Melhores Poemas

Cerca de 131777 poemas Melhores

Sempre damos mais valor a quem morreu.
"Parentes e amigos"
Mas e quem está vivo não merece nosso amor e atenção?
Ou vamos esperar eles morrerem para depois expressar nosso amor e saudade?
😞

Depois da chuva pesada,
Um arco-íris vai surgir.
A vida sempre dá entrada
Para a luz voltar a abrir.

A vida é mar que varia,
Ora calma, ora a bramar.
Mas quem navega com alegria
Sempre encontra um novo lugar.

A compaixão se inclina
Onde o orgulho não quer ir;
É luz que sempre ilumina
Quando tentamos desistir.

A compaixão é ponte aberta
Entre o eu e o outro em dor;
É estrada sempre desperta
Para o exercício do amor.

Parece ser tarde demais, ando cansado. Parece que me perdi no excesso do afeto.
O amor, sempre como uma lâmina de dois gumes, flutua entre
as sensações da paixão e a realidade.
As vezes, mentimos para nós mesmos, tentando abafar a dor, mas cada mentira cria um abismo entre nós e a verdade.
No fim, somos como
objetos numa prateleira - ora desejados, ora esquecidos.
Talvez o amor, no fundo, seja um esforço compartilhado, algo que precisa de cuidado mútuo para realmente crescer.
Que possamos nutrir o que é bom e aprender com as tempestades do excesso e a secura da falta.
Antes de ser luz para o outro, preciso iluminar a mim mesmo, meu próprio caminho.

A PORTA


Devemos sempre deixar as portas abertas, para vários sentidos de nossas vidas.
Ciclos se encerrarão e novos ciclos irão de vir, assim como sai pessoas do nosso destino pode entrar novas, assim como nos decidimos entrar nos temos a escolha de sair. Não seremos 100% e sim temos nossas falhas e acertos e assim aprendemos sempre para que possamos entrar ou sair dos bons e ruins caminhos, Isso não é só sobre A PORTA é sobre você e suas escolhas e decisões, Maturidade de enxergar o seu erro te abre portas para uma evolução, o egoísmo de não enxergar os seus próprios erros e defeitos para si melhorar te fechara portas. +conversa de solução e -bloqueio emocional sem solução.
Entenda isso não é só sobre uma porta, é você, é seu dia a dia, é seu trabalho, é sua família, é seu relacionamento, é o seu destino.


Autor: Allan Souza

Agradecer sempre... Reclamar nunca!
Quando pensares em reclamar de
alguma coisa, lembre-se que:
Se a tua casa está suja,
é porque você tem uma casa pra morar.
Se a tua pia está cheia de louças pra lavar,
é porque você teve o que comer.
Se as crianças bagunçaram todo o quarto,
é porque você sabe onde elas estão...
em casa.
Agradecer sempre... e por tudo agradecer...

Às vezes eu só queria conduzir a vida como conduzo minha moto: estar sempre atento às adversidades, em equilíbrio comigo e com meus pensamentos, aproveitar o vento no rosto e fazer parte da paisagem no presente, no lugar onde estou, sem me preocupar com o passado nem com o que está por vir.


Às vezes eu só queria conduzir a vida como conduzo minha moto: com cautela, cuidado — e, mesmo que eu caia, que eu esteja protegido, porque me equipei previamente para que, quando o infortúnio chegasse, eu sofresse na menor proporção possível.


Às vezes eu só queria conduzir a vida como conduzo minha moto: nos momentos de raiva, acelerar, chegar com velocidade, ativar minha endorfina e, momentos depois, simplesmente ficar bem.


Mas infelizmente a vida não é como a moto… mas pode ser vivida como se fosse. Basta ajustar o capacete da coragem, manter firme o guidão das escolhas e seguir em frente, sabendo que cada curva traz uma novidade, cada reta traz um respiro e cada quilômetro percorrido é uma vitória.


No fim, o importante é continuar pilotando — a moto, a vida e os sonhos.

Que tenhamos sempre Deus
em nossos corações,
em nossos pensamentos
e em nossas orações.

O impossível sempre pode acontecer
quando a gente confia, quando a gente crer.
E quando creiamos, o que parece
impossível se torna visível aos nossos olhos...
em nosso viver.

“Sou parte da ordem que se ergue sempre que a violência tenta impor o caos.”


Isaías Freitas

*🦋 Você pode mudar*

Quem disse que você precisa ser sempre a mesma pessoa? As células do seu corpo se renovam, seus gostos mudam, suas crenças evoluem. Você tem o direito sagrado de se reinventar quantas vezes quiser. Crescer é deixar morrer versões antigas de você.

Compartilha isso com quem precisa se dar permissão para mudar! 🌱

A felicidade é solitária.
Já a ruína é sempre esperada, e ainda muito bem vinda.
Por ela se espera na janela alheia, em amizade com desafetos, buscando versos para uma poesia banal.

A democracia, para os Estados Unidos, parece ter um mapa: coincide quase sempre com as reservas de petróleo e gás.


Janeck Tolentino

Monólogo ao tempo

E o tempo que sempre foi sensato, o que lhe aconteceu? Quem me dava pistas de como manter-se vivo, hoje, nem dá um suspiro. Dizem por aí que você se apagou, outros, que você deu uma leve pausa no serviço para com o mundo e eu, meramente desacreditado, acredito que esteja de birra comigo.

Você um dia falou: "Vai com calma que seu coração não vai aguentar!" Lembro nitidamente a primeira surra que levei por não ter lhe escutado, por não ter dado ouvidos ao condutor do mundo, o verdadeiro arquiteto. Hoje, com mais calma, eu percebo o quanto você faz falta. Um falta que não faz um amor não correspondido nem o que já passou. É dor dissimulada que estrangula o meu peito por perder um bem que tanto admiro.

Advento da sua preocupação, lembro da paciência de lidar com problemas alheios. Assim como uma matriarca, cuidou, alimentou e deu conselhos, faltou o afeto, mas sabe... Há muito tempo uma professora de semiótica falou
que dentro de relações sintáticas/sociais e diárias a demonstração de afeto mais forte é aquela que, dentro dessa análise, se esforça pra ser irritante. Era você. Tempo.

Não sei por que você desapareceu tão repentinamente mas espero sua volta de braços abertos e com aquela calma que me ensinaste.

Se foi por causa dele eu entendo, temos muita coisa para conversar.

A guerra é sempre
do anti-herói,
o ruim contra o ruim.

Nunca se deslembre
que tanto dói,
e torça só pelo seu fim.

Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.
Por isso não temeremos, embora a terra trema e os montes afundem no coração do mar,
embora estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria.
Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.
Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã.
Nações se agitam, reinos se abalam; ele ergue a voz, e a terra se derrete.
O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura

Salmos 46:1-7

É curioso observar como o Brasil parece sempre pronto para dar um passo à frente, mas tropeça exatamente no tapete onde alguns deputados federais insistem em deixar o nó. A gente acorda acreditando que agora vai, que finalmente o país vai engrenar, mas basta uma sessão na Câmara para descobrirmos que não, não vai ser hoje.

É quase uma coreografia. O país precisa avançar, o povo pede melhorias, os problemas se acumulam, e lá estão eles, os mesmos parlamentares que parecem viver em um universo paralelo onde o tempo não passa e a urgência não existe. O Brasil tenta evoluir, mas eles puxam o freio de mão com a serenidade de quem não sente nem o menor tranco.

E quando chega um projeto que poderia melhorar a vida das pessoas, adivinha? O desfile começa. Discursos longos, debates que circulam em círculos e uma incrível habilidade de transformar qualquer avanço em mais uma gaveta cheia. Depois ainda dizem que o país não vai pra frente por falta de esforço. Claro, porque esforço o brasileiro tem de sobra; falta só uma pequena colaboração de quem deveria trabalhar pelo país inteiro, não apenas por suas próprias bolhas de conforto.

Assim seguimos, pulando do século XX para o XXI com o mesmo grupo impedindo o salto final. O Brasil quer crescer, mas alguns deputados parecem preferir deixar tudo como está, porque mudar dá trabalho, e trabalho, pelo visto, é algo que eles terceirizaram para o resto do país há muito tempo.

Onde o Óbvio Não Mora

Entre o que faço
e o que calo,
há sempre uma pergunta
que ninguém ousa fazer.

Desconfio do óbvio,
prefiro o intervalo,
o silêncio que antecede o toque,
a conversa que não pede pressa.

Coleciono instantes
em versos, em imagens,
na pele da estrada
e no vinho que demora na boca.

Se vier, venha curioso.
Algumas respostas
só se revelam
à beira do mar
ou no sussurro certo
em outra língua.