cicatriza. Um luto que não desaparece por completo. Parece que falta algo. Uma parte do meu passado se foi com você e jamais poderei recuperá-lo. Hoje, consigo entender um pouco melhor esse sentimento. Ainda assim, alguns dias são mais difíceis quando lembro de você. Saudade é para sempre. Não importa quanto tanto eu viva, é impossível esquecer completamente de você e de tudo passamos juntos. Carrego você no meu coração e nas minhas memórias. Saudade é para sempre.
É BOM SER VAIDOSA(O), TER ALTA AUTOESTIMA?
Vaidade é uma alta autoestima não saudável, pois geralmente sente-se acima dos outros, tem dificuldade em cuidar das pessoas e admitir dificuldades (e consequentemente desenvolver-se). Muitas vezes, "vaidosa(o)" diz respeito a pessoa que gosta muito de cuidar de sua aparência física. Se isso faz um grande sentido em sua vida, ok. O único problema pode ser se for em excesso, deixando pouca importância para o desenvolvimento da personalidade (afetivo-social-profissional) e outros pontos.
Creio que essa crença possa ter surgido da ideia de que é melhor ter alta autoestima do que baixa; mas não, o interessante é autoestima saudável. Sendo que pela nossa cultura, uma pessoa "de bem consigo", é uma pessoa de boa aparência e situação financeira.
Arrogância, destrato dos "inferiores", sem auto-crítica.
É BOM TER PERSONALIDADE "FORTE"?
Aqui, personalidade forte não significa uma pessoa madura-saudável, senhor de si, emocionalmente equilibrada, que consegue acolher uma pessoa em sofrimento, que tem humildade para pedir ajuda, que consegue refletir sobre o que a outra pessoa lhe disse, que tem uma boa autocrítica. Nesse caso, erroneamente, ou talvez para não soar negativamente, "personalidade forte" geralmente significa uma pessoa autoritária, por vezes egocêntrica, dura; o oposto do que foi descrito de uma personalidade madura-saudável. Em muitos aspectos, como descrito, é uma pessoa com muitos pontos a serem fortalecidos. Geralmente um indivíduo assim, tem distúrbio de alta autoestima, ou seja, é arrogante.
PASSAR POR COISAS RUINS FORTALECE O CARÁTER, SERÁ?
Por exemplo, uma criança que passa por bulliyng por vários anos enquanto sua personalidade é desenvolvida; ser estuprada(o); divórcio dos pais quando muito novo.
Talvez nesse tipo de crença, não se conheça as palavras trauma, estresse pós-traumático; e outras advindas de experiências trágicas, ou possa haver uma tentativa de a pessoa que ouve isso se conformar.
Em alguns casos, a experiência de algo difícil, pode ajudar a pessoa a se desenvolver, pois ela conseguiu suportar o peso sem ser esmagada por ele, deu significados importantes e o que foi ruim serviu como aprendizado.
DEPRESSÃO É FRESCURA??
Agora está menos comum dizerem algo desse tipo, geralmente é uma pessoa muito dura; totalmente prática, fechada, com sérias dificuldades para compreender o outro, para pensar dessa forma. Uma pessoa que abandona prazeres da vida, perde o emprego, sobretudo com um passado de batalhas, não teria motivos para ter uma frescura que o prejudicasse tanto. Independente de eu ser psicólogo, a medicina tem vários estudos e comprovações do quanto a psiquê / emoções contribuem para um problema físico, fiquemos com um bem conhecido: gastrite, também chamado de gastrite nervosa.
Não existe 'desesperança', proponho que sempre somos esperançosos. O que ocorre é: A) uma diminuição da esperança, de que realizará temas bons, B) na depressão grave imaginar que morrerá e deixará de sofrer, C) numa depressão se cuida indo no médico e psicólogo. Em todas elas terá o sentido de ganho, ou seja, há esperança.
O viver só é possível no sentido-da-esperança / confiança. Uma vida sem sentido, é ausente de esperança, logo é insuportável, pois não faz sentido vivê-la, por não haver esperança; ou seja, a visão do futuro é 100% dolorosa sem algo que o justifique.
Sem esperança a vida é insuportável.
Como escreveu Viktor Frankl, citando Nietzsche: "uma vida sem sentido fica insuportável".
Eu proponho que vivemos no 'Sentido' da 'Esperança', até quem está seriamente depressivo.
