Mensagem Religiosa
O fanatismo - quer de natureza religiosa, esportiva ou ideológica - é incompatível com o cérebro inteligente. Apenas a imbecilidade torna a mente refratária ao pensamento herdado que não se possa questionar à luz do próprio desenvolvimento.
A negação de Deus, pura e simples, é tão improvável quanto a afirmação de sua existência. Assim, o caminho mais honesto entre as duas visões é a sua dúvida.
Dentre todos os tipos de repressores, os que censuram em nome de Deus são os mais odiosos e prepotentes, pois que se arrogam de autoridade divina para ditar o que é certo e o que é errado no procedimento de toda a espécie humana
O dia em que meu nome aparecer associado a qualquer sigla política, filosófica ou religiosa, sugiro dar prosseguimento à pesquisa até descobrir o dia da minha morte, pois que só assim não o teria desmentido de pronto. Minha única bandeira é a liberdade, e meu sentido nunca será o de integrar qualquer delas, mas me posicionar a uma distância que me permita mantê-las bem visíveis tanto para aplaudir as que encontraram seu rumo quanto para combater as que não têm nenhum, mas seguem iludindo seus convertidos de que estão trilhando o único.
Buscas ser visto como justo por Deus? Pois que o sejas combatendo os que se acreditam “mais iguais” do que outros, uma vez que a justiça não dispõe os homens em diferentes degraus, e estarás sendo tão justo e amoroso quanto o deus que trouxeres em ti.
Por mais que o espírito equilibrado e pacífico de um povo se apresente como um freio interno e traço de caráter, os desmandos contínuos e escancarados de seus governantes levam-no, em certo momento, a concluir que sua natureza pacífica é vista como um convite à instauração da devassidão e da ignomínia pelos que detêm o poder. É quando sua própria dignidade lhe cobra reação contra o que já extrapolou os limites do admissível, e a convulsão decorrente se apresenta como único meio de resgatar o estado de equilíbrio, e não como sinal de se estar desistindo dele.
Acreditar ou não num deus é uma crença como outra qualquer: apenas se crê que exista ou se crê que não exista. Mas, apesar disso, os dois lados se veem no domínio de uma "verdade", inalcançável a ambos, de que se utilizam para menosprezar-se mutuamente em vez de tentar entender que são exatamente iguais, somente seguindo em direções contrárias.
Quando a insanidade já nos desgasta o espírito sem trégua, nos assalta o sentimento de que o pior que se tema precisa mesmo acontecer, pois só dessa forma algo se fará para lhe dar fim. Gotinhas de água pingando na testa de forma contínua e ininterrupta se revela tortura mais cruel do que a lâmina decidida e abrupta da guilhotina que não se compraz com o sofrimento de sua vítima.
Que não se confunda o espírito rebelde do libertário com o do extremista apenas porque ambos destoam da maioria. Um se rebela contra tudo o que se mostra injusto e tirânico, enquanto o outro tenta anular as liberdades duramente conquistadas por todos pelo retorno ao que o mundo já experimentou de pior.
À religião e à ciência é difícil aceitar algum tipo de vida superior à do homem, tida como obra prima da criação. Então a negarão à luz das leis que criaram para si mesmas, antes de admitir qualquer coisa que não se coloque submetida a elas. E, contrariamente ao defendido, isso se deve bem menos às premissas dos institutos do que à arrogância dos que os conduzem.
Esse Deus que me foi apresentado por Epíteto já existia dentro de mim sem poder dizer se mais alguém dele soubesse como eu o concebia. Homens como Epíteto e Spinoza, no entanto, chegam para dar forma a esse fenômeno de difícil compreensão: ainda que tantos possam trazer em si exatamente aquele que trazemos em nós, ele nunca será o mesmo para todos, o que faz de Deus um ser único e, ao mesmo tempo, plural, permitindo a cada qual viver a experiência do macro em seu próprio microcosmos.
Entre as pessoas que mais admiro não estão as que declaram sua fé num deus, nem tampouco as que o rejeitam, mas aquelas que não hesitam em assumir a própria dúvida.
Muitas pessoas à minha volta tomaram como verdade a existência de um deus; outras, ao contrário, assumiram sua inexistência como a lógica mais plausível. Minha pequenez, diante de algo tão grande, reagiu à posse arrogante da verdade e me sugeriu estar aberto a qualquer delas.
Tem coisas que nos colocam bem longe das igrejas e mais perto de nossas convicções mais autènticas. O espetáculo da “expulsão do demônio” por pastores é uma das razões que alguns julgam ser contra Deus, e eu acredito ser a forma de descobrir como ele é.
Ao contrário do que alguns possam pensar, não é contra as religiões que luto, mas contra quantos as usem para impor sua visão de mundo a outrem, subvertendo-lhes o direito às próprias escolhas. Religiões são benfazejas enquanto instrumentos de aprimoramento da alma humana, mas só se mostram legítimas quando ocorrem de dentro pra fora, nunca de fora pra dentro. Pregações e doutrinamento nunca serão uma condição necessária (e muito menos obrigatória) para se buscar a Deus, mas apenas tentativas arbitrárias de “padronizar” essa busca, que deveria ser íntima e silenciosa. Em se havendo um Deus que nos ampara, não dependerá de “arautos” para se revelar, atuando por si mesmo a exemplo da mudança operada em Saulo.
Infeliz o povo que precisa de religião para fazer o que deveria ser um mero exercício de consciência.
Quem realmente tem uma boa relação com Deus, sabe que não deve se submeter às regras criadas por terceiros.
Em todas as épocas
as pessoas entusiasmadas
sempre criaram diferentes
formas de agradecer a Deus
pela própria existência.
- Relacionados
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Frases bíblicas para status que vão expressar e fortalecer sua fé
- Frases de Deus: versículos da Bíblia que inspiram fé
- Frases bíblicas sobre amor que tocam o coração
- Frases da Bíblia para fortalecer a sua fé
- Frases de Jesus Cristo para iluminar o caminho
- Mensagem Espírita sobre a Amizade
