Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
A vida é uma madrasta que primeiro castiga e depois ensina,e com o tempo, esse que mesmo sem fazer perguntas, nos dá as melhores respostas, nos ensina que a paciência é a mãe de todas as virtudes. Então, viver é lutar e sentir dor ou você versa. Quantas vezes pensamos em desistir de tudo, mas algo nos diz para seguir em frente, porque algo bom ainda há por vir, mas é só depois que se tornar resiliente e forte, anestesiado com o anestésico que é a sabedoria. E justamente só assim foi, por causa dos sofrimento e dessas dores, que somente nos deixarão as cicatrizes para lembramos o que vivemos.
“A árvore que dá mais frutos é a mais apedrejada.” Esse aprendizado leva você a refletir se está atirando pedras ou levando pedradas. Extraímos da leitura que o nosso sucesso incomoda. Isso é uma máxima que nos faz entender e conduzir melhor a vida.
Na tristeza eu aprendi a orar.
Na raiva eu aprendi a suspirar fundo, ter paciência e aguardar.
No silêncio eu aprendi que ele também pode falar.
Na dor eu aprendi sentir amor.
No caos e na desistência, eu desenvolvi habilidades e descobri que sou mais útil do que pensava.
No amor, eu aprendi que Deus está mais próximo do que eu esperava.
Na simplicidade eu percebi que: o que há de mais impressionante não se ouve, não se vê, só se sente, pois a alma quando fala,
cala e impressiona toda a gente.
Nas horas eu aprendi que o tempo passa devagar se a gente não estiver contente. E passa rápido se formos pacientes.
A busca pelo entendimento é uma jornada solitária para alguns, uma jornada de aprendizado para outros e uma jornada sem rumo para os restantes.
Aprendam a contemplar a sabedoria. Através do seu excelente conhecimento, busquem sempre fundamentá-la nos princípios do amor e da bondade. Assim, vocês compreenderão que, quando aplicada com humildade, a sabedoria nos edifica e não nos causa dor alguma.
O verdadeiro sábio é aquele que aprendeu a ponderar cada pensamento, cada palavra, cada desejo e emoção, levando cada um deles cativo à vontade de Deus, para que Ele possa manifestar em nós a sua verdadeira sabedoria.
O enfrentamento de situações difíceis pode nos tornar mais fortes e nos ensinar lições importantes. Quando superamos o sofrimento, podemos crescer como indivíduos, desenvolvendo maior capacidade de lidar com desafios futuros. O processo de superação pode nos ajudar a descobrir nossa força interior e a encontrar novas perspectivas sobre a vida. Dessa forma, o sofrimento pode se transformar em oportunidade para nosso crescimento pessoal e bem-estar emocional.
Aprendemos, com exemplos dos que deixam suas marcas, que legado não se limita a um produto materializado em que passamos de gerações em gerações. Que legado é a precedência positiva, a força motriz que levará nossos descendentes a usufruir de um mundo mais humano, forte e capaz. O que vai contra isso não é legado, pois o que não beneficia não se pode ser considerado um legado.
Na escola eu rabiscava uma letra com o pouco que aprendia de política através do jornal de seu Pádua, que sempre era o da semana anterior:
“Até quando temos que ficar nessa exploração?
Essa terra é o meu salário e de todo cidadão
Lutamos contra a impunidade/ Pois precisamos sobreviver
Desta terra nos deixem a metade / Mas não deixam é nada pra você
Não venda a sua nação/ Ô pobre cidadão
Roubam-nos a luz do dia e não fazemos nada pra deter
A Amazônia está perdida e a culpa não dá pra esconder
Não venda a sua nação/ Ô pobre cidadão.
A vida é uma madrasta que primeiro castiga e depois ensina,e com o tempo, esse que mesmo sem fazer perguntas, nos dá as melhores respostas, nos ensina que a paciência é a mãe de todas as virtudes.
Dentro de um sistema educacional onde se adota a ideologia neoliberal, o foco deixa de ser o aluno para direcionar as ações em prol dos resultados, mensurados por um modelo de avaliação arcaico, excludente e que ignora a diversidade dos avaliados.
Há séculos o homem aprendeu a domesticar os animais. Passado alguns séculos, os políticos aprenderam a domesticar os homens.
“Sejam fiéis aos ensinamentos. Arranquem a erva má. Lancem ao fogo da transformação o egoísmo, o vício e o desalento. Separem o joio do trigo, andem pelos caminhos luminosos do discernimento supremo.”
Aprenda a lidar com os monstros que habita dentro de você, não deixa que o inocente pague por eles.
Fracassar é diferente de perder. Você pode ser bem sucedido apenas perdendo e aprendendo, sem experimentar a dor do fracasso. O fracasso é o acúmulo de erros e perdas, é o estágio "final" da vida, assim como a morte. Ele pode nos proporciona a oportunidade de sentir várias vidas destruídas pelo tempo. A dor e a limitação do fracasso pode até mesmo ocasionar a sensação de luto, que parece não acabar nunca. Porém, se o fracasso for tratado como aprendizado, a genialidade e a experiência adquirida, equivale a "infinitas" vidas.
Prestem atenção e cuidado:
Se vocês não aprenderem a ler e interpretar
o que foi escrito,
deixando apenas para outras pessoas
lhes informarem os acontecimentos,
correrão um grande risco
de receberem notícias falsas ou distorcidas,
ficando assim, fáceis de serem manipulados,
virando, desta forma,
massa de manobra, ou fantoches,
nas mãos de poderosos inescrupulosos.
É quase impossível tentar fazer um homem abandonar pelo Evangelho de Cristo aquilo que ele aprendeu com a religião.
- Relacionados
- Mensagens de despedida para alunos que deixam saudade
- Frases para estudantes que incentivam e motivam
- Agradecimentos aos Alunos
- 47 mensagens de boas-vindas para alunos começarem bem o período letivo
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
