Menino e Menina
Menino aventureiro,
foi em mais uma aventura que me encontrou, você estava de passagem sem saber ao certo o que fazia por ali e eu ao te encontrar não via motivo para dizer sim nem para dizer não simplesmente me deixei levar e foi nessa levada que meu coração se encontrou confuso - diante de um menino aventureiro, coração aventureiro - de quem será seu pensamento? quantas viagens você pretende fazer ate me buscar? não sabes que quando viajas me perde aos poucos - sim menino aventureiro cada passo que você da distancia minha alma da sua. o que nos espera? o que poderia ser nosso? - sou para ti e você é para mim? sua alma viajante me escolheu? erro seria te dizer que se ficasse juntos estaríamos afinal nem ao menos sei se te quero, só sei que sinto sua falta, quero seu corpo, seu cheiro seus gestos, suas palavras, sua voz, seu olhar me convida a prestigia lo seu sorriso me mantem vidrada, quero explorar seu mundo - vamos ser dois viajantes, me permita estar ao seu lado, me de motivos para querer ser sua, carregue consigo meu amor, de para mim todo seu desejo, seja meu menino aventureiro - crie raízes no meu espaço, vá de encontro com seu mundo mas volte, volte e sempre diga. Onde estiver me mande lembranças - lembre se de mim, demonstre espontaneamente que me deseja loucamente com toda sua lucidez, alma e coração - seja meu bem, me faça o bem. esteja bem. Nem sei se quero, quero poder querer, do resto conversaremos, mas por favor. atenda meu último pedido e esqueça os outros - se queres se aventurar no meu mundo, fique e atenda meus pedidos anteriores, mas se não queres - vá para longe, mande apenas um sorriso para que eu saiba que esta certo de sua decisão.
Menino, por que você não cola em mim e me ganha de vez?
Por que você finge que não me nota?
Não sabe que no amor, ignorar, incomoda?
Hoje é um lindo dia.
Um menino cego estava à espera de alguém para deixar uma moeda em sua lata, ele tinha uma placa ao lado, escrito: “Eu sou cego, por favor, tenha pena…”
Um homem veio e deixou cair uma moeda e apagou o que estava na placa.
Logo o garoto ouviu um monte de moedas caírem em sua lata. O menino pensou e pediu a alguém para ler o que estava na placa, e uma senhora disse: Ela diz, “Hoje é um dia lindo, mas eu não posso vê-lo.”
Menino
Por trás dos olhos de homem
Te vejo menino
Rosto forte com traços delicados
Força que esconde a doçura que traz contigo
Cavalo selvagem,sem rédeas,força bruta
Escudo que te protege
Lágrimas presas num choro contido
Vejo teu corpo dormindo
Desarmado
Te toco e sinto
Seus medos
Mas meus olhos coloridos se encantam
Como sempre...
Te vejo
Menino.
O menino eternamente atormentado ouviu uma canção que não conhecia, mas que já tinha escutado em algum lugar. Como de seu costume achou que aquela canção tinha sido escrita pra ele.
Talvez até pudesse ter sido, mas não era pra ele e por culpa de quem se perguntava? Tolo não sabia que era dele mesmo e mais tarde se atormentaria mais por isso.
Queria um amor eterno, mas não sabia ou não acreditava que poderia existir como tudo o que fazia ele não acreditava, mas ainda esperava.
Todos os dias ele esperava no mesmo local, depois de ter feito as mesmas coisas de sempre, mas pensava em mudar. E o que pode mudar um menino atormentado?
Atormentado por quem? Por ele mesmo, talvez isso ele sabia.
Sempre viveu ou sobreviveu em um lugar que nunca quis nem passar por viagem, com pessoas que nunca poderia se espelhar, mas vivia lá e convivia com essas pessoas.
Acreditava em destino isso o fazia feliz por acreditar no seu futuro, acreditava também que amor viria e o faria feliz, queria amor sincero, amor verdadeiro, simplesmente queria amar.
Mas como todo óbvio ululante de qualquer historia que possa mudar um menino atormentado. Somente uma menina, uma garota, uma mulher. E ele encontrou a menina em que acreditava que aquela era "a menina" e depois, para fazê-lo sofrer ainda mais, ele teria certeza que ela era realmente.
Ela era como o paraíso, tinha escutado uma música e não achava que era feita pra ela, mas era feita, essa era a diferença entre os dois.
Eles não sabiam disso ainda, ele não podia ver pois estava cego desde que a conheceu, não tinha mais percepção de nada, e todos os seus outros sentimentos foram fortalecer o amor, então só tinha amor e mais nada. Achou que a música dela ele que tinha composto. Talvez o maior erro.
Eles eram iguais, em tudo, quase tudo, é.
Quando o menino eternamente atormentado pensou que se tornaria eternamente amado, descobriu no fundo da sua mente, nos olhos castanhos da menina.
Bem ao final, bem nas letrinhas minúsculas, quase no final dos créditos dos primeiros passos, quando já estava quase avançando, progredindo. Ele leu o nome do compositor da canção que ele sempre pensou em escrever e que tinha pensado ter escrito pra ela.
Não, estou mentindo ele não leu o nome do compositor, ele só não viu o seu nome lá.
Mesmo procurando por horas ele não leu o seu nome nos olhos da menina, na verdade não conseguia nem ver o seu reflexo lá. Não conseguia ver nada pois já estava cego ela era a única pessoa que ele conseguia ver, e ele era o único que conseguia a ver o jeito que realmente ela era e vice-versa.
Mas ela não se importou, pois também estava cega e usou o menino eternamente atormentado apenas como óculos para ler as letrinhas que antes ela não conseguia ler.
Ela era como o paraíso, mas ele desesperadamente não conseguia morrer.
E não podia mais viver, agora já sabia de quem era a culpa de tudo na vida dele, quando descobriu, ele sorriu e escondeu as lágrimas nos seus olhos. Sempre esteve só com sua sombra então de quem poderia ter sido a culpa? Só dele mesmo, sorria querendo chorar enquanto descobria que a canção dele era outra, outra que ele conhecia muito bem.
Agora ele tinha o amor eterno que tanto queria.
Não que não tenha desejado, mas esqueceu de pedir que fosse correspondido.
Continuou atormentado e perguntava para si mesmo. Como ela tinha feito aquele truque com ele?
E ainda esperançoso prometia fugir, mas não existiria nenhum lugar que o acalmaria.
Ela era estranha como os anjos. E ele implorava para que ela visse o amor nos olhos dele e acreditasse, para que ouvisse as palavras dele e acreditasse.
Não restou nada a não ser se conformar que um dia todos acreditariam e principalmente ela, que ele só tinha amor sincero para dar.
Eu fui menino no tempo de ser homem,
E homem no tempo de ser menino,
Ser menino no tempo de homem é lindo, porém eu diria mágico,
Ser homem no tempo de menino é lindo porém eu diria trágico,
Dentro desse dilema do tempo e de Ser, acabei sem saber,
Que tempo era ao entardecer, e agora o que me restar saber ?
Busco a doce vida
Com encanto e magia Com a doce melodia Da pureza de menino
Com ternura e esplendor Traz em si a sabedoria divina Venho em Deus buscar a paz Busco na sabedoria o encontro desse amor
Nas profundezas das águas azuis do amor Encontrei a ostra, e dela abriu-se uma pérola divina Sua tão bela luz, iluminava tudo ao seu redor Contagiando com seu brilho Formava um laço prendendo de emoção
Quero seu brilho E ficar nessa luz Afogando no inconsciente dessas águas azuis Procuro entre pedras e cascatas A pureza de um céu azul
Quando vi você, me encantei
Me apaixonei
Pequenino
Lindo
Era aquele menino
Seus cachos dourados
me enlouqueciam
Com aquele sorriso nos lábios
Me derretia
Conheci um amor incondicional
Uma maneira de amar
Sem igual
O menino cresceu
amadureceu
E o meu amor fortaleceu
Amor único
De união
Amor de irmão!
Menino sonhador
Ao abrir os olhos, percebi que estava em um mundo diferente.
Observei cada movimento. Aves, sol e lua, animais, um ser chamado humano. E vi que é algo bom! Como vivi tanto tempo em um lugar onde não conhecia o que vivia? Ainda sou um menino cheio de sonhos. Tenho medo de arriscar, será que é fantasia minha? Acho que não! Motiva tanto o meu coração. O que é coração?
Não sei dizer com clareza, mas incendeia as minhas veias, e me faz ir além do que quero. Estou vivendo o renascimento, hoje é o primeiro dia que sonho. O que sonho? Ainda não sei dizer, mas tenha paciência comigo, sou apenas um menino querendo descobrir qual é o maior significado da vida.
Estou descobrindo a alegria de sonhar, ter heróis, viver amor de criança, a sensação do primeiro beijo, me apaixonar pela colega da classe. Não consigo assimilar essa sensação chamada sentimento, é meio estranho, não tenho um discernimento acerca de tais coisas. Só tenho uma vontade enorme de descobri cada mistério, me aventurar, perde-se em meio ao leu dos meus delírios. Nossa... Agora vou senta em meio ao jardim do parque, onde dar de frente para a cidade e reflete um pouco mais.
Estou tendo mais conhecimento, parece que o mundo no qual vivo não está em ordem, não está girando de maneira certa. É o mundo que não está em ordem ou esse tal ser humano que vive de qualquer forma. Por que esse ser é tão complexo? De uma hora para outra eles mudam de personagem, oscilam e jogam fora, coisas, objetos, pessoas preciosas que fazem toda diferença em suas vidas. Se um dia eu fui assim, não quero ser mais, quero ser diferente, encontra um amor e me dedicar, viver todos os momentos como se fossem o último. Ser feliz e fazer feliz, ser importante e ter importância. Entendi que todos os momentos em nossas vidas são importantes, e por vezes jogamos fora o que se torna tudo em nossa vida. Ufa! Não me entendam mal, se um dia vocês lerem esse texto e se eu estiver certo. Lembre – se de uma coisa, eu sou apenas um Menino Sonhador.
Quem sou eu
As vezes me pergunto
Já me descobrir em meu espírito
Eu sou menino, sou rapaz e sou coroa
Sou levado, sou arrisco, sou malvado
Já passei horas em frente ao espelho
Tentando me descobrir
Já tive tanta certeza de mim
Ao ponto de querer sumir
Já menti, me arrependi
Já fingi não da importância
Já expulsei pessoas que me amavam
Já acreditei em amores perfeitos
Já sorrir chorando lagrimas de tristeza
Já chorei de tanto rir
Você aprende a gostar de você
Cuidar de você
Gostar de quem gosta de você
No final das contas, eu preciso cuidar do meu jardim
E assim, o beija flor e as borboletas irão me procurar.
Thadeu Alencar
Que nessa noite de Natal, as estrelas irradiem luzes de felicidade sobre você. E que Aquele menino que tanto caminhou por nós, te abençoe. Feliz Natal!
Tenho asas de menino que vê desenhos em nuvens, que na esperança se mantém voando mesmo com pés firmes no chão, porque o voo mais alto é aquele que de olhos fechados realizamos de mãos dadas.
O Menino
Vou fazer um apelo. É o caso de uma menino desaparecido.
Ele tem 11 anos, mas parece ter menos; pesa 30 quilos, mas parece ter menos; é brasileiro, mas parece menos.
É um menino normal, ou seja: subnutrido, desses milhares de meninos que não pediram pra nascer; ao contrário: nasceram pra pedir.
Calado demais pra sua idade, Sofrido demais pra sua idade, com “quase” idade demais pra sua idade. É, como a maioria, um desses meninos de 11 anos que ainda não teve infância.
Parece ser menos carente, mas, se é, não sabe disso. Nunca esteve na Febem, portanto, não teve tempo de ser criança problema. Ainda descalço por amor a bola. (...)
Foi Dom Quixote sem precisar de Cervantes e sabe, por intuição, que o mundo pode ser um inferno, ou uma badalação, dependendo se ele é visto pelo o Bob Marley ou pelo grande Augusto Cury (...).
Tímido até a ousadia, seus silêncios gritaram nos cantos da casa e seus prantos eram goteiras no telhado se sua alma.
Foi visto pela a última vez com uma pedacinho de papel na mão sempre escrevendo, escrevendo e escrevendo, sei lá oque. (...)
Travava, na ocasião muitas ideias na cabeça, e um coração esperançoso.
Foi visto pela última vez com uma bola na mão, mas é de todo improvável que muito a bola o tenha ensinado. Se bem que, sonhador do jeito que ele é, não duvido nada.
Sequestrado, não foi, porque é um menino que nasceu sem resgate.
Como vocês veem, é um menino comum, desses que desaparecem as dezenas todas os dias.
Mas se alguém souber de alguma notícia, me procure, por favor, porque...ou encontro de novo esse menino que um dia eu fui, ou eu não sei o que vai ser de mim.
(ADAPTADO DO TEXTO DE CHICO ANYSIO)
Entrou na minha vida
Por um acaso do destino
Ele grande no tamanho
Mas com alma de menino
Ao vê-lo a primeira vez
Confesso que me retrai
Mas logo ao encostar em sua pele
Algo diferente eu pude sentir
Minha boca foi ao encontro da dele
Como mágica começamos a nos beijar
Sabia que por ali aquilo não ia ficar
E aquele menino eu ia voltar a encontrar
Logo nos encontramos de novo
E tudo por conspiração do universo
Aquele menino ganhou meu coração
Por ele tenho amor e paixão eu confesso
Carrego um grande medo no peito
E o mesmo já confessei para Deus
É que á esse menino doce
Um dia eu tenha que dizer adeus
Ao encontra-lo naquela praça
Eu esqueço o mundo ao meu redor
Só tenho olhos para esse amor
Que a cada dia se torna maior
O olhar dele enxerga minha alma
O sorriso só me traz paz
Como eu amo esse menino
Igual a ele eu não encontro mais
Seu carinho me traz alegria
Meu amor por ti é pura poesia
Nada melhor que sua companhia
Quem me dera te ter todo dia
Eu aos vinte e três e ele com Quinze
A diferença não pode impedir esse sentimento
Que cresce e se expresa
Por fora e por dentro
Claro que me preocupo
De um dia algo acontecer
Mas pelo resto da minha vida menino
Eu só quero amar você
Aguardo sempre ancioso
Para te ver novamente
Sinto que não há limites
Para esse amor entre a gente
Se eu puder escolher
Eu escolho viver essa vida toda com você
Pois depois de te conhecer
Sofrer seria pouco ao nao te ter
Voce trouxe luz a minha escuridão
Voce trouxe felicidade na minha tristeza
Voce é minha estrela da manhã
Seu amor é a minha fortaleza
Vou terminando essa poesia
Agradecendo por ter voce á Deus do céu
Com todo amor desse mundo
Para voce menino Samuel.
Menino Pobre
Menino pobre do meu bairro, triste,
existe um verso em teu olhar profundo;
é que em tua pessoa subsiste
a miséria tristíssima do mundo...
Menino pobre do meu bairro, existe
em teu olhar um sentimento fundo:
choras a dor de haver um mundo triste
dentro do grande e colorido mundo.
Menino pobre do meu bairro, grita,
para que escutem tua voz tremente,
amargurada, enfraquecida e aflita;
pelos irmãos que dantes não gritaram,
clama nas ruas angustiosamente,
exige o pão que os homens te roubaram!
Gióia Júnior
O menino e a chuva
Chuva prateada,
Com leve tonalidade
Transparente.
Estação trocada,
Folhas ao chão.
Mas não estamos
Na primavera?
O outono é adiante.
Vejo um menino
Franzino
Vendendo suas
Traquitanas,
Cheio de badulaques.
Pergunta-me
Com curiosidade:
_ Tia, tem um trocado?
Um pouco aflita,
Pego umas moedas,
Meio contrariada.
Fome de comida
Ou do crack que
Assombra?
Lá vai ele,
Pulando poças,
Contornando as
Ruas do Centro de
Niterói.
Vou-me embora,
Na fria chuva,
Seguindo o vento.
Logo chego
Em casa.
Penso no dia,
No imenso amor
Que me toma.
Ainda acredito
Que amar vale
A pena.
Quantos meninos
Dançarão na chuva?
Quantos outros
Passearão
Em outra estação?
Que a luz do Menino Jesus
ilumine todos os lares trazendo
alegria, paz, amor e esperança aos
nossos corações.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp