Me Desculpe Nao Quiz te Magoar
Qual o final desta vida? A morte!
Tenha medo ou não da morte,
Ela faz pensar...
Na morte que se acaba em pó
Ou na morte do pó com espirito
O pó é material, o pó com espirito transcendental.
Haja fé para o material e mais matéria para o pó espiritual.
Conquistando ela
Numa noite de terça
Não imaginaria te encontrar
Talvez você perceba
Eu quero te conquistar
Uma amizade foi surgindo
Começamos se aproximar
Um fica fui pedindo
Pra meu interesse demonstrar
Temos muito em comum
Um encontro a realizar
Nossos amigos torcem
Pra que possamos namorar
Respeitando o tempo de cada
Veremos onde irá chegar
Quem sabe um dia
Possamos um casal formar
O dia que não queria
Sabe aquele dia, nada poderia, nem céu nem inferno, nem biquíni e nem terno, nem terra e nem ar, jamais sozinho, infeliz ao par, não quero ganhar e nem doar, talvez uma aquarela de cores invisíveis, viajar nos porões mais escuros e incríveis, não tenho medo e nem coragem, nem sincero e jamais trairagem, rios de fogo e vulcões de água, tempestade de flores e terremotos de isopores, leve como os lados da balança, convidar o inimigo para dança, na valsa mais suave, aquele ser detestável dar te um beijo, ah gente deixa eu falar, espera não quero parar, ainda não mantei a morte, porque sou um sujeito de sorte, pois a vida disse pra morte, essa vida tem que viver, experimentar o que não viu e aprender a existir, pois os conflitos existem, esconder é um castigo, no entanto entendi e diria que apenas seria viver um dia que não queria, parece que foi hoje, tomara que não seja outro dia.
Giovane Silva Santos
POEMA
E AGORA O QUE ME TENS A DIZER?
Não sei como entendem
as imagens
mas a mim o verbo não tolera
o silêncio
Dói-me a cabeça
por me embriagar
na tinta desta ilusão
que o ultrapassa lamaçal
dos nossos musseques,
Talvez agora entendam
o novelo que se espreita
mais além
aonde turba a miséria
e jazem cutabas de pau-a-pique.
Que tenhamos a vergonha
de discursar o progresso
enquanto tudo parece avesso!
E agora, o que me tens a dizer?
Ngunza Domingos Alberto
Xayzen buscou e ainda busca o conhecimento sobre a essência humana; mas não só a humana, como também a de todos os seres sencientes, daqui ou de outro planeta.
Esta essência é tudo que é intrínseco ao ser e que rege as suas ações. Tudo no âmbito intelectual. Esta chave do Xayzen esclarece a essência senciente, dando uma base e um caminho para análise. Com essa chave poderá medir se uma ação é boa ou má; poderá quantificar se um governo é bom ou não, além de servir de base para demais chaves do conhecimento.
Antes de entrarmos totalmente no assunto, devemos entender algumas afirmações:
Consciência
1. Todo ser senciente nasce ignorante;
2. Todo ser senciente pode conhecer;
Crença
1. Todo ser senciente é convicto;
2. Todo ser senciente tem crença com base em seus conhecimentos;
Vontade
1. Todo ser senciente tem vontade;
2. Todo ser senciente realiza suas vontades com relação ao seu conhecimento e às suas convicções;
Todo ser senciente possui consciência, crença e vontade.
Pilares da Vida Senciente
Pilar da Consciência:
A consciência é como um prédio em eterna construção: possui um alicerce, vigas, andares e um guindaste. Consciência é o construto do ser, é tudo que faz ele ser ele; no entanto, no início essa consciência não existe. O que existe é o solo (cérebro), e conforme o bebê nasce e se desenvolve, seu alicerce é formado; ergue-se as vigas e começa a construir cada andar, mesmo que às vezes tenha que demolir e reconstruir. A consciência é o conjunto da personalidade, das crenças, das memórias. E todo esse conjunto de fatores definirá como reagirá ao seu meio: introvertido ou extrovertido; receptivo ou refratário, calmo ou agressivo... Nascemos ignorantes, mas com o tempo adquirimos conhecimento.
Xayzen também nos revela que da consciência surge os outros dois pilares conhecidos: Crença & Vontade
Pilar da Crença:
A crença: disposição subjetiva a considerar algo certo ou verdadeiro, por força do hábito ou das impressões sensíveis. Crençaé o estado psicológico em que um indivíduo adota e se detém a uma proposição ou premissa para a verdade, ou ainda, uma opinião formada ou convicção.
Pilar da Vontade:
A vontade: faculdade que tem o ser humano de querer, de escolher, de livremente praticar ou deixar de praticar certos atos. Força interior que o impulsiona a realizar algo, atingir seus fins ou desejos. E ao realizá-los, pode ou não infringir a liberdade de outrem. A vontade se baseia em seu conhecimento e em suas crenças.
Visto os três pilares, se faz necessário dizer que cada pilar pode ser separado em outros dois:
Consciência > conhecimento & ignorância
Crença > curiosidade & convicção
Vontade > altruísmo & egoísmo
"A crença está no fato de acreditar que precisa escolher; a vontade em querer escolher e a consciência no ato da escolha." - Júlio Pattuzzo
Tendo visto todos os três pilares, poderemos analisar questões e dizer se elas são boas ou não, mas somente questões envolvendo as relações de seres sencientes. Por exemplo: podemos analisar e dizer quais pilares estão envolvidos na fé; o porquê do fanatismo ser ruim de acordo com os pilares envolvidos, e até ter um caminho para evolução intelectual.
A morte olha para mim e fixa seu olhar amedrontador. Mas eu digo para mim mesmo: "não tenha medo, a morte esteve aqui bem antes de você, você que é estranho; ela, não." Então eu digo à frente dela: "não tenho medo de ti, pois à vida não me apeguei, mas ,no que tange ao meu destino, eu eu sempre duvidarei.
Fiz pouco, muito pouco por você. Gostaria de ter feito mais,
muito mais pra te ter.
Mas não dependeu só de mim.
Então o destino decidiu que fosse assim.
De que me adiantaria escrever centenas de páginas, se o amor não se pode ser expressado por palavras escritas, e sim, por atitudes demonstradas?
Caminho , vou caminhando , já não vejo mais nada lá atrás
O que estou procurando ? Será que é alguém que possa me entender e estar comigo ou será que procuro um lugar onde eu possa ser eu mesmo e não sentir mais medo.
Por que , por quê ? Me pergunto sempre isso.
Sinto que preciso continuar caminhando e me levantando
Vejo algo lá na frente , será lá ?
naquele pequeno horizonte que vou encontrar o que procuro...
A paz em meu coração!!
E você se olha no espelho e não pode suportar. Não se quer ver. Não se consegue engolir o que deixara acontecer. Àquele não pode ser você. Mas sim, àquele é quem você se deixou existir.
💡 Mudanças reais começam com uma boa ideia — repetida com consistência.
No canal do Pensador no WhatsApp, você recebe diariamente um lembrete de que é possível evoluir, um hábito por vez.
Quero receber