Mensagens de Ignorância
O mesmo nível de sinceridade e justiça é o de indignação e ignorância. Portanto, muito cuidado, pois você não tem ideia do perigo.
Aceito dialogar mesmo que acirrado possa ser o diálogo, mas não aprovo a grosseria, a ignorância e a intolerância mesmo que sutilmente ela possa ocorrer.
ignorância
Num mundo onde a luz da razão se esconde,
A ignorância tece véus de sombra e medo.
Onde a verdade se curva e se rende,
Aos gritos da mentira e do enredo.
Cegos de alma, vagamos sem destino,
Presos em grilhões de ilusão e vaidade.
Acreditamos em mitos, em desatino,
E a sabedoria se torna raridade.
Erguemos muros de preconceito e ódio,
Onde a empatia e o amor não têm lugar.
Julgamos e condenamos sem remorso ou tédio,
E a compaixão se torna um verbo a olvidar.
Acreditamos em gurus e falsos profetas,
Que nos guiam por caminhos de escuridão.
Vendemos a alma por promessas vãs e secretas,
E a liberdade se torna mera ilusão.
Mas há uma chama que ainda arde em nós,
Uma centelha de esperança a cintilar.
Que nos impele a buscar a verdade, a sós,
E a romper as correntes que nos prendem a penar.
Que a luz da razão ilumine nossos passos,
E que a sabedoria seja nossa bússola a guiar.
Que a ignorância se dissipe, como fumaça em abraços,
E que a humanidade encontre um novo lar.
AD IDIOTICE
O homem caminha na sua ignorância, buscando superá-la...
São mil passos errados e alguns acertos...
Quando ele começa a acertar, seu tempo está vencendo ou ele é vencido no combate do sopro da vida...
Cadáver adiado é o homem...
Sabe que vai perder...
Viceja, mas não chega a florescer...
IGNORÂNCIA (BARTOLOMEU ASSIS SOUZA)
Em muitas situações da vida
é a "ignorância" que nos protege...
Pois a "verdade" destruiria-nos...
Ignorância
não é uma pessoa ter opinião, mas sim,
ela ter opinião e discutir, sem saber sobre o que fala. Poetadumar.'.
A humanidade vive aprisionada em correntes invisíveis, forjadas pela ignorância, pelo fanatismo e pelas distrações que consomem a consciência. A busca cega por certezas absolutas nos distancia da verdade, pois aquele que se fecha em convicções imutáveis perde a capacidade de questionar, aprender e evoluir.
O fanatismo, seja religioso, ideológico ou social, transforma-se em uma prisão mental, onde o medo do diferente e a recusa ao novo alimentam a intolerância. Ao invés de expandirmos nossos horizontes, limitamo-nos a repetir padrões que reforçam ilusões confortáveis.
As distrações do mundo moderno completam esse ciclo de aprisionamento. A tecnologia, que poderia libertar, muitas vezes nos distrai do essencial, nos afastando da reflexão e da profundidade. Perdemos tempo com superficialidades, enquanto a vida real passa despercebida.
Somente a busca pelo conhecimento, a humildade para questionar e a consciência desperta podem romper essas correntes. A liberdade começa no pensamento.
"Quem forja o futuro com decisões sábias, escapa das amarras do destino incerto. A ignorância das decisões é a rendição ao destino que nos controla."
A fé não pode ser na ignorância, a fé precisa ser inteligente e fundamentada. Mas, também é fato que nós não vamos entender Deus em tudo(ele não cabe dentro do nosso escopo mental). Se entendêssemos Deus eu tudo seríamos igual a ele.
A fé pode não sobrepujar o assombro da ignorância humana, mas é guerreira o bastante para desafiar o impossível.
O ódio que surge da não empatia muito comumente é a munição engatilhada em um revólver de ignorância, empunhado por um imbecil.
