Mau Politico
Se desculpar é um ato bonito
Mas se for repetir o (mal)feito,
Me desculpe o (mau) jeito,
Fica o dito pelo não dito.
A ganância gera o mau
A covardia o alimenta
A ignorância o propaga.
Mistura tudo com uma pitada de orgulho e outra da mais pura soberba : Pronto!
O adubo perfeito, terra fértil para mal.
Uma bomba atômica da degradação da espécie humana.
Há quem se alicerça no contraditório e busque em alguma via de ódio suas justificativas.
Ainda não reconheceu e menospreza, portanto, a força do amor.
Sistematizar o "olho por olho dente por dente" é sinal de que não aprendera a grande lição.
Possivelmente jamais aprenderá!
Sabem qual é o grande mau de abrir o seu coração pra uma pessoa?
É que ai, ela descobre o seu Calcanhar de Aquiles e depois sabe direitinho como atingir em cheio o seu ponto cardial, o mais fraco de todos.
O Mau pensamento:
É o desentendido entendimento, por nosso cérebro nutrido; e o sentido assentimento, por nossa Alma; não concedido!
Pensando bem... que mal tem?
Bom, não existe mau. Mas, a sua ausência, que consiste no oposto. O que seria o oposto?
R.: Nem eu sei, e vossa mercê?
Espelho do coração
O coração é enganoso acima de todas as coisas e desesperadamente mau; quem pode saber disso? - Jeremias 17: 9
Você já olhou em um espelho de vidro curvo que foi projetado para distorcer a imagem que reflete? Talvez você seja baixo e corpulento, mas no vidro você parece alto e magro.
Esses "espelhos de distorção" ilustram o coração humano, que é totalmente não confiável ao refletir nossa condição espiritual. Nosso "espelho do coração" está nublado com o mal e completamente errado com as torções serpentinas da queda. É perverso e enganoso acima de todas as coisas.
Sendo esse o caso, nosso texto então pergunta: "Quem pode saber?" (Jr 17: 9). Certamente não o próprio homem, pois “quem confia no seu próprio coração é insensato” (Provérbios 28:26). Só há Alguém que pode nos dizer algo sobre nossa verdadeira reflexão espiritual, e é Deus quem sonda nossos corações (Jr 17:10).
Deus, quem sabe, diz que não enganamos ninguém além de nós mesmos se pensarmos que não temos pecado (1 João 1: 8). Sua Palavra esclarece a imagem, pois é “discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4:12). Apenas quando nos medimos pelo padrão de Deus, veremos que estamos aquém da glória de Deus. Só então perceberemos a urgente necessidade da salvação e aceitaremos Sua oferta graciosa de limpeza.
Seu coração e consciência não podem guiar com segurança,
pois eles são obscurecidos pelo pecado interior;
Mas se você quiser ter uma imagem verdadeira,
a Palavra de Deus irá espelhar o que é você. - Hess
A Bíblia dirá o que está errado antes de você ter feito isso! —DL Moody Henry G. Bosch
DAR...
Estar do lado da dar; é feliz estar a ser, por o do mau precisar; de si se estar a esquecer. É muita SORTE; neste morrer, TER!
O mau OLHAR...
Coitado de quem o usa; por tão triste ser seu ver, pois quem desse mal, abusa; chama a morte, pra seu ser! É um penar.
INVEJAR...
Afasta-te de tal sentir; tal como de tão mau pensar, pois nada irás conseguir; com tão pobre "desejar"! Só irás; triste ficar.
QUESTÕES DO CORAÇÃO
Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos. —Mateus 13:15
No início do retiro espiritual, o nosso orador perguntou: “Como vai seu coração?” A pergunta me atordoou, pois tendo a usar a minha mente para crer e minhas mãos para servir. Ao pensar e servir, meu coração é deixado de lado. Enquanto éramos orientados sobre a Bíblia neste ponto crucial das nossas vidas, eu passei a entender em sua premissa de que a fé e o serviço são, acima de todas as coisas, questões do coração.
Quando Jesus contou uma história para ilustrar como as pessoas recebem e respondem à Sua pregação (Mateus 13:1-9), Seus discípulos perguntaram: “Por que lhes falas por parábolas?” (v.10). Em resposta, Jesus citou o profeta Isaías: Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados (Mateus 13:15; Isaías 6:10).
Como é perigosamente fácil negligenciar nossos corações. Se nos tornarmos calejados, não encontramos alegria em viver ou servir; e a vida parece vazia. Mas quando nossos corações estão sensíveis a Deus, a compreensão e a gratidão fluem de nós para outras pessoas. Então, como está seu coração? —DCM
Podemos nos tornar tão ocupados fazendo o bem, a ponto de perder nossa intimidade com Deus. David C. McCasland
Nem tudo que de mal te acontece é praga, mau-olhado ou obra de feitiçaria: lembra da semente que plantou? É a lei do retorno, fidedigna e avassaladora.
Deixem que os critiquem, deixem que os julguem, deixem que até falem mau de você. Só não os deixem escrever a sua história.