Me Deixa Viver

Cerca de 63634 frases e pensamentos: Me Deixa Viver

... são os ultrajes,
caríssimos — a desobediência
a um modo de ser e de viver que,
segundo Jesus, o Cristo, nos permite
avançar. Uma pertinaz desobediência
aos nossos sórdidos desalinhos
e fraquezas!

... caso ainda
não consigas viver com singular
mestria os talentos ofertados a ti pelo
Criador, vive ao menos aquilo que
está ao teu alcance, porém
honestamente!

A vida me trouxe o ontem como exemplo, o hoje para viver com atenção ao agora, e o amanhã para entende que absolutamente tudo, valeu a pena.

“Viver não é fugir de si em cada festa. É saber voltar para si quando a noite termina.”

"Eu não sirvo para nada, mas nunca soube viver sem você"

⁠... desejar
um viver sem culpas
é render-se ao inconcebível -
refreando possibilidades; quando
não ,o próprio destino - na verdade,
cada homem vive sob os limites
de sua própria índole
sempre carente de
reparos!

... do imperfeito ao perfeito,
a arte de viver demandará perspicaz
reconhecimento e similitude com nossa
estimável interioridade de espírito em
laboriosa feitura - para tanto, as infindáveis
idas e vindas favorecendo tão
extraordinária jornada...
Assim é!

... o tão desejado
bem viver trata-se de uma
ousada e bem disposta política de
resultados; em que as boas atitudes
devem ser espontaneamente praticadas; jamais presunçosamente
contabilizadas!

... da rudimentar cognição
aos expressivos lampejos de sabedoria,
a arte de viver, exigirá perspicaz similitude
com nossa inalienável interioridade como
espíritos em fazimento... Para tanto, as
ininterruptasidas e vindas por mundos
e humanidades endossando
tão especialíssima
travessia!

... não julgar,
segundo a filosofia cristã,
é priorizar e viver a melhor fatia
daquilo que dedicados, espontâneos,
naturalmente expressamos: nosso
discernimento e relevância
como espíritos!

... o bem viver
não se limita ao pleno proveito
das nossas emoções, tampouco se resume
aos rígidos preceitos da razão; visto que optar
apenas por umlado — emoção ou razão — nos sujeitaria à não resposta de uma súbita
amargura, ou à fria indiferença...
Sofreríamos, sobretudo, das
agrurasde uma vida
'manca'!

"Para não viver a vida pastando, pare de seguir o burro."

Entre existir e viver

Há uma diferença imensa entre passar pela vida e permitir que a vida passe por nós.

Existir é inevitável. Viver é uma construção.

Talvez tenhamos aprendido cedo demais a procurar caminhos prontos, respostas certas e lugares seguros. Fomos ensinados a responder antes mesmo de aprender a perguntar. Decoramos conceitos, acumulamos informações e confundimos instrução com formação.

Mas a educação não tem segredo; o segredo está na educação.

Educar não deveria significar ensinar alguém a repetir aquilo que sabemos. Deveria significar ajudá-lo a descobrir aquilo que ainda não consegue enxergar.

O problema é que enxergar exige mais do que olhar.

O óbvio só é óbvio para quem não observa sem absorver.

Quem apenas olha reconhece a aparência. Quem observa questiona a essência.

E talvez seja exatamente por isso que algumas pessoas atravessam décadas repetindo os mesmos comportamentos, cometendo os mesmos erros e chamando o passar dos anos de experiência.

Idade não é sinônimo de maturidade.

Experiência não é aquilo que simplesmente aconteceu conosco, mas aquilo que conseguimos compreender a partir do que aconteceu.

Há quem envelheça sem amadurecer e há quem sofra sem aprender.

A dor, sozinha, não ensina.

É a consciência construída a partir dela que pode transformar sofrimento em aprendizado.

Talvez crescer seja abandonar gradativamente a necessidade de encontrar culpados e assumir a responsabilidade por aquilo que ainda podemos transformar.

Responsabilidade não significa assumir a culpa por tudo.

Significa compreender que, mesmo quando não escolhemos aquilo que nos aconteceu, continuamos responsáveis pelo que faremos com aquilo que aconteceu.

Esse é um dos lugares mais difíceis da existência: perceber que algumas respostas que esperamos do mundo precisarão nascer de nós.

E, enquanto resistimos a essa compreensão, permanecemos presos exatamente àquilo que desejamos superar.

Se penso, logo resisto.

Resistimos ao novo porque o conhecido, mesmo quando dói, oferece a falsa segurança da familiaridade.

Queremos transformação sem desconstrução. Mudança sem renúncia. Resultados diferentes preservando os mesmos comportamentos.

Mas não existe transformação verdadeira sem alguma despedida.

Para que uma nova versão de nós encontre espaço, alguma versão anterior precisará deixar de ocupar todo o lugar.

E talvez seja justamente aí que muitos parem.

Querem chegar inteiros permanecendo divididos.

De meio em meio termo, nunca seremos inteiros.

Inteireza exige posicionamento.

Exige compreender que autenticidade não é fazer tudo aquilo que queremos, mas deixar de viver exclusivamente aquilo que esperam de nós.

Não precisamos ser diferentes apenas para sermos diferentes.

Precisamos ter coragem para não sermos iguais apenas para sermos aceitos.

A verdadeira liberdade começa quando já não precisamos representar permanentemente um personagem para merecer pertencer ao cenário.

Porque uma vida inteira tentando corresponder às expectativas alheias pode terminar com a descoberta mais dolorosa de todas:

ter agradado a muitos e nunca ter verdadeiramente encontrado a si mesmo.

Talvez viver seja isso:

não chegar pronto, mas continuar tornando-se.

Não saber tudo, mas nunca perder a capacidade de aprender.

Não procurar uma vida sem conflitos, mas construir consciência suficiente para não desperdiçar os conflitos que a vida inevitavelmente nos oferecerá.

No final, não somos apenas aquilo que nos aconteceu.

Somos, sobretudo, aquilo que decidimos construir a partir do que nos aconteceu.

E entre simplesmente existir e verdadeiramente viver existe uma palavra que muda toda a história:

Autoria.

Carlos Eduardo Balcarse
02 de setembro de 2026

A consciência de não viver por acaso

Existe uma diferença entre estar vivo e tomar consciência da própria existência.

Nascer nos coloca no mundo. Crescer nos apresenta ao mundo. Mas somente o desenvolvimento da consciência pode nos apresentar verdadeiramente a nós mesmos.

Talvez grande parte da humanidade viva respondendo perguntas que nunca fez, perseguindo objetivos que nunca escolheu e defendendo convicções que nunca examinou.

Somos educados para aprender muitas coisas, mas raramente somos ensinados a investigar quem está aprendendo.

Aprendemos matemática, história, geografia, profissões, regras e comportamentos. Aprendemos como devemos falar, produzir, competir e pertencer.

Mas quem nos ensina a perceber como estamos construindo aquilo que chamamos de nós mesmos?

Esse talvez seja um dos grandes desafios da educação humana.

Não basta ensinar alguém a conhecer o mundo.

É preciso ajudá-lo a desenvolver consciência suficiente para não desaparecer dentro dele.

Porque existe um momento em que aprender deixa de significar apenas acrescentar.

Algumas vezes, aprender significa retirar.

Retirar preconceitos.

Retirar condicionamentos.

Retirar certezas herdadas.

Retirar personagens construídos para receber aprovação.

Desaprender também é uma forma de aprender.

E talvez seja uma das mais difíceis.

Acrescentar conhecimento ao que já acreditamos exige memória. Permitir que o conhecimento transforme aquilo em que acreditamos exige consciência.

É nesse ponto que surge o discernimento.

Discernimento não é possuir todas as respostas. É desenvolver critérios para não aceitar qualquer resposta — inclusive aquelas produzidas por nós mesmos.

É conseguir observar uma ideia antes de transformá-la em convicção.

Questionar uma emoção antes de transformá-la em decisão.

Examinar uma crença antes de transformá-la em verdade.

Somos influenciados pelo passado, pela família, pela cultura, pela educação, pelas experiências e pelas circunstâncias.

Mas ser influenciado pela própria história não significa estar condenado a repeti-la.

Entre aquilo que aconteceu e aquilo que ainda acontecerá existe um espaço.

Nesse espaço estão nossas escolhas.

E escolhas constroem autoria.

Autoria não significa controlar a vida. Significa participar conscientemente da construção da resposta que damos a ela.

Talvez seja essa a essência do protagonismo.

Ser protagonista não é acreditar que o mundo gira ao nosso redor. É compreender que não podemos continuar girando ao redor de tudo aquilo que nos impede de sermos quem podemos ser.

Responsabilidade, portanto, não é culpa.

Culpa olha para trás procurando condenação.

Responsabilidade olha para frente procurando possibilidade.

Não podemos alterar todas as causas que nos trouxeram até aqui, mas podemos interferir nas consequências que levaremos daqui para frente.

Essa é uma das fronteiras entre existência e consciência.

Quem apenas existe pergunta:

“O que a vida fará comigo?”

Quem começa a assumir autoria também pergunta:

“O que farei com a vida que tenho?”

Talvez desenvolvimento humano seja exatamente esse movimento: sair gradativamente do automatismo para a consciência; da consciência para o discernimento; do discernimento para a escolha; da escolha para a ação; e da ação para a transformação.

Não para nos tornarmos perfeitos.

Mas para nos tornarmos cada vez mais conscientes da imperfeição de estarmos permanentemente em construção.

Somos obras que também participam da própria autoria.

Por isso, conhecer a si mesmo não deveria significar encontrar uma definição definitiva de quem somos.

Talvez seja exatamente o contrário.

Quando transformamos nossa identidade em uma definição, corremos o risco de transformar quem fomos em limite para quem ainda podemos ser.

A vida não exige uma versão final.

Enquanto houver consciência, haverá revisão.

Enquanto houver dúvida, haverá possibilidade.

Enquanto houver escolha, haverá autoria.

E enquanto houver vida, haverá algo em nós que ainda poderá ser reconstruído.

Talvez o verdadeiro desenvolvimento humano não esteja em chegar ao ponto de poder dizer:

“Finalmente sei quem sou.”

Mas em alcançar consciência suficiente para perguntar:

“Quem estou me tornando a partir daquilo que escolho ser todos os dias?”

Porque viver não deveria ser apenas consequência daquilo que aconteceu conosco.

Viver conscientemente é participar da construção daquilo que acontecerá a partir de nós.

Carlos Eduardo Balcarse
02 de setembro de 2026

“Cada vez que adiamos indefinidamente aquilo que sabemos que precisamos viver, contraímos uma dívida com a própria existência.”

“Somos instantes que instantaneamente deixam de existir.

Por isso não temos tempo para viver uma vida que não seja nossa.

Não temos tempo para sustentar máscaras.

Não temos tempo para adiar indefinidamente aquilo que realmente importa.”

Poupar um filho da vida é condená-lo a viver sem si mesmo. Toda dificuldade que os pais sequestram da infância reaparece na vida adulta com juros de caráter: transforma limites em ofensa, responsabilidade em opressão, frustração em revolta e amor em chantagem. Quem protege do peso da existência não fortalece os ombros; atrofia a consciência. No fim, não cria filhos — fabrica adultos incapazes de carregar a própria história, sempre à procura de alguém que suporte o peso que nunca aprenderam a sustentar.

“Sê quem tu és sendo; porque o maior cárcere do ser humano não é perder a liberdade, é viver aprisionado naquilo que fingiu ser.”

“Todos nascemos sentenciados à morte; por isso, a maior rebeldia da existência é viver de tal forma que o fim encontre uma vida que valeu a pena.”

Vamos repensar?

Albert Camus:

“Viver é manter-se vivo diante do absurdo.”

Carlos Eduardo Balcarse:

“Viver verdadeiramente não é apenas sobreviver aos dias; é impedir que os dias sobrevivam sem significado. O maior fracasso humano não é a morte do corpo, mas a morte da consciência enquanto ainda respiramos.”